O pastel é um alimento rápido, de baixo custo, gostoso e que tem grande apelo popular, apreciado como aperitivo e até em refeições mais elaboradas, além de agradar a todos independente da idade.

    Existem pastelarias por todo o Brasil, sejam empresas pequenas, microempreendedores individuais, ou mesmo redes de pastelarias, inclusive com franquias.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da comercialização dos produtos e para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros; além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através das atividades de: FABRICANTE DE MASSAS ALIMENTÍCIAS, PROPRIETÁRIO DE LANCHONETE, SALGADEIRO e VENDEDOR AMBULANTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. Você pode se formalizar em todas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    A forma de atuação ocorre através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado. Para mais informações acesse a nossa dica: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura.

    Esse segmento é considerado promissor e que não para de crescer, para o MEI, ainda há espaço de se aventurar, mas sempre tendo em mente que buscar um diferencial competitivo é fundamental para agregar valor na venda do pastelzinho.

    O MEI tem que verificar a localidade para instalação da pastelaria, a preferência é para áreas com grande fluxo de pessoas, como: pontos de ônibus e táxi, estações de metrô e outra possibilidade interessante são as regiões com comércio já estabelecido, como as feiras e praças de alimentação.

    Avalie a existência de concorrência na vizinhança, entenda os hábitos de consumo dos potenciais clientes, escolha sabores variados, e até possíveis complementos para acompanhar o pastelzinho, como: caldo de cana, sucos, refrigerantes e a cervejinha.

    A escolha de fornecedores deve ser bem criteriosa, é o primeiro passo para que a qualidade do produto seja reconhecida pelos clientes. O mercado fornecedor dos ingredientes não será um desafio, pois o Brasil tem grande produção de ovos, farinha de trigo, óleo de soja e sal, que são fundamentais para a massa do pastel. Já o recheio, cabe a você identificar os sabores, inclusive com a possibilidade de ofertar a linha doce.

    O local de armazenagem dos insumos devem ser limpo se possível todos os dias. Na geladeira, todos os alimentos devem ser conservados tampados, e descartar os alimentos velhos, se houver. Verduras, legumes, carnes, frangos e similares deverão ser comprados em menores quantidades e com maior frequência para se evitarem perdas e garantir produtos sempre frescos. Os prazos de validade dos alimentos, especialmente grãos e farinhas, devem ser cuidadosamente observados.

    Uma prática que pode fazer a diferença é ter o costume de usar tábuas e facas diferentes para os tipos de recheios, ou seja, não misturar, os cortes de carnes, aves, peixes, verduras e legumes, queijos e embutidos, doces.

    As condições de higiene sanitária e os cuidados com os riscos previstos pelos Corpos de Bombeiros são importantíssimos para o desenvolvimento do negócio. Para mais informações acesse as nossas dicas técnicas: Vigilância Sanitária – Precauções com a Segurança Sanitária e Corpo de Bombeiros – Classificação de Riscos.

    Observação: As linhas diet e light ou sem adição de algum nutriente são regulamentadas pela ANVISA, verifique os procedimentos e exigências a serem cumpridas conforme as Portarias 27 e 29 de 13 de janeiro de 1998.

    Já, em relação a fidelizar o cliente, você precisa ser bom comunicador, atencioso e principalmente ser simpático desde o primeiro contato até a despedida dele.

    Ter um serviço de pós-vendas, pode fazer a diferença para a pastelaria.

    Peça permissão para enviar mensagens via WhatsApp aos clientes mais cativos com as novidades que a sua pastelaria está trazendo, como: novos sabores, drinks, sobremesas, promoções como mix de porções de pasteizinhos e chopp. Agora, muitas mensagens pode fazer o cliente cancelar os recebimentos.  

    MEI, preste atenção na dica: o cliente vai preferir o pastel sempre fresquinho, “frito na hora”.