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    Mototaxista também conhecido como mototáxi, é um tipo de transporte público individual onde os passageiros têm ampla escolha do local para embarcar ou desembarcar, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa. É semelhante ao táxi, porém utilizando uma motocicleta em vez de um carro.

    Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham transportando pessoas para empresas e órgãos públicos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de MOTOTAXISTA.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
    
    Os mototaxistas sabem que segurança é fundamental e que precisam trabalhar totalmente dentro da lei e alguns cuidados podem ser destacados: a motocicleta precisa ter no mínimo 120 cilindradas e com no máximo 8 anos de uso, estar registrada na categoria de veículos de aluguel e passar por inspeção semestral; qualquer objeto de transporte deve ser feito em baú ou grelhas; uso obrigatório de capacete com viseira de cristal e adesivo refletivo; usar colete sinalizador; a placa deve ser vermelha indicando um veículo de carga; instalar antena para proteção contra linhas com cerol e fios; instalar também protetor conhecido como “mata-cachorro” para proteger as pernas.

    Já o profissional precisa ter completado 21 anos, dois anos com CNH na categoria A e ser aprovado em curso específico de capacitação para o desenvolvimento da atividade. Outro ponto importante é que a cada cinco anos o profissional deve passar por curso de reciclagem de conhecimentos e habilidades, com objetivo de atualizar-se com relação à legislação de trânsito vigente.

    O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 8.650,00 e tem os seguintes itens com preços médios de aquisição: 
  • R$ 7.500,00 para motocicleta de 125 cilindradas;
  • R$ 700,00 para 02 capacetes de segurança;
  • R$ 200,00 para kit motoboy (colete, antena e protetor de pernas);
  • R$ 250,00 para baú de carga com 80 litros ou grelha.

    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, com destaque para: combustível, seguro para moto, IPVA, telefone e acesso a internet. 

    Não será um desafio, a aquisição da moto e acessórios, pois são encontrados em revendedoras e lojas especializadas, cabendo pesquisa dos preços para uma melhor compra.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a atenção. É necessário desenvolver a concentração, pois a cada momento o trânsito pode revelar uma surpresa.

    Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se preparar melhor para gerir o negócio.

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Se possível, publique depoimentos dos clientes sobre os serviços prestados. Não esqueça de solicitar autorização prévia à eles.

    A propaganda e publicidade da empresa podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio e os clientes já existentes. Deve ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais e de preferências dos clientes, que permitam você identificar e programar os horários dos eventos de transportes. Identifique também a melhor maneira de comunicar, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste Atenção, em julho de 2009, o Senado Federal regulamentou por meio da Lei 12.009/2009 as normas e diretrizes para o registro profissional e a prestação do serviço como mototaxista. A profissão é legalizada e portanto tem direitos e obrigações. Fique atento!!!