A internet é sem dúvida nenhuma uma fonte de negócios impressionante. O Brasil tem em média 1 smartphone em uso por habitante com acesso a internet. Este público está implorando para ter relacionamento com empresas de maneira online. Colocar a empresa na internet, no lugar certo, com a mensagem adequada e oferta direcionada ao público alvo é atribuição do Marketing Digital.

A abrangência de ferramentas e oportunidades demandam conhecimento e tempo para um planejamento eficiente e que melhor se encaixa para o público alvo. Cada negócio tem sua particularidade e muitas vezes apostar em especialistas em Marketing Digital pode fazer a diferença e garantir a aplicação dos recursos financeiros com mais segurança.


MEI, o Marketing digital também é para você e com certeza o seu negócio agradece. Preparamos algumas dicas simples que se encaixam no seu modelo de negócio, com destaque para:

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  • Descubra oportunidades: a internet disponibiliza muitas informações e também ferramentas para coletar os dados. O grande desafio é saber interpretar. Descubra quem é o público alvo, o que ele precisa, se ele já conhece a sua marca, onde ele está e porque o seu produto é bom para ele. Estas informações são fundamentais para tomada de decisões.
  • Entre no mundo digital: o primeiro passo é construir um site com blog e perfis nas redes sociais. O cliente precisa ver e falar com você e você só tem o que ganhar, vai escutar e descobrir as principais necessidades dele.
  • Planeje o simples e priorize o prático: para a construção de um bom planejamento de marketing digital, você deve analisar os fatores externos e internos que impactam no dia a dia da empresa. Fique de olho nos concorrentes e procure ser diferente, respeite as leis e estude sem parar o mercado de atuação. Prepare a empresa para o mundo digital, alinhe as expectativas com os fornecedores, dedique tempo diário para atender as demandas, compartilhe informações e não poupe esforços para divulgar a marca e produtos.
  • Defina objetivos e prazos: estabeleça objetivos e prazos para serem alcançados, como exemplo: vendas em uma região em um determinado espaço de tempo, número de usuários que acessaram o blog da empresa no último mês, aumento de seguidores nas redes sociais durante uma campanha específica para um determinado produto, entre outros.
  • Crie uma referência: procure fortalecer junto ao público alvo os diferenciais que a empresa tem em relação à concorrência. Ter um diferencial competitivo vai posicionar a empresa como referência, abrir espaço para ampliar a base de seguidores e clientes. Mas, fique esperto, você tem sempre que estar se reinventando, caso contrário, vai dar espaço para que outro ocupe seu lugar de destaque.
  • Incorpore vantagens nas vendas: o comportamento de consumo das pessoas pode ser influenciado por fatores motivacionais. Incorpore benefícios nos processos de vendas dos produtos. Faça com que o consumidor perceba que ele está ganhando muito mais do que o produto propriamente dito. Oferte o atendimento pós-vendas; disponibilize no site: vídeo ou manual com orientações sobre a utilização do produto; tenha um canal para sugestões; entre outras práticas. 
  • Organize a comunicação: a comunicação da empresa no dia a dia tem que ser realizada de maneira organizada e integrada, levando em conta que o cliente precisa ter a percepção de estar recebendo a mesma informação, tanto no site, blog ou redes sociais. Procure falar da mesma coisa nas propagandas, promoções de vendas, relacionamento e atendimento ao cliente e nas campanhas de vendas. Os esforços de marketing direcionados para o mesmo objetivo fortalecem a mensagem entregue ao cliente.
  • Esteja disponível: o cliente tem que perceber que você está se esforçando para conquistar a confiança dele. Procure encurtar os prazos das respostas, envio de propostas, entrega das vendas. Quanto mais disponível você for, melhor será a imagem da empresa.
  • Escute os clientes: conhecer o público alvo é fundamental para acertar nas ofertas e campanhas de marketing. Mais do que o próprio público falar, você precisar escutar o que ele pensa, quais são os desejos de compra e maneiras habituais de realizar os pagamentos. Sempre que possível elabore pesquisas e fique atento com as respostas. É sua obrigação interpretar e tirar proveito das informações recebidas.
  • Seja criativo: procure transformar os desafios em oportunidades. Já que os desafios bateram na sua porta, você vai ter que conviver com eles por um tempo. Ficar parado, ignorar e esperar que vá embora, não é a melhor resposta. Realize campanhas de marketing alinhadas com a realidade do mercado, se estamos passando por um período de crise não adianta querer ofertar as mesmas coisas. Faça promoções, venda kits de produtos e estude novas maneiras e condições de pagamento. Aposte na criatividade, ela faz a diferença.
  • Qualidade, agilidade e transparência, tudo junto é melhor: as informações na internet chegam a todo momento. É muito desafiador acompanhar o ritmo. Preze pela qualidade das informações repassadas ao público, nunca minta ou compartilhe mensagens duvidosas. Seja esclarecedor nas campanhas de marketing e procure ter transparência nas ofertas. Não enrole. Pode ter certeza, o cliente vai ser mais ágil nas respostas.

 MEI, como dica final, usar a internet no negócio é uma tarefa contínua e sem descanso, mas muito valiosa. O cliente precisa ser convencido e esta tarefa é sua. Dê a devida atenção e não descuide das campanhas de marketing.