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VENDER é a própria razão de ser de todo negócio. Quem não vende não sobrevive. Em outras palavras, você precisa saber do próprio negócio, é claro. E de seu mercado, concorrentes, fornecedores e principalmente de seus clientes.

Para quem convive com vendas, sabe que é muito mais que a aplicação de técnicas, é colocar sentimento e o próprio comprometimento em todas as ações.

Na prática, mapeamos 6 etapas que são fundamentais para alcançar e conseguir manter o sim dos clientes. Crie este hábito em suas negociações.

  • Aproximação do Cliente: as impressões iniciais são fundamentais e três pontos se destacam: saber escutar e se concentrar nas perguntas que terá que responder; não falar em soluções logo no início e sim procurar apresentar benefícios dos trabalhos; evitar forçar a venda logo de início, tenha paciência que a oportunidade vai surgir. 
  • Entendendo as Necessidades do Cliente: nas conversas com o cliente, procure descobrir particularidades que vão ajudar a identificar a melhor oferta. Faça perguntas que auxiliam a descobrir qual o problema que o cliente está tendo, o que ele está precisando naquele momento. Tente mostrar que você está preocupado com ele e também em resolver o problema.
  • Alinhamento da Oferta: uma vez descoberta quais são as necessidades do cliente, você deve apresentar os benefícios que o seu produto ou serviços possuem, você mais que ninguém conhece isto. Um benefício nada mais é que um motivo para o cliente comprar. Procure ofertar algo que seus competidores não consigam entregar, com custos justos e que atenda a uma necessidade.
  • Afastando Objeções: superar objeções é uma habilidade de grande importância que tem por objetivo demonstrar a sua capacidade. O cliente deve ser convencido do valor que tem a oferta para ele, responda dúvidas com muita clareza, seja objetivo e faça com que ele perceba que você vai entregar a solução para os problemas dele. 
  • Conseguindo o Sim: uma vez que o cliente está convencido da necessidade pelo produto ou serviços, o Sim está encaminhado. Apresente a oferta e demonstre a disponibilidade para entregar o prometido.
  • Fidelizando o Cliente: você precisa não só vender, acima de tudo tem que encantar o cliente. Algumas dicas que são fundamentais: nunca deixe um cliente sem resposta; sempre que possível, converse com o cliente normalmente ele tem boas ideias; procure descobrir o que você pode melhorar e o que deixa ele feliz com a sua oferta, o mercado muda sempre e às vezes o cliente muda de gosto, de desejo ou de opinião de uma semana para outra; além do produto principal, crie outros (produtos e/ou serviços) para atendê-los, essa é uma forma de vender mais e mantê-los juntos de você; crie políticas que diferenciem o cliente fidelizado, ele tem que se sentir especial. 

Por isso, todo MEI precisa saber fazer bem o trabalho e saber como “VENDER” esse trabalho.