Barra de progresso de leitura da página
Login / Cadastrar
Imagem do post Meios de Pagamento Digitais

Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!

Pagamento digital é todo pagamento que é feito pela internet, por meio de uma transação bancária ou por cartões de crédito, que permite ao cliente a comodidade de pagar pelo pedido independentemente de onde estiver, e ao MEI a segurança do recebimento.

  • Com a internet, as fronteiras se expandiram, uma empresa que há pouco tempo atrás vendia apenas para o seu bairro ou cidade hoje pode vender para qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

É comprovado que as transações digitais são seguras, pois todas as informações trocadas entre você e cliente são protegidas, desde que por meio de uma plataforma digital ou com a instalação de softwares de criptografia no website.

As plataformas de pagamento via internet disponibilizam diversas ferramentas para que o MEI possa ampliar as receitas e realizar transações com rapidez e segurança. Essas plataformas de pagamento consistem em serviços que operam de forma vinculada a sistemas de comércio eletrônico e são contratados por sites que comercializam produtos pela internet.

Para garantir maior segurança aos clientes dos sistemas de comércio eletrônico, essas plataformas funcionam com ferramentas de criptografia de dados que são praticamente à prova de fraudes. Outra vantagem é que as plataformas de pagamento possuem acordos com diversos bancos e bandeiras de cartões de crédito e por isso são capazes de oferecer uma variedade de soluções e produtos para uma maior comodidade dos clientes.

  • Entre as várias opções de pagamento, as plataformas normalmente, aceitam cartões de crédito, débito, transferência bancária e eletrônica e pagamentos por meio de boletos.

Porém, é recomendado que o computador em que ocorrer transações também seja seguro, ou seja, possua um antivírus atualizado e que não tenha sido utilizado para acessar e-mails e websites não confiáveis. Também é preciso ter cuidado com a segurança física das senhas, não as enviando por e-mail nem as divulgando a pessoas não autorizadas.

A primeira coisa que o MEI deve fazer quando decidir iniciar ou diversificar seus negócios por meio de um site é criar uma loja virtual.

Ao se criar uma loja virtual é preciso que instale um sistema de pagamento digital e para implantá-lo tem 3 opções: contratar um desenvolvedor, um serviço de gateway (comunicação entre ambientes digitais) de pagamentos ou um serviço de soluções de pagamento online, que é a mais recomendada para você. Instalado o sistema eletrônico de pagamento, o consumidor já pode comprar e pagar pelo produto ou serviço escolhido.

  • Porém, se ela não tiver uma boa ferramenta de pagamento, não adianta a loja virtual ser muito bem desenvolvida. 

Para o MEI poder começar a utilizar essa ferramenta de pagamento e recebimento em sua web site, é necessário apenas realizar a interação da plataforma ao seu sistema de comércio eletrônico, que pode ser realizado, em alguns casos, pela própria empresa que desenvolveu o website da empresa.

Em resumo, o caminho a ser seguido é: montar a loja virtual seguindo todas as recomendações apresentadas, criar uma campanha de marketing para a loja ser conhecida e encontrada e não esquecer da contratação de um bom serviço para o pagamento.

MEI fique atento, os meios eletrônicos de pagamento são opções viáveis e seguras para você ampliar as vendas.