Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!

    Nos dias de hoje, com a qualidade de vida cada vez melhor e a longevidade da população brasileira aumentando, a profissão de Cuidador de Idosos está crescendo muito, porque com a rotina que muitas famílias levam por dia, não sobra tempo de cuidar de pessoas que estão na terceira idade e que precisam de algum cuidado especial.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais dos serviços prestados, inclusive quando são contratados por empresas. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável que permite a obtenção do CNPJ, além de trazer a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através da atividade de CUIDADOR DE IDOSOS E ENFERMOS.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    De um modo geral, o Cuidador pode passar o dia todo com o paciente e até dormir na casa da família. Suas tarefas envolvem o acompanhamento das atividades diárias e auxílio na alimentação, higiene pessoal, lazer e divertimento, medicação de rotina e outros serviços necessários, excluídos aqueles que sejam requeridos procedimentos de profissões legalmente regulamentadas, particularmente na área da Enfermagem e Terapia Ocupacional.

    A qualificação profissional e a profissionalização fazem toda diferença e o mercado oferta diversos cursos em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC, o que amplia a possibilidade de serviços além de agregar conhecimento na hora de cuidar do idoso e trazer a oportunidade de aumentar os ganhos financeiros.

  • Noções aprofundadas de primeiros-socorros traz mais segurança ao idoso e a família que contrata.
    Além de trabalhar nas residências familiares, outras oportunidades de contrato de trabalho se tornam possibilidades reais, como: clínicas, casas de repouso, asilos e academias para terceira idade. 

    O mercado é atrativo financeiramente e está em constante crescimento. A média de preço mensal varia de R$ 1.300,00 a R$ 3.000,00; de acordo com o tipo de serviço, a frequência semanal, trabalho noturno e as qualificações do profissional.

    Trabalhar diretamente com pessoas e em especial na terceira idade, sem dúvida é um grande desafio e que demanda características específicas na hora de atender o idoso. Ter paciência e responsabilidade, saber comunicar com sensibilidade e delicadeza são qualidades fundamentais para ganhar a empatia e garantir a confiança da pessoa que está sob seus cuidados. 

    Algumas atitudes são fundamentais e fazem toda diferença, como:

  • Incentivar e muitas vezes ensinar a realizar as atividades diárias de higiene pessoal, tanto o banho como escovar os dentes; 
  • Fazer passeios ao ar livre sempre que possível, estimulando muitas vezes a locomoção sem a dependência de terceiros, mas sempre prezando pela segurança do idoso e respeitando as orientações médicas;
  • Inserir práticas que permitam fazer as alimentações sem auxílio de terceiros, mas com toda a sensibilidade para não gerar constrangimentos ao idoso; 
  • Organizar os armários e peças de vestuário, interagindo com o idoso para que ele faça parte da arrumação, estimulando a troca de opiniões entre vocês;
  • Ter disponibilidade de acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde. Sempre que necessário, interaja com o médico para fazer os apontamentos relevantes ao dia a dia do idoso;
  • Controlar a agenda de medicações e não descuidar dos prazos e dosagens estabelecidas nas orientações médicas. É fundamental para a saúde do idoso;
  • Ter sempre em mão, os telefones e contatos para as situações de emergência, você não sabe a hora que pode precisar;
  • Incentivar amizades, as relações sociais são fundamentais para tornar a vida mais ativa e estimulante para o idoso.

    Para trabalhar como Cuidador de Idosos, as recomendações de serviços anteriores são de extrema importância para ganhar a confiança do novo empregador. Tenha o hábito de solicitar e com o maior número de detalhes possíveis, com certeza, vai fazer a diferença.