O Atendimento ao Cliente é desafiador e conduz a empresa a ter Estratégias que permitam a busca por um relacionamento duradouro, onde todos os envolvidos tenham o sentimento de confiança e a certeza de satisfação com a parceria.

Os negócios, também, têm suas particularidades e condições de desenvolvimento que são impactadas pela região de localização, público alvo e a abrangência da concorrência. Apostar em estratégias para consolidar um bom atendimento ao cliente permite a diferenciação e agrega valor aos trabalhos, além de ampliar a possibilidade de sucesso.

As estratégias podem ser direcionadas às áreas internas da empresa. Mesmo para o MEI, que muitas vezes atua sozinho, estas estratégias podem se adequar a gestão do negócio no dia a dia, considerando a interpretação como um todo e implantando os pontos que para momentos específicos podem fazer a diferença para a conquista e fidelização do cliente, com destaque para:

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  • Marketing: um dos grandes desafios do marketing é posicionar o produto ou serviço como um dos melhores, ou porque não, o melhor no segmento de atuação. Existem várias técnicas que apoiam esta tarefa, mas a mais econômica e de grande alcance do público alvo, é a famosa divulgação boca a boca, onde os clientes satisfeitos e de maneira espontânea conquistam novos clientes para você. A porta de entrada para a satisfação começa com um bom atendimento, além de reduzir os gastos com marketing , não esqueça.
  • Vendas: o atendimento ao cliente e as vendas são processos inseparáveis e que contribuem diretamente para o sucesso da empresa. Clientes são fundamentais em qualquer negócio e uma venda ocorre normalmente depois de um atendimento bem sucedido. MEI, não descuide do atendimento, ele pode se transformar em uma venda de uma hora para outra.
  • Relacionamento com o Cliente: entender o cliente é mais que necessário, é fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. Saber onde e de que maneira o seu produto ou serviço é útil para ele, permite o direcionamento dos recursos financeiros e tempo para agregar mais melhorias e tornar as entregas com mais qualidade ainda. A principal tarefa é ter um relacionamento de maneira transparente e focado na comunicação, estabelecendo fluxo de informações que garantam oportunidades de se relacionar e atender cada vez melhor o cliente.
  • Gestão do Funcionário: o bom atendimento tem que ser feito inclusive pelo funcionário da empresa. Tenha o hábito de treinar o atendimento prestado por ele, adote a técnica conhecida por “cliente oculto” que tem por objetivo simular um atendimento para verificar o desempenho do funcionário. Não se engane, o funcionário é a sua empresa, assim como você. Ter um bom atendimento depende de todos.
  • Logística ou Gestão das Promessas: o nome pode parecer estranho, mas na verdade, é um dos pontos de maiores desconfortos nas tratativas com o cliente. Estabeleça o cronograma das entregas conforme a possibilidade real da empresa. Não engane ou no popular, não enrole o cliente. Você vai fazer só uma vez, ele não vai comprar mais de você. Os atrasos podem até ocorrer, isto faz parte de qualquer negócio e na maioria das vezes, a transparência na comunicação do fato e de maneira rápida, faz toda a diferença, reduz as expectativas e chateações do cliente. Procure trabalhar alinhado com a operação no dia a dia do negócio, vai ser muito mais fácil para estabelecer os prazos ao cliente.

MEI, prestar um bom atendimento ao cliente é aceitar e incorporar a presença dele em todas as áreas da empresa. Você sabe da dificuldade que é para conquistá-lo e o pensar estratégico vai fazer toda a diferença para alcançar a tão sonhada fidelização.