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    O mercado para a fabricação de conserva é bastante atrativo principalmente pela diversidade de produtos que nasce em solo brasileiro. O desafio é aplicar técnicas que preservem as propriedades nutricionais e garantam a qualidade dentro de critérios e padrões estabelecidos e ainda atendam o prazo de validade para consumo.

    É possível fabricar de maneira saudável, conservas salgadas e doces, priorizando os produtos orgânicos e produzidos de maneira regional e com o olhar para o pequeno agricultor, o que vai tornar os produtos mais frescos e diferenciados além de tornar o processo mais barato. Supermercados, mercadinhos e restaurantes regionais são opções para a comercialização das conservas.

    Muitos fabricantes e comerciantes precisam emitir notas fiscais para a venda das conservas, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através das atividades de: FABRICANTE DE CONSERVAS DE FRUTAS, FABRICANTE DE CONSERVAS DE LEGUMES E OUTROS VEGETAIS, COMPOTEIRO e VENDEDOR AMBULANTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. Você pode se formalizar em todas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado, além de atender as normas e condições de higiene determinadas pela vigilância sanitária para o manuseio de produtos de origem alimentícia, visto que o setor está sujeito à intensa regulamentação e fiscalização.

    O local para a fabricação das conservas, basicamente, é a cozinha que deve ter uma distribuição que permita a livre circulação de pessoas e você pode começar com os equipamentos e utensílios que já tem e a estrutura mínima ideal, compreende: balança de precisão para pequenos volumes, balança para pesagens de maior volume, prateleiras, mesa de mármore ou aço inox para preparar e embalar as conservas, embalagens para a guarda dos ingredientes, recipientes de vidro com tampa para o produto final, garfos, facas, colheres e lixeiras que não necessitam de toque para abertura.

    É fundamental que as paredes, teto e chão tenham cores claras, para facilitar a limpeza e garantir a higiene, assim como deve ser uma área seca e arejada.

    O investimento inicial fica entre R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00 e compreende a reforma da cozinha para adaptação as condições de higiene sanitária e aquisição dos equipamentos e utensílios mais comuns, já descritos acima. Neste caso não estão sendo considerados os equipamentos que você já tem para a composição do investimento inicial.

    O ideal é que se disponibilize pelo menos R$ 1.000,00 para a primeira compra dos ingredientes, conforme o mix de produtos que serão ofertados. Além da aquisição de luvas e máscaras.

    Alguns custos são rotineiros, como a compra dos ingredientes. E o MEI tem que ter o dinheiro para pagar, que é o que chamamos de capital de giro. A previsão dos recursos depende diretamente da produção diária, mas uma boa estimativa é de R$ 250,00 a cada 5 dias.

    A escolha de fornecedores deve ser bem criteriosa, é o primeiro passo para que a qualidade do produto seja reconhecida pelos clientes. Não será um desafio, pois os ingredientes são encontrados em feiras, ceasas, distribuidores, atacadistas e com os agricultores da região que na maioria das vezes apresentam os melhores preços.

    As conservas são armazenadas em recipientes de vidro com vinagre ou salmoura, responsáveis por mantê-las conservadas por mais tempo. O vidro é o material mais indicado como recipiente, pois assegura a qualidade por mais tempo e sem perder o sabor. As mais demandas são as tradicionais, como: azeitona, pepino, cebola, pimenta, palmito e picles.

    Na hora de preparar os produtos, padronize as quantidades de ingredientes utilizadas, além de procurar manter o mesmo peso. O cliente vai ter a sensação de comprar sempre o mesmo produto.

    Faça cursos e procure inovar com novas conservas, o cliente valoriza novidades. Acompanhe os movimentos da concorrência, ela sempre tem o que ensinar.

    MEI, preste atenção: é fundamental estar preparado para o trabalho e fazer curso de manipulação e higiene de alimentos para aprender como lidar com produtos de origem alimentícia, vai fazer toda a diferença.

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também se capacite.

    Na hora de vender, procure estabelecer relacionamento de confiança com seus futuros clientes e crie um ciclo de amizade com cada um deles. Comece oferecendo seus produtos nas proximidades da sua casa e trabalho, e vá aos poucos expandindo para todo o bairro, o importante é fazer um trabalho bem feito.

    Em relação aos recebimentos, disponibilize para o cliente, a maquininha para pagamento com cartão de débito e crédito.

    O bom atendimento vai fortalecer a tradicional e eficiente publicidade boca a boca. Outras boas opções são: investir em anúncios nos jornais regionais e ofertar degustações nos possíveis pontos de vendas. Participe, também, de feiras, eventos em locais de grande circulação de pessoas e nos tradicionais mercados municipais.

    Boa opção para diversificação é apostar nos vegetais desidratados, que estão ganhando espaço no mercado e trazendo bons lucros.

    Tenha o hábito de distribuir cartões de visita, o cliente vai saber como achar você e ainda pode recomendar para outras pessoas.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar as vendas, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido.

    Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Procure lançar promoções, criar enquetes e anunciar lançamentos em primeira mão, com isso você vai estimular a procura dele pelas conservas. Mantenha o canal de comunicação aberto e deixe claro qual o prazo que você vai entregar os produtos.

    MEI, fique atento, uma boa prática de gestão é montar o cadastro com os dados pessoais e de preferências dos clientes, que permitam você identificar: o que ele gosta de comprar; os melhores horários para falar com ele; formas de pagamento utilizadas; a melhor maneira de comunicar, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.