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CRM é uma sigla em inglês das iniciais de: "Customer Relationship Management", que significa a Gestão de Relacionamento com o Cliente, fundamental e imprescindível para qualquer negócio.

CRM é um conjunto de práticas determinadas por estratégias focadas no relacionamento com o público alvo e amparadas por ferramentas tecnológicas que permitem gerenciar a compreensão das necessidades e desejos do cliente, além de antecipar demandas e gerar informações relevantes para campanhas de marketing.

Armazena informações valiosas do cliente, como: nome, endereços, telefones, site da empresa, atividades profissionais, histórico e preferência de compras, a própria interação entre as partes por e-mails trocados, ligações telefônicas, pontos que mereçam atenção, demandas em aberto e informações atualizadas do relacionamento no dia a dia com o cliente.

MEI, o CRM é uma das soluções mais importantes e completas para encontrar, conquistar e manter o cliente, possibilitando o aumento das vendas e fidelização do cliente. Avalie as inúmeras possibilidades apresentadas pelo mercado e escolha a que melhor se encaixa a sua empresa.

Preparamos alguns pontos para apoiar na decisão de implantar o CRM, com destaque para:

  • Conecte-se ao cliente: com uma visão integrada do relacionamento, o CRM permite a conexão com o cliente de maneira inovadora e eficiente. Você vai ter mais registros e informações o que permite ter um acerto maior nas propostas e vendas, conhecer as necessidades e desejos dos clientes e com isso aumentar a satisfação, retenção e conquistar a tão sonhada fidelização, ter relacionamento personalizado e individual com cada um, estudar os comportamentos e direcionar assim as ações com foco na antecipação de demandas, ter relatórios de vendas a qualquer momento, o que garante ações corretivas ou até ampliar campanhas de marketing para aproveitar os momentos em que ocorrem picos de consumo no mercado de atuação.

  • Aumente as vendas: esqueça o caderno de anotações e aposte no CRM, com gerenciamento mais efetivo do cliente, as negociações serão mais assertivas e o atendimento cada vez mais personalizado e individualizado. Vai ter acesso às conversas antigas, relembrar as necessidades e desejos do cliente, orçamentos enviados, tarefas em aberto, acessar dados atualizados e isto, com certeza, vai fazer toda diferença. Ter rapidez nas repostas e acesso às demandas é sem dúvida transformar oportunidades em vendas.

  • Marketing Digital: a palavra chave é ampliar a visibilidade, quem não é visto não é lembrado. O CRM como ferramenta do Marketing Digital traz esta possibilidade através de uma boa organização e estabelecimento de estratégias com objetivos e metas. O primeiro passo é planejar, ou seja, definir o que se pretende alcançar e como chegar lá. Depois, escolher o portfólio de produtos ou serviços que serão o carro chefe na abordagem do cliente. Fazer o alinhamento das ações previstas com as redes sociais da empresa, como: facebook, instagram e twitter, além do próprio site. Salientar sempre o que os dois lados estão ganhando, quanto mais o cliente perceber a vantagem recebida, melhor será a aceitação das ofertas. 

MEI, o CRM é uma ferramenta que ajuda a se livrar dos processos obsoletos e do esforço manual. Uma boa gestão vai manter seu negócio em evidência e principalmente permitir que se desenvolva acompanhando as tendências do mercado e até em muitas vezes estar á frente delas.