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    O mercado de carnes é amplo e com um grande número de consumidores. Somos líder na produção de carne no mundo e estamos entre os 10 maiores consumidores, com média superior a 30 kg de carne por pessoa ao ano.

    O mercado é muito competitivo, o que demanda planejamento e dedicação. Ainda há espaço de se aventurar, mas sempre tendo em mente que buscar um diferencial competitivo é fundamental e neste caso, ter experiência na maneira do manuseio e corte da carne faz toda diferença, garantindo a maciez e suculência na hora de cozinhar ou fritar.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da comercialização dos produtos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros; além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de: AÇOUGUEIRO.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    Todo trabalho terá que prezar pela entrega de carnes com qualidade, higiene nas instalações e manuseio dos produtos, além de prestar atendimento com cordialidade e ter preço justo.

    A forma de atuação ocorre através de abertura em ponto fixo. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.

    As condições de higiene sanitária e os cuidados com os riscos previstos pelo Corpo de Bombeiros são importantíssimos para o desenvolvimento do negócio. É de extrema importância e necessário ter o Alvará da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, até porque podem existir algumas exigências estruturais a serem cumpridas antes da abertura do negócio ao público.

    Para mais informações acesse as nossas dicas: Vigilância Sanitária - Precauções com a Segurança Sanitária e Corpo de Bombeiros - Classificação de Riscos.

    Outro ponto de extrema importância é ter um espaço preparado para agradar o cliente, que ofereça a sensação de bem estar e conforto, iluminação agradável e sistema de ar condicionado adequado ao clima local. Isto faz toda diferença.

    É primordial avaliar criteriosamente a escolha do local. Deve priorizar os pontos de grande fluxo de pessoas em áreas residenciais ou com proximidade a regiões que tenham comércios já estabelecidos, como: mercados municipais, shoppings, ruas de restaurantes, entre outros. Caso seja possível, faça opção por locais que disponibilizem estacionamento. Isto faz toda a diferença.  

    Avalie a existência de concorrência na vizinhança, entenda os hábitos de consumo dos potenciais clientes e identifique quais os tipos de cortes de carnes mais procurados.

    Como diferencial, você pode incluir a opção de Delivery. Avalie bem a possibilidade e os custos envolvidos e mãos a obra.

    O desafio é ter bons fornecedores e a escolha deve ser bem criteriosa, priorizando empresas que tenham selos e licenças que garantam a origem da carne. É o primeiro passo para que a qualidade do produto seja reconhecida pelos clientes. Não deixe de pesquisar e tenha o hábito de experimentar os produtos, é o caminho correto para obter um bom equilíbrio na relação qualidade e preço.

    Agora, em relação à infraestrutura interna, o espaço tem que ser organizado, constantemente limpo e alguns cuidados devem ser observados, como:

  • Estrutura Predial: é fundamental que as paredes e teto sejam pintados com cores claras e o piso com revestimento tipo frio, para assim facilitar a limpeza e garantir a higiene. Tem que prever pelo menos um banheiro.
  • Depósito de Carnes: o cuidado na armazenagem das carnes é essencial para manter as propriedades nutricionais e evitar a rápida decomposição. O local ideal para armazenagem é a câmara fria que na confecção deve ter painéis isolantes e chapas de 0,5 mm de espessura. Para facilitar o acesso, você deve observar o tipo ideal de porta, se é de correr ou giratória e também o sentido da abertura. Muitos fabricantes fazem projetos personalizados considerando a necessidade de cada cliente. Pesquise uma opção de preço viável.
  • Manuseio de Carnes: a área de corte de carnes deve ter uma mesa com distribuição que permita a livre circulação de pessoas. Uma prática que pode fazer a diferença é ter a rotina de usar tábuas e facas diferentes, para os tipos de carnes, ou seja, não misturar, os cortes bovinos, suínos e frangos.
  • Atendimento ao Cliente: tem que prever balcão de atendimento com vitrine para exposição de alguns cortes de carnes, letreiro com os custos dos cortes das carnes e balcão para pagamento. 

    Fique atento, o uso de material descartável, tais como: luvas e máscaras é uma prática que faz toda a diferença para o cliente, demonstra preocupação e cuidados com a higiene.

    Alguns pontos são fundamentais e devem ser observados na hora de realizar a composição do investimento inicial, que fica em média o valor de R$ 45.000,00 com destaque para:

  • R$ 8.000,00 para a estrutura predial que compreende a reforma das instalações.
  • R$ 10.000,00 para o depósito de carnes que compreende a confecção da câmara fria.
  • R$ 7.000,00 para área de manuseio de carnes: mesa de corte inox e/ou de polietileno; conjunto de facas e amoladores; serra fita; gancheiras; pia de higienização; luvas, máscaras e lixeiras que não necessitam de toque para abertura.
  • R$ 15.000,00 para o atendimento ao cliente: balcão com vitrine para expor as carnes; letreiro; balança eletrônica com etiquetadora; moedor de carne industrial; picador e amaciador de carnes; embalagens plásticas e máquina empacotadora de preferência a vácuo; balcão para pagamento; computador e impressora; arquivos para documentos; entre outros.
  • R$ 5.000,00 para estoque inicial considerando a compra do mix de carnes que serão revendidas. 

    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, como: aluguel do ponto comercial, água, luz, telefone e acesso a internet. 

    E preste atenção com o estoque, constantemente você terá que comprar mais carnes e o ideal é que faça previsão de pelo menos R$ 500,00 a cada 3 dias para isso, que é o que chamamos de capital de giro. Os valores serão adaptados com o dia a dia das operações.

    É essencial estar preparado para o trabalho e uma boa dica é fazer curso de manipulação e higiene de alimentos para aprender como lidar com produtos de origem alimentícia. Invista na atualização profissional.

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também se capacite.

    Na hora de vender, procure estabelecer relacionamento de confiança com seus futuros clientes e crie um ciclo de amizade com cada um deles. Em relação aos recebimentos, disponibilize a maquininha para pagamento com cartão de débito e crédito.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Faça publicações das promoções de vendas. Coloque também depoimentos dos clientes. É fundamental solicitar a eles, autorização prévia para publicação do conteúdo.

    A propaganda e publicidade do açougue podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio. Devem ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro e nas rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes, os tipos de carnes e com que frequência são compradas. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste atenção, para manter a lucratividade e o cliente satisfeito, você precisa investir na qualidade do produto, nas práticas do bom atendimento, ter um programa de fidelização, estar sempre trazendo novidades, apostar na publicidade e acima de tudo ter muita dedicação. Isto faz toda diferença.