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O Atendimento ao Cliente com excelência é obrigação de qualquer empresa que tem o objetivo de prosperar. Profissionalismo e foco nas necessidades dos clientes são atitudes que garantem um caminho viável para expandir os trabalhos de maneira sustentável e com princípios que permitem ir muito além do conhecimento sobre os produtos ou serviços prestados.

Alguns princípios quando incorporados no dia a dia da empresa, fazem toda a diferença, com destaque para:

  • Conheça seu cliente: procure entender o porquê do cliente procurar sua empresa e quais são as motivações. Faça perguntas, prepare questionários, investigue. Quanto mais informações conseguir, melhor será para encarar rapidamente os desafios e proporcionar ainda mais qualidade na entrega do proposto ao cliente.

  • Coloque paixão no que faz: o segredo é estar motivado em resolver as necessidades dos clientes e gostar do que faz. Esteja sempre disponível e atento para fazer o melhor, seja solidário com os problemas dele, afinal, são os seus também. Procure ganhar a simpatia dele. Quanto mais o cliente sentir doação da sua parte mais ele vai confiar na empresa e divulgar para outras pessoas.

  • Poder da comunicação: é importante o cliente compreender as informações que são transmitidas e utilize do maior detalhamento possível. É fundamental atender com clareza, objetividade e prezando sempre pela transparência nas soluções apresentadas. Você não é obrigado a saber tudo, não procure enrolar com respostas duvidosas, seja seguro no que fala mesmo que tenha que buscar a resposta. Neste caso, solicite o contato dele e retorne o mais breve possível, a imagem da sua empresa está em jogo.

  • Carregue o cliente no colo: todos nós gostamos de ser amparados nos momentos difíceis. Para o cliente, não é diferente. Esteja do lado dele até que um possível problema tenha solução. No popular, dê a cara à tapa, não tente se esconder, erros podem acontecer, o que não pode é deixar de solucionar o problema. Pode ter certeza, é o que ele espera de você e a empresa vai ganhar muitos pontos.

  • O cliente quer respostas para ontem: trabalhar com processos eficientes é o sonho de toda empresa. Aprenda com o cliente, registre as trocas de informações, procure ter um banco de respostas às principais dúvidas. Mas fique atento, fuja dos processos engessados e das respostas repetitivas, cada caso pode ter um desfecho diferente. O importante é saber interpretar as informações que tem e adequá-las as necessidades dos clientes.

MEI ter um bom atendimento é o menor caminho para a fidelização do cliente. É também o atalho para aumentar as vendas e ainda possibilitar o estudo mais rápido para ofertar novos produtos ou serviços com a segurança que irá agradar o cliente. Fique atento e dedique esforço considerável para conquistar o responsável pelo faturamento da empresa, não tenha limites.