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Imagem do post Loja de Auto Peças

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    A Loja de Auto Peças e acessórios é responsável por abastecer o mercado automotivo, principalmente as oficinas, mecânicos e o próprio público em geral. É um negócio interessante, que não para de crescer, considerando a grande quantidade de veículos circulando pelas cidades.  

    Para um bom desempenho é essencial ter uma boa variedade de produtos e estar atento às novidades que a toda hora surge com o lançamento de modelos mais sofisticados de carros.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços e da comercialização das peças e acessórios. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ.

    A formalização ocorre através das atividades de:
  • COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS NOVOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES;
  • COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA MOTOCICLETAS E MOTONETAS
  • COMERCIANTE DE PEÇAS E ACESSÓRIOS USADOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES. 
    Você pode se formalizar em todas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    A forma de atuação ocorre através de ponto fixo. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.

    Para mais informações acesse a nossa dica: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura.

    É primordial avaliar criteriosamente a localização da Loja de Auto Peças, ela tem que estar visível, até porque “quem não é visto não é lembrado”. Priorizar locais de grande fluxo de veículos faz toda a diferença, como: oficinas de carros, postos de gasolina, shoppings, supermercados e avenidas movimentadas.

    Na estrutura física do local, você tem que prever espaço para tornar o ambiente organizado, com a possibilidade de expor as peças e acessórios por categorias e em prateleiras, com isto, todo o fluxo será mais ágil e com ganho de eficiência. Já, em relação ao dia a dia, precisa também reservar área para: balcão de atendimento, um pequeno escritório e banheiro. Mas, fique atento, o diferencial sem dúvida, é a organização.

    Para começar é importante definir o tamanho do estoque e o conjunto de peças e acessórios para os mais diversos tipos de carros e motos. O valor inicial médio de gastos depende diretamente destas decisões e considerando um modelo tradicional e enxuto de investimentos, você deve provisionar algo em torno de R$ 40.000,00 com destaque para as seguintes aquisições: estoque inicial, prateleiras, montagem do balcão, equipamentos de informática, materiais de escritório, cadeiras para os clientes e itens de material para limpeza.

    Não será um desafio, a aquisição das peças e acessórios, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.

    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, como: aluguel do ponto comercial, água, luz, telefone e acesso a internet.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de atuação com diversos tipos de clientes e serviços, além de se manter atualizado com as demandas que surgem todo momento. Invista na sua capacitação profissional.

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. 

    A propaganda e publicidade da Loja de Auto Peças podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio, empresas e os clientes já existentes. Devem ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro e nas rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Preste atenção, estabelecer parcerias com oficinas e mecânicos é uma boa maneira de aumentar os rendimentos. Algumas alternativas podem ser incorporadas no negócio e agregam valor ao cliente. Avalie a possibilidade de atendê-lo no local que ele precisa. É sem dúvida um grande diferencial; faça o estudo dos custos e ganhos e mãos à obra.