Padeiro

    Padeiro é o profissional responsável por diversas funções dentro da Padaria, começa por produzir as massas de pão, modelar e assar os pães e tem os trabalhos ampliados pela produção de salgados, doces, lanches, biscoitos, tortas doces e salgadas, bolos, além de confeitar doces, preparar recheios e coberturas, entre outros.

    Possuem várias atribuições, como: prezar pela escolha das matérias-primas e insumos, manusear equipamentos e fornos, interagir com nutricionistas e médicos para a elaboração de receitas light e dos demais produtos funcionais, atestar a qualidade e sabor dos produtos, validar as embalagens de acondicionamento, aprovar o local de armazenagem e exposição dos produtos e ainda garantir que do ponto de vista da estética que eles sejam atraentes para os clientes.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

    O trabalho requer elevado grau de especialização principalmente se levarmos em conta que o mercado está cada vez mais concorrido, o perfil do consumidor está em constante mudança e a oferta de novidades com qualidade é sempre o diferencial para conquista e fidelizar o cliente.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais para trabalharem como prestadores de serviços. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de: PADEIRO INDEPENDENTE.  

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    A forma de atuação ocorre através da prestação de serviços em pontos fixos de terceiros. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.

    Para se tronar um bom profissional é essencial estar atualizado com as tendências e o modismo dos tipos de padaria: artesanal, padronizadas, e as que estão localizadas em mercados e lojas de conveniências. Conhecer das particularidades de cada modelo de negócio, priorizar a higiene e organização na execução das tarefas, faz toda diferença.

    Alguns pontos podem auxiliar na compreensão dos tipos de negócios e apoiar na hora da escolha do modelo de prestação de serviços, com destaque para: 

  • Padarias artesanais: tem como foco a venda para o consumidor final e prezam pela produção interna e diversificação da oferta. Algumas incorporam produtos gourmets, outras trabalham com produtos sofisticados no tipo boutique. Tem também as que ofertam refeições do tipo fast food, self service ou pratos prontos e as que comercializam outras linhas de produtos para ser uma pequena mercearia. 
  • Padarias padronizadas: vendem produtos congelados em grande escala para estabelecimentos comerciais, hotéis, indústrias, entre outros. Disponibilizam, também, algumas linhas de produtos para serem consumidos no local.
  • Padarias em mercados e lojas de conveniências: tem por objetivo ser uma oferta complementar de produtos e não é o principal foco do negócio. Normalmente, a produção não é local e compram produtos congelados de terceiros.

    Agora, a operação no dia a dia demanda muita dedicação e cuidados com a segurança sanitária. É essencial ter higiene pessoal, como o uso de toucas, redes para os cabelos e as unhas sempre aparadas.  

    Já no ambiente de trabalho, a higienização das instalações e equipamentos deve ter sua supervisão e tem caráter obrigatório para garantir a integridade e qualidade dos produtos. Estabeleça procedimentos escritos e padronizados com o detalhamento das etapas operacionais: remoção de resíduos e sujeiras aparentes, pré-lavagem, lavagem, enxágue e sanitização.

    Fique atento: é fundamental estar preparado para o trabalho e fazer curso de manipulação e higiene de alimentos para aprender como lidar com produtos alimentícios, vai fazer toda a diferença.

    A escolha de fornecedores deve ser bem criteriosa. É o primeiro passo para que a qualidade do produto seja reconhecida pelos clientes.

    Caso fique com a responsabilidade de realizar as compras, não será um desafio, pois todos os insumos são encontrados em supermercados, feiras, ceasas, atacadistas e distribuidores, cabendo pesquisa dos preços para obter um bom equilíbrio na relação qualidade e preço.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de atuação com diversos tipos de serviços e produtos, além de se manter atualizado com as técnicas e demandas que surgem todo momento. Invista na sua capacitação profissional.

    Tenha o hábito de conversar com os clientes da Padaria, pergunte sobre os produtos, esteja preparado para fornecer informações e tenha certeza, a simpatia vai ganhar os clientes.

    Com o crescimento do número de clientes e demandas, caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos. Algumas das atribuições que podem ser delegadas para o funcionário são: organizar e limpar os locais de trabalho, separar e manipular as matérias-primas e insumos, auxiliar na preparação dos produtos, verificar e controlar o estoque, entre outras.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também imagens dos produtos e depoimentos dos clientes sobre a prestação dos serviços. É fundamental solicitar a autorização prévia deles para a publicação do conteúdo.

    A propaganda e publicidade podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita diretamente as padarias, mercados e lojas de conveniência. Devem ser considerados, anúncios em revistas especializadas no tema. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos contratantes, os tipos de serviços utilizados e a preferência de produtos. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste atenção, como princípio básico para a venda de produtos na padaria, o cliente precisa primeiro de tudo ter a sensação de “comer com os olhos”, para depois efetuar a compra. A aparência e o aroma fazem toda diferença.