Para o MEI, o estoque é representado por produtos prontos para venda ou ainda em fase de produção, seja: matérias primas, embalagens e insumos.

Independente do tamanho da empresa ou do seu segmento, o controle de estoques é essencial à sua sobrevivência financeira e o grande desafio é identificar o momento certo para alimentar o estoque, considerando que é preciso cautela já que o excesso de estoque pode significar altos custos operacionais, assim como a falta dele pode trazer perdas de vendas e custos elevados para aquisições emergenciais.

Outras variáveis seriam as promoções ou ganhos de escala nas compras, visto que oportunidades de novas aquisições batem à porta a toda hora. Comprar uma quantidade maior, normalmente leva a preços unitários menores, o que faria com que o insumo fique mais barato num primeiro momento. Contudo, seu dinheiro estaria empatado em um estoque de insumos por mais tempo que o necessário, diminuindo sua liquidez (dinheiro no caixa da empresa). Assim você teria que recorrer ao seu capital de giro ou a um empréstimo para pagar as contas.

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  • O ideal para o MEI é preferir liquidez que estoques.

Mas o MEI precisa estar atento que o fator que é determinante para sua empresa é o cliente, pois ele que determina o ritmo da empresa através das compras efetuadas dos produtos. Pensando assim, para o cliente, qualidade é ter o produto que ele deseja na hora em que ele precisa, com o menor valor possível. Se faltar produto, não tem vendas, não tem cliente satisfeito e ainda ocorre perda de receitas financeiras.

Na realidade do dia a dia e para evitar situações não desejadas, o estoque ideal para o MEI é o estoque mais econômico para fazer uma venda. Como não é possível fazer uma previsão como essa com exatidão, deve ser considerado o cálculo de estoque de segurança.

  • Estoque de Segurança: é calculado apenas para diminuir o risco de você não ter os produtos procurados pelo cliente. A quantidade deve ser determinada considerando o volume médio de vendas em determinado período que a empresa poderia ficar sem produzir e isso pode acontecer por conta de problemas inesperados, como imprevistos com o fornecedor, atrasos na entrega, ou até uma demanda inesperada.
    Uma boa prática é estabelecer parcerias com os fornecedores buscando um melhor retorno econômico para vocês. Se possível faça programações de pedidos mais frequentes, diminuindo seus estoques médios, encurtando assim, o prazo de dependência de estoques. Dê ao seu fornecedor, entretanto, garantia de que comprará os mesmos volumes totais num determinado período, de modo que ele possa continuar oferecendo preços competitivos.
  • A dependência de um único fornecedor pode ser prejudicial, procure mais de um e barganhe para comprar pelo melhor preço e qualidade do mercado. A concorrência contribui para a melhoria da produtividade.
    É importante que o MEI perceba que cada negócio tem sua regra própria e o que pode ser bom para uma determinada empresa pode neste momento não ser para você. Estude sempre seu negócio para que a tomada de decisões, como por exemplo, ter um estoque, ocorra com a certeza do que está fazendo. Para apoiar na decisão, listamos para você as vantagens em constituir um estoque:
  • Diminuir e até evitar problemas com os atrasos nas entregas de insumos;
  • Condições comerciais vantajosas para a compra de grandes quantidades que justifique assim o investimento;
  • Garantir a fabricação de determinados produtos que apresentam possíveis problemas com o fornecimento e a própria dependência de insumos de terceiros com históricos irregulares de entrega, prejudicando assim, a produção;
  • Gerar economia com o custo de eventos de transportes das entregas dos insumos;
  • Proteger a empresa contra o aumento ocasionado nas regras de mercado e também contra as incertezas nas demandas de vendas.

MEI lembre sempre, quando for necessário a constituição de estoque, que um bom planejamento é essencial.