A imagem pessoal é sem dúvida o Produto Campeão, principalmente para o MEI, que muitas vezes atua sozinho no dia a dia do negócio. Vivemos em um mundo extremamente competitivo e carente de relacionamentos que trazem o fator pessoa para o centro das atenções.

Estar atento a isto é apostar no Marketing Pessoal, no sentido de aprimorar e melhorar a imagem que as pessoas têm de você, gerando autoridade profissional e posicionando a empresa como referência no mercado de atuação.


Alguns pontos são fundamentais e fazem do marketing pessoal o grande vencedor, com destaque para:

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  • A aparência do MEI é o espelho da empresa: procure estar sempre apresentável e priorize a boa aparência. O cliente muitas vezes forma a primeira impressão e confiança considerando a maneira de como você se apresenta. Dependendo da área que você atua, cartões de visita são importantes e dão credibilidade. Já em outras, folders e materiais de apoio são mais necessários.

  • Autoridade profissional como referência: defina o público alvo e procure obter informações sobre os hábitos do dia a dia e pesquise para saber qual a melhor forma de se comunicar com eles, se é por email, whatsapp, pessoalmente, telefone ou material de propaganda. Use o conhecimento como forma de inspirar as pessoas, procure transmitir o que sabe de maneira bem clara, isto vai fazer com que você e sua empresa se tornem referência.
  • Problemas tem que ser resolvidos: encarar os desafios logo que aparecem é fundamental para reduzir os impactos negativos no negócio. Na maioria das vezes, eles não são resolvidos se deixados de lado ou através do esquecimento, pelo contrário, vai desgastar a imagem da empresa e levar o cliente para concorrência. Encarar logo o problema vai dar oportunidade para a empresa crescer e sair mais forte, com certeza, o cliente vai valorizar e reconhecer o esforço empenhado.
  • Antecipação às demandas: fique atento ao mercado de atuação e esteja sempre à frente das situações negativas que irão ocorrer. Conseguir se antecipar aos problemas vai permitir a descoberta da solução primeiro que a concorrência e isto faz toda a diferença. Uma boa dica é prestar atenção nos grupos de contatos do facebook, whatsapp, instagram, entre outros, eles sempre acabam revelando situações que merecem cuidados diferenciados.
  • Faça diferente: procure mapear os pontos fortes do negócio e os que trazem diferenciais à empresa, ou seja, identifique o que a concorrência não faz e você faz muito bem. Ter diferenciais competitivos agrega valor ao negócio e permitem a fidelização dos clientes.
  • O tempo como aliado: a sua experiência e da empresa são grandes aliadas para ganhar a credibilidade do cliente. Explorar o conhecimento adquirido e planejar melhor as ações do dia a dia permite a você ter uma melhor organização do negócio e melhores entregas ao cliente. Não economize esforços nesta hora. Aprenda com o passado, planeje o futuro no presente e marque uma data para o futuro chegar. Você vai ser visto como um bom planejador e isto faz com que o cliente se sinta seguro em confiar na empresa e especialmente em você.
  • Redes Sociais jogando como artilheiro da empresa: as ferramentas das redes sociais permitem que o trabalho faça barulho. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”. Utilize para compartilhar conteúdos relevantes ao negócio, mantenha-se informado e não divulgue informações equivocadas ou que você não tenha certeza da veracidade. Procure ajudar quem busca apoio e fique atento com as sugestões, reclamações e elogios. Tenha sempre em mente, que cada compartilhamento que você faz é a sua imagem pessoal e da empresa que estão em jogo.

MEI estabeleça um objetivo desafiador, mas viável a respeito de aonde você quer chegar. Planeje o marketing pessoal como o caminho seguro para alcançar o desejado.