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COMPRAR é o primeiro passo para o MEI fazer boas vendas, ser competitivo, obter sucesso e crescer como empresário.

Tem que estar atento e conhecer o mercado de atuação, saber quais são as necessidades dos clientes, identificar e relacionar bons fornecedores, ter um planejamento para realizar as compras e ainda buscar que outros Microempreendedores Individuais façam compras em conjunto, estimulando assim a união de interesses comuns como oportunidade para ter condições comerciais diferenciadas junto dos fornecedores.

Comprar bem depende dos esforços que são colocados em todos estes itens e pensando nisto, estruturamos o processo de compras em 4 etapas fundamentais para alcançar bons resultados.

  • Clientes: conhecer as necessidades e desejos dos clientes é fundamental para identificar e direcionar as compras de mercadorias, até porque são eles que vão comprar nossos produtos e serviços.
  • Preços: realizar pesquisa de preços, aproveitar promoções tendo o cuidado de comprar somente o que for necessário, conversar com parceiros, observar os concorrentes, acessar diversos canais de mídias (jornais, televisão, facebook, sites de vendas), comparar preços de fornecedores, são atitudes que garantem a economia na hora de adquirir as mercadorias. E não esqueça, de negociar prazos e as condições de pagamento, pode fazer toda diferença. 
  • Qualidade: a condição única para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa é priorizar a qualidade de seus produtos e serviços. Quanto mais o cliente perceber a diferenciação na sua oferta, mais você se torna competitivo e indispensável para ele. Você deve sempre estar atento com alguns cuidados, que destacamos: verifique sempre o prazo de validade e procedência do que estiver comprando; tenha certeza que o produto está funcionando; identifique o serviço de pós-vendas, você pode precisar; se possível solicite manuais, eles podem ajudar na montagem do produto final.
  • Planejamento: fazer um bom planejamento tem grande importância no processo de compras. Primeiro de tudo, tem que verificar a realidade atual das mercadorias existentes em estoque, preparar listagem com os itens necessários para serem comprados, considerando a demanda de pedidos existentes, além de avaliar quando o mercado traz uma boa oportunidade. Sair para comprar sem saber exatamente o que precisa, ou como um produto pode ser substituído se estiver em falta, ou com preço impraticável, é um erro grave de falta de planejamento. Quem vai às compras deve: gastar dentro de suas possibilidades; evitar estoque de mercadorias sem necessidade; saber de quem vai comprar; e como comprar, considerando o prazo e as condições de pagamento ideias para sua empresa. 

Importante: unir forças com parceiros que tenham objetivos parecidos com os nossos é uma atitude a ser considerada e estimulada. A compra conjunta de maior quantidade de ingredientes, matérias-primas, insumos e materiais de consumo torna mais fácil negociar melhores preços e prazos para pagamento.

Por isso MEI, você deve sempre lembrar que um processo de compras bem estruturado e executado, aumenta seu lucro e faz com que você ganhe mais competitividade no mercado de atuação.