A Regra principal do Atendimento ao Cliente é: trate os outros como gostaria de ser tratado, se possível, surpreenda.


Algumas atitudes devem ser consideradas regras e devem fazer parte do dia a dia do atendimento ao cliente, com destaque para:

  • Gestão do Atendimento: não descuide em hipótese alguma de prestar um bom atendimento. Os trabalhos demandam atenção em várias áreas, desde a aquisição de matérias primas e insumos, passando pela produção, até a venda para o cliente. Mas, não pode parar por aí, tem que cuidar do pós-vendas, saber se o cliente gostou e o que pode ser melhorado. O maior número de informações é o principal alinhado para construir uma boa gestão do atendimento e quem pode fornecer estas informações com grande quantidade de detalhes é o cliente e cabe a você, fazer a interpretação e aprender com rapidez. Com certeza, vai ganhar um diferencial competitivo e se posicionar na frente da concorrência.
  • Respostas como acelerador de relacionamentos: o pronto atendimento é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente. Em qualquer canal que a empresa disponha para comunicação: email, redes sociais, telefone, whatsapp, outros, o tempo de resposta é determinante para acelerar e conquistar a credibilidade, seja para solucionar problemas, vender mais ou esclarecer dúvidas sobre um novo produto. Na maioria das situações, 24 horas, é mais que suficiente para interagir com o cliente, agora, procure sempre surpreender e responder com clareza, quanto mais rápido, mais feliz e satisfeito o cliente vai ficar.
  • Você tem que se colocar no lugar do cliente: reconhecer o que o cliente deseja tem que ser um dos objetivos a ser alcançado. Entender o perfil de consumo é fundamental. Você tem que se esforçar para se colocar no lugar dele e procurar compreender o que ele gosta, o que ele faz, quais são as dificuldades para realizar uma compra, meios de pagamento utilizados, redes sociais que utiliza. É uma tarefa difícil, mas, quanto mais conhecer dele, as chances de agradar e ganhar um parceiro de compras fiel por um bom tempo é enorme.

  • Surpreender faz toda a diferença: toda vez que somos surpreendidos positivamente, temos a tendência de apostar novamente na empresa. Reconheça o cliente que é fiel e procure ofertar algum brinde, já para o cliente que efetua uma primeira compra, anote o email dele ou telefone e faça contato e pergunte se gostou do que comprou, se for o caso, coloque-se a disposição para auxiliar no que for preciso, agora, para os clientes que andam sumidos, mostre que você não desistiu deles, na maioria das vezes, eles gostam de serem lembrados, mas não fique insistindo muito, esta atitude ao invés de aproximar vai afastar o cliente.
  • Pratique a inovação na medida certa: fique atento com as demandas do mercado e também com os passos da concorrência. Pode ter certeza que o cliente faz este exercício toda hora. Ofertar um produto novo e agregar diferenciais nos serviços prestados são práticas que toda empresa tem que fazer, o desafio é saber a medida certa, qual o momento e o que entregar de diferente. Não descuide da concorrência, eles também inovam, o que você precisa é chegar à frente, e quanto mais próximo a sua empresa estiver do cliente mais chances terá de vencer esta batalha.

MEI, não existem regras que trazem 100% de certeza, crie as suas próprias e coloque em prática na empresa. Quanto mais você conhecer do seu negócio e do ambiente de atuação, maiores são as perspectivas de sucesso com o atendimento.

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