Barra de progresso de leitura da página
Login / Cadastrar
Imagem do post Sustentabilidade

Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!

Os conceitos de sustentabilidade são muito interessantes e também necessários, mas o desafio para o MEI é saber como incorporar ao seu trabalho no dia a dia.

Não é de hoje a crença que para ser sustentável tem que gastar muito dinheiro ou que sustentabilidade é para as grandes empresas. Essas são ideias que não condizem com a realidade e devem ser ignoradas o quanto antes, sob o risco do MEI perder em competitividade frente a concorrentes que venham preparados para atender às demandas dos mercados por uma produção mais limpa e socialmente justa e com isso acabam saindo na frente para ganhar o apreço da sociedade e dos consumidores.

  • Ser uma empresa que busca valor na sustentabilidade também rende benefícios na relação com os clientes, sejam eles consumidores finais ou outras empresas que utilizam seus produtos ou serviços. 

Os cuidados com a sustentabilidade trazem ganhos na economia de matérias-primas, de energia, nos processos de produção e com o próprio descarte adequado de resíduos, que muitas vezes são passíveis de reciclagem, o que gera receitas adicionais para você.
A seguir destacamos algumas atitudes e ações junto aos recursos naturais que mesmo com caráter de simplicidade, contribuem e muito para a sustentabilidade.

  • Água - apesar de ser um recurso considerado renovável, a utilização da água deve ser feita com muita responsabilidade tanto na empresa quanto na sua casa, pois não apenas os seres humanos, mas toda a vida na Terra depende de acesso a água de boa qualidade.
  • Ciclo de Vida do Produto - uma das coisas importantes em sustentabilidade empresarial é entender o que fazem as empresas, como elas fazem, com que recursos fazem e que tipo de resíduos geram ao colocar seus produtos no mercado. 

A todo esse processo se dá o nome de ciclo de vida do produto, um processo de análise da produção que leva em conta o tipo de matéria-prima, que energia é utilizada, como os produtos são fabricados e consumidos. A partir dessa análise, o MEI passa a compreender melhor seus processos e tem totais condições de buscar melhorias de desempenho nas diversas fases de produção, o que acaba muitas vezes gerando economia de custos.

  • Embalagens – quase sempre é possível reduzir o uso de embalagens, seja na escolha de materiais, que podem ser reciclados ou já recicláveis, seja utilizando menos materiais na sua própria produção.
  • Energia – é importante saber qual é o tipo de energia utilizada na empresa e buscar não apenas uma redução, mas se possível escolher uma energia renovável, como as placas solares para captação de energia solar.
  • Logística – procurar a utilização dos espaços nos veículos de carga de maneira compartilhada com outras empresas, para o transporte de matéria-prima e a distribuição de produtos, de forma a reduzir o número de viagens e o combustível gasto.
  • Resíduos – a geração de resíduos ou lixo, como normalmente chamamos, é um dos grandes problemas para a sustentabilidade. Mudanças simples no dia a dia são responsáveis pela transformação de padrões de consumo mais saudáveis para todos. O melhor é sempre praticar os 7 Rs: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle.
  • Repense: avalie seus hábitos de consumo e os processos produtivos de sua empresa. É preciso cuidar dos nossos recursos naturais, pequenas mudanças no dia a dia causam consideráveis diferenças para o meio ambiente.
  • Respeite: existem diversos selos conferidos por certificadoras que atestam que os produtos são: seguros, saudáveis e sustentáveis. Busque uma alternativa que combine com você e sua empresa.
  • Responsabilize-se: pergunte sobre a origem de suas matérias primas, insumos, embalagens, produtos de terceiros e procure sempre priorizar os que apresentam certificações. Evite os desperdícios com o planejamento melhor de suas compras. Você também pode cobrar dos fornecedores que tenham a mesma atitude.
  • Recuse: diga não ao uso indevido e desnecessário dos recursos naturais, como exemplo: reduza ou não utilize embalagens sacolas plásticas nos seus produtos que não sejam as recicláveis. Pressione também as empresas parceiras e fornecedores a diminuir ou eliminar suas embalagens, que muitas vezes são desnecessárias.
  • Reduza: na sua empresa reduza o consumo de água, substitua as lâmpadas incandescentes por econômicas, elas geram a mesma luminosidade, duram mais e você ainda pode poupar até 80% de energia, caso possível instale placas de captação de energia solar. Diminua uso de produtos de higiene e limpeza convencionais, assim você reduz o nível de poluentes presentes na água e no tratamento do esgoto.
  • Reaproveite: no processo produtivo, avalie o ciclo de vida dos produtos que serão utilizados ou reutilizados. Verifique a possibilidade de reuso de água e de utilização de energia solar.
  • Recicle: os produtos descartáveis devem ser evitados a todo custo nos processos produtivos, pois são grandes responsáveis pelo aumento do volume de lixo que geramos. Se for inevitável, recicle os materiais descartáveis ou encaminhe para alguma cooperativa de reciclagem.

MEI tenha sempre em mente que para construir o desenvolvimento é preciso ser sustentável e adotar práticas que preservem o amanhã.