Os fotógrafos são profissionais que dominam as técnicas para registrar imagens com o uso de máquinas, lentes e filmes. Tem amplo conhecimento das técnicas de revelação químicas e digitais, ampliação, tratamento digital de imagens e reprodução com efeitos gráficos sobre papéis ou outros meios de divulgação. Conseguem adequar iluminação e enquadramento de cenas da melhor maneira possível e com isso garantir imagens surpreendentes de pessoas, objetos e paisagens.
    Podem ser especializados em temas específicos como: jornalismo, esportes, moda, arte, decoração, eventos sociais, entre outros.  
    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através das atividades de: FOTÓGRAFO, FOTÓGRAFO AÉREO e FOTÓGRAFO SUBMARINO. Você pode se formalizar em todas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.
    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
    As duas principais formas de atuação permitem que o atendimento ao cliente ocorra na própria residência ou de maneira externa, através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.
    O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, desde atuar com os meios de comunicação para empresas jornalísticas, cinematográficas, editoras e de TV, ou como freelancer prestando serviços para agências publicitárias para cobertura de eventos, até na manipulação de imagens para estúdios e laboratórios especializados, ou ainda, fazer fotos de perícia técnica criminal e restauração de fotos e documentos antigos.
    Já a cobertura de eventos e fotografias pessoais são trabalhos muito demandados, com destaque para: casamentos; festas, principalmente as de crianças, jogos e congressos. Em época de campanhas políticas, conseguir acompanhar a agenda de um dos candidatos é também uma grande oportunidade para ampliar o faturamento.
    Para começar é importante ter o equipamento de fotografia adequado. Uma boa câmera, conjunto de lentes e alguns outros acessórios são fundamentais para iniciar os trabalhos. O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 13.000,00 e tem os seguintes itens com preços médios de aquisição: 
  • R$ 4.000,00 para câmera profissional com flash e tripé;
  • R$ 2.500,00 para computador de mesa com boa capacidade de armazenagem;
  • R$ 1.800,00 para kit de lentes de curto e longo alcance;
  • R$ 1.500,00 para equipamentos de iluminação;
  • R$ 1.700,00 para impressora de fotos;
  • R$ 800,00 para primeira compra de papéis fotográficos;
  • R$ 700,00 para software de pós processamento de dados.
    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, principalmente no caso da realização das atividades em ponto comercial, com destaque para: aluguel, água, luz, telefone e acesso a internet. 
    Não será um desafio, a aquisição dos equipamentos e acessórios, pois são encontrados em lojas e representantes especializados. A oportunidade de trazer do exterior pode ser mais rentável, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.
    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a sensibilidade. É necessário desenvolver e aprimorar o senso crítico na escolha do melhor momento para transformar o fato desejado em imagem. 
    Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de atuação em diversos mercados, além de se manter atualizado com as demandas que surgem todo momento. 
    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele.
    A propaganda e publicidade da empresa podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio e os clientes já existentes. Deve ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro e nas rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
    Preste Atenção, uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais e de preferências dos clientes, que permitam você identificar: as datas festivas; a melhor maneira de comunicar, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoal e tipos de fotografias preferidas. Trazer a relação profissional para o lado pessoal faz toda a diferença.