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Adivinhar o que o cliente deseja é, sem dúvidas, o maior desafio de todo negócio. Os melhores produtos ou serviços são criados quando o foco está no cliente e no mercado que ele está inserido. Na maioria das vezes ele mesmo revela a tendência a ser seguida.

Tendência nada mais é do que seguir as mudanças da sociedade, olhando para o futuro, planejando e executando no presente, não esquecendo as lições aprendidas no passado.

Quando falamos em mudança, estamos falando de um processo constante e de ritmo acelerado. A cada dia surgem novas maneiras de se comunicar, se relacionar, consumir, aprender, divertir; são novos desafios a todo instante.

No meio empresarial é importante compreender para onde o mundo e os consumidores estão indo, quanto mais as informações gerarem conhecimento, mais rápido será a tomada de decisões e isto faz toda a diferença na gestão do negócio.

Na prática, alguns pontos merecem toda atenção, com destaque para:

  • Interpretação do Cliente: focar no cliente e no que ele precisa é o caminho mais rápido para descobrir as tendências e antecipar às mudanças necessárias para atendê-lo. Valorize os detalhes, eles são imprescindíveis e possibilitam que a empresa tenha um diferencial competitivo. Pode ter certeza, na hora de escolher o que comprar, o cliente vai lembrar deles.
  • Regras do Mercado: conheça e aceite as regras e leis que devem ser obedecidas e também as oportunidades que elas trazem para desenvolver o negócio dentro da formalidade e legalidade. Outro ponto importante é prestar atenção na concorrência, ela sempre tem o que ensinar.
  • Novas Tecnologias: a todo instante surge uma nova ferramenta tecnológica que permite acompanhar o cliente cada vez mais de perto, além de impulsionar as mudanças e ser o meio mais ágil para você se conectar com as demandas e satisfazer as necessidades do cliente. 
  • Foco e Inovação: o maior desafio para quem tem seu próprio negócio é identificar a hora certa de entregar solução inovadora para o mercado e acompanhar as tendências. Ter um produto novo e incrementar mudanças na prestação de serviços são fatores que devem fazer parte do dia a dia do negócio. Sempre vão existir muitas ideias e isto é excelente, mas o foco no cliente vai permitir que ocorra a inovação, considerando a relevância do momento e com isso evitar o desperdício de recursos financeiros e tempo. MEI tenha sempre em mente que a inovação e o foco no cliente são companheiros de jornada, não podem andar separados.
  • Análise da Realidade: é fundamental ter o acompanhamento dos números da empresa, identificar os custos, receitas, margem de lucro, expectativa de vendas e capacidade de investimento. Respeitar a realidade do negócio e arrumar tempo para planejar as mudanças, vai fazer toda a diferença. 
  • Velocidade das Mudanças: todo empresário sabe e tem que conviver com as mudanças. A capacidade de acompanhar e se adequar com menor custo é o que vai garantir estar na frente da concorrência. Na prática, tenha sempre a atenção voltada ao cliente, ele vai ser o atalho para fazer o que tem que ser feito.
  • Tendências Contraditórias: muitas tendências apresentam movimentos contrários às características do negócio principal e você tem que estar preparado para entender o melhor momento para incorporar no dia a dia e aproveitar a oportunidade. Como exemplo, temos o setor de alimentação, muitas pessoas tem como hábito adotar o padrão de consumo de produtos naturais com dietas balanceadas ao longo da semana, mas no final de semana permitem comer produtos mais calóricos, outras situações envolvem o restaurante por quilo e os que priorizam pratos elaborados, também as possibilidades de trabalhar como food truck, food bike e delivery.


MEI, fica a dica, preste mais atenção nas sugestões, reclamações e elogios dos clientes; cada uma destas manifestações tem grande relevância para entender os desafios que estão por vir.