O Marketing acompanha todo o processo de Gestão Empresarial, desde o planejamento para criação de um novo produto até a entrega ao consumidor final. Na prestação de serviços vai desde a especificação das particularidades dos serviços até a elaboração e entrega da proposta ao cliente. Entre as atribuições, aplica-se também a análise de viabilidade de consumo dos novos produtos ou serviços no mercado de atuação, com o intuito de ser avalista para o investimento necessário.

Considerando uma das mais tradicionais definições para aplicação do Marketing, podemos dizer que: “Não adianta ter um bom produto ou serviço, mas não ter um público que o consuma”.


Ciente da necessidade da implantação das ações de marketing no dia a dia dos negócios do MEI, preparamos algumas dicas para facilitar o processo, com destaque para:

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  • Escolha as ações de marketing: as ações de marketing abrangem um conjunto expressivo de opções e com possibilidades para alcançar o público alvo desejado. Agora, para ter uma campanha efetiva e que realmente faça a diferença para a empresa, primeiro de tudo tem que obter informações como cada ação pode impactar no negócio, valores a serem gastos, estimar o retorno financeiro que garanta resultados importantes para empresa e também ficar de olho no que a concorrência está fazendo.
  • Estabeleça prioridades: executar de maneira criteriosa o planejamento do marketing, vai permitir que sejam estabelecidas prioridades. Não tem como fazer tudo ao mesmo tempo. Assim, a empresa vai ter o tempo necessário para acompanhar o amadurecimento das ações e ampliar conforme a realidade financeira e o mapeamento das demandas.
  • Fazer mais do mesmo, pode ser uma boa: o mercado é muito dinâmico, toda hora surgem tendências que modificam a maneira de consumir, de divulgar um produto e até de se relacionar com o consumidor. Independente das ações priorizadas para a campanha de marketing lembre sempre que o objetivo principal é estimular a atenção e aquisição dos seus produtos ou serviços pelos consumidores. MEI fique atento e fortaleça as coisas que nunca mudam e que o cliente tanto valoriza. Ofereça o pronto atendimento, não descuide da qualidade e principalmente acompanhe ele de perto, abrindo canais de comunicação que vão deixar a empresa cada vez mais próxima dele.
  • Na dúvida, procure um especialista: dificilmente temos condições de dominar todos os assuntos que envolvem a gestão da empresa. Com o marketing não é diferente. As inúmeras ações disponíveis e as possibilidades que elas têm para serem aproveitadas nas campanhas de marketing deixa qualquer um numa posição de incertezas para adotar a melhor solução para o negócio. Avalie a possibilidade e os custos de contratar especialista no assunto. A interação com um profissional da área pode fazer a diferença desejada.
  • Indicadores de Desempenho: um dos grandes desafios para qualquer empresa, independente do tamanho, é conseguir monitorar e medir se a ação implantada está dando o retorno desejado considerando o investimento disponibilizado, por menor que seja. Procure adotar alguns indicadores que permitam acompanhar os resultados das ações de marketing, como: quantidade de produtos vendidos em determinada região, solicitações de propostas comerciais, número de usuários que acessaram o site da empresa no período da campanha, interações nas mídias sociais, entre outros. Quanto mais informações forem coletadas, mais fundamentos você vai ter para tomar decisões de maneira mais produtiva e com isso abrir mão de agir por intuição.


O Marketing também pode auxiliar na economia de custos. Algumas ações pontuais podem fazer a diferença para tornar a empresa mais rentável, com destaque para:

  • Reinvente as parcerias: a tão sonhada fidelização dos clientes também se aplica para os seus fornecedores. Ter um fornecedor que atenda as demandas na hora que precisamos é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e serviços. Faça uma listagem com os principais fornecedores, agende reunião com cada um e procure em conjunto encontrar alternativas para ampliar os negócios. Muitas vezes, a solução pode ser mais fácil, rentável e ágil de implantação.
  • Modernize os produtos: investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços demandam recursos financeiros e tempo, além de ter que acertar o melhor momento para trazer a novidade ao mercado de atuação. Não quer dizer que você não deva apostar na inovação, que sempre é uma boa. Na maioria das vezes, qualquer pequena mudança que é feita, faz toda a diferença na satisfação do cliente. Avalie a utilização de embalagens diferenciadas, com apelo ecológico e de proteção ao meio ambiente, oferte kits de produtos, campanhas com descontos e brindes. O importante é não parar no tempo e modernizar os produtos existentes é uma boa prática e que pode não custar tão caro como o imaginado.
  • Trabalhe somente com portfólio de produtos “campeões”: avalie a rentabilidade de cada produto ou serviço disponibilizado para venda. Manter em estoque produtos que tem desempenho ruim nos números da empresa é uma prática que não deve ser adotada e acaba consumindo uma boa parte da margem de lucro. Não pense 2 vezes em tirá-los de linha. Você vai se surpreender com o aumento da lucratividade além de ganhar fôlego financeiro para investir no que realmente traz ganho.

MEI, já passou da hora de aproximar o marketing da gestão empresarial do dia a dia. É fundamental entender o que está acontecendo e para qual caminho os seus negócios estão indo. Estabeleça o marketing como um grande aliado, aposte no planejamento das ações e priorize a comunicação com o cliente. Pode ter certeza, o esforço valerá a pena.