A grande concentração e utilização de computadores nos ambientes de trabalho ou no dia a dia das pessoas somado a renovação incessante dos processos, recursos e ferramentas do mundo digital, permitem a oportunidade da prestação de serviços nas mais diversas áreas e com soluções cada vez mais especializadas.
    A instalação, manutenção de computadores e atualização de softwares requerem profissionais que dominam as técnicas e muitas vezes as particularidades de cada marca.
    Podem trabalhar como credenciados a assistência técnica autorizada de algumas marcas ou lojas de revendas e ainda com atacadistas e redes de varejo, o que garante tranquilidade ao cliente por ter a certeza que está contratando especialista na hora da instalação e manutenção, inclusive no período de garantia dos equipamentos. Avalie a possibilidade, pode acarretar o aumento na demanda de trabalho e você tem que estar preparado. O cliente não pode esperar.
    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham como terceiros de empresas. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros; além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através das atividades de: TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR e INSTALADOR DE REDE DE COMPUTADORES. Você pode se formalizar nas duas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.
    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
    As duas principais formas de atuação permitem que o atendimento ao cliente ocorra através de loja própria com ponto fixo, ofertando consertos de computadores, vendas de equipamentos e outros serviços ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados pelos clientes, como: empresas, indústrias, estabelecimentos comerciais e residências, o que dispensa o investimento em ponto comercial.
    O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.
    Para o MEI, o ideal é começar sem os custos de um ponto fixo. É importante ter um bom kit de ferramentas próprio e alguns itens são fundamentais para iniciar os trabalhos e o valor inicial médio de investimento fica em torno de R$ 1.500,00 e compreende: chave Phillips, diversos tipos de chaves de fenda e alicates, adaptadores, conectores e cabos para internet, extensão elétrica, entre outros.
    Não será um desafio, a aquisição das ferramentas, pois são encontradas em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.
    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas técnicas, métodos e demandas que surgem todo momento. Uma boa prática é a leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, fazer pesquisas sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs renomados.
    Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação, procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes e estabeleça agenda com horários especiais que facilitam a vida dele. É fundamental estar disponível. Estas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços, ganhar a simpatia e fidelidade dos clientes. Pense nisto!
    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
    Já no marketing do negócio, as redes sociais como: Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes. É fundamental solicitar ao cliente a autorização prévia para publicação do conteúdo.
    A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes e os tipos e modelos de computadores de cada um. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.
    Preste Atenção, apostar na especialização para manutenção de notebooks é uma boa, o mercado é bem abrangente e demanda bons profissionais.