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    Técnico em Manutenção de Telefonia é o profissional que atua na oferta de serviços de instalação, manutenção, diagnóstico e soluções de avarias, para aparelhos de telefone, centrais e redes de telefonia; seguindo normas e procedimentos de seguranças, qualidade, e preservação ambiental.
    
    Para um bom desempenho é fundamental conhecer de eletricidade, sistemas telefônicos, meios de transmissão de dados por meio de unidades de acesso, tecnologia XDSL, fibras ópticas, wireless e CATV. 

    O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, com destaque para atuar com reformas, construção predial residencial e comercial, obras de grande, médio e pequeno porte, além de trabalhos em residências, empresas e também com a manutenção predial de redes e centrais telefônicas de órgãos públicos.

    Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham para empresas e órgãos públicos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE TELEFONIA.

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    A forma de atuação ocorre através de maneira externa, em locais pré-determinados pelos clientes. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura se existem exigências a serem cumpridas para realização dos trabalhos. Para mais informações acesse a nossa dica: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura.

    Para começar é importante ter equipamentos próprios de trabalho. Um bom kit profissional de ferramentas e acessórios são fundamentais e devem conter: chaves de fenda e alicates diversos; multímetro digital ou analógico; desemcapador de terminais; testador e localizador multifuncional para cabos de rede e telefone; ferro de solda e fita isolante; utensílios para montagem e teste de cabos de redes; cabos e fios; arame ou fita de passagem “passa fios”; lanterna; parafusos e porcas diversos; entre outros.
    
    O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 1.500,00 e não será um desafio a aquisição dos equipamentos e acessórios, pois são encontrados em lojas de ferragens e representantes especializados e costumam ser ofertados em kits que contém a maioria das ferramentas citadas.
    
    Outro ponto de extrema importância é a segurança no trabalho e o Técnico em Telefonia não pode medir esforços para se precaver, pois eventuais acidentes podem acarretar sérios danos à saúde. Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser itens obrigatórios, como: luvas de borracha de preferência tipo grossa, calçados com solado de borracha, viseira protetora contra centelhas e faíscas, entre outros.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas técnicas, métodos e demandas que surgem todo momento. Uma boa prática é a leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, fazer pesquisas sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs com profissionais renomados.

    Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação, procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes, estabeleça agenda com horários especiais que atenda o interesse deles. É fundamental estar disponível. Estas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços e ganhar a simpatia e fidelidade dos clientes. Pense nisto!

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
Já no marketing do negócio, as redes sociais como: Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes e é fundamental solicitar a autorização prévia deles para publicação.

    A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes, tipo de aparelho de telefone, sistema de internet e serviços já realizados. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste Atenção, você vai precisar também de um veículo para se deslocar e assim realizar os serviços com mais rapidez. Aproveite para colocar adesivos com os dados da empresa no carro, deixando claro que você é Técnico de Manutenção de Telefonia e inclua o slogan “Pronto Atendimento”.