Ferramentas são instrumentos que viabilizam a realização de alguma tarefa. E para o Marketing Digital não é diferente.

As ferramentas aplicadas ao marketing digital possibilitam que o MEI realize ações em grande escala para a divulgação da marca, produtos ou serviços, vendas, campanhas de marketing, ter inteligência da informação, construção de relacionamentos e dar agilidade ao atendimento com qualidade.


Muitas ferramentas estão disponíveis e se encaixam ao modelo de negócio do MEI, com destaque para:



1. E-mail Marketing:
o principal motivo de acesso à internet entre os usuários do país é a leitura de e-mails, o que faz ser o canal mais popular para o relacionamento com o mundo digital. As empresas passam a ter uma ferramenta importantíssima que é o e-mail marketing, que possibilita a comunicação em grande escala. A transmissão da mensagem para o público alvo permite o envio de: promoções de vendas, notícias rotineiras, lançamento de novos produtos ou serviços, mudança de endereço, entre outras. É importante solicitar a autorização do usuário para o recebimento dos emails marketing, com isso, você garante a aceitação dele, ao mesmo tempo, que pode ter ações voltadas a um público específico, já que vai ser de seu conhecimento o cadastro realizado.

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2. Marketing de Conteúdo:
organizar e gerenciar as informações e os conteúdos gerados em texto, áudio, vídeo e imagem que são transmitidos ao público alvo e circulam por todo o mundo digital de maneira muito rápida é um grande desafio e a responsabilidade fica a cargo do marketing de conteúdo. MEI aproveite para organizar as informações, quanto mais rápido você entender este recado melhor será a atenção dos usuários, além de promover a marca, produtos ou serviços de maneira eficiente e mais interessante ao cliente.


3. E-Commerce (Comércio Eletrônico):
a comercialização pela internet através de lojas virtuais é conhecida como e-commerce. É uma prática crescente que mobiliza um universo gigantesco de potenciais compradores independente da classe social, que prezam pela praticidade de comprar muitas vezes sem sair de casa ou do trabalho. Muitas ofertas contemplam preços baixos e frete grátis como diferenciais das lojas físicas. MEI, o comércio eletrônico é sem dúvida uma excelente alternativa para a diversificação do negócio e expansão da base de clientes, mas, precisa ser muito bem planejado. Fique atento com: gestão de estoque, logística de entrega, serviços pós-vendas como a manutenção e manual de orientação sobre o uso, e lógico o próprio desenvolvimento da loja virtual, que deve priorizar um layout agradável para o usuário. O sistema de gestão tem que ser simples e prático, ter condições e meios para o pagamento de maneira eficiente, taxas atrativas e canal de comunicação aberto 24 horas com o cliente.


4. M-Commerce (Mobile Commerce):
com as tecnologias cada vez mais avançadas como as redes 3G e a expressiva utilização de smartphones que chega a média de 1 por habitante com acesso a internet no Brasil, o comércio eletrônico via dispositivos móveis, como celulares e tablets vem aumentando a cada dia. É importante ter em mente que a versão mobile tem que ser diferente da disponibilizada no seu site, com o objetivo de proporcionar uma navegação mais agradável à realidade de proporções de imagens para displays menores. Outra dica é adotar meios de pagamentos facilitados como o NFC (sigla em inglês para Comunicação de Campo Próximo) que tornam a operação mais rápida e segura, através do reconhecimento de cartões de crédito e integração com aplicativos de bancos para o pagamento à vista.

MEI, não perca a oportunidade, as ferramentas de marketing digital aproximam a sua marca, produtos ou serviços dos usuários da internet. Quando bem utilizadas proporcionam ótimas alternativas que impulsionam as vendas, o relacionamento e o próprio atendimento. Mas vai precisar de muito esforço e mudança de hábitos, esteja preparado.