Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!

Pedreiro é o profissional da obra que atua desde o início até a conclusão da obra. 

Tem que conhecer das etapas de fundação, alvenarias, hidráulica, elétrica e acabamento. 

É fundamental saber usar os materiais, utilizar ferramentas e equipamentos, estar atualizado com as  técnicas empregadas na construção. 

O bom funcionamento do canteiro de obras está no seu comando. 
 
Entre as atribuições também precisa dominar a interpretação e desenho de projetos (inclusive os de arquitetura) e conhecer sobre cálculos diversos, principalmente os estruturais. 

O pedreiro é muito mais do que um profissional de obra. É o elo estratégico de ligação com os demais envolvidos, mantendo informados: engenheiros, arquitetos e calculistas do andamento e necessidades da obra. 


O mercado de trabalho é bem amplo, com muitas possibilidades. Desde atuar com reformas, construção predial, residencial e comercial, obras de grande, médio e pequeno porte, além de trabalhos para empresas e com a manutenção predial de órgãos públicos. 

Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham para empresas e órgãos públicos. 

Para atender a essa necessidade a formalização como MEI é uma opção viável e traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários como: Auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. Além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. 

A Formalização ocorre através da atividade de pedreiro. Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a DicasMEI tem para você. E como pode auxiliar na formalização e no dia-a-dia como MEI. 

Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas tendências, novas técnicas, novos métodos e demandas que surgem a todo momento. 

Uma boa prática é leitura de colunas de jornais e revistas especializados, programas de televisão ou pesquisa sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs com profissionais renomados. 

Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes. Estabeleça agenda com horários especiais e reuniões em  locais que facilitam a presença dele. 
Essas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços, ganhar a simpatia e a fidelidade dos clientes. Pense nisto. 

Ja no dia-a-dia dos trabalhos, adotar práticas e princípios que preservam o meio ambiente é essencial para conquistar os clientes que são conscientes com a necessidade de priorizar a sustentabilidade e assim reduzir ou zerar os impactos desfavoráveis que a construção civil pode gerar. 

Uma boa alternativa e viável consiste em destinar os resíduos das obras aos aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo. 

Caso venha precisar de ajuda, você como MEI pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos ele também passe por treinamentos e cursos. 

Já no marketing do negócio, as redes sociais como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar o serviço.