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    O ar condicionado passou a ser considerado bem essencial aos brasileiros, pois além dos tradicionais equipamentos de refrigeração a frio, os mais modernos ofertam a função aquecimento, o que é muito bem vindo em cidades mais frias.

    A instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado requerem profissionais que dominam as técnicas e particularidades de cada marca.
Podem trabalhar como credenciados a assistência técnica autorizada de algumas marcas, o que garante tranquilidade ao cliente por ter a certeza que está contratando especialista na hora da instalação e manutenção, inclusive no período de garantia dos equipamentos. Avalie a possibilidade, pode acarretar o aumento na demanda de trabalho e você não pode deixar o cliente esperar.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham como terceiros de empresas. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros; além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de:
  • INSTALADOR;
  • REPARADOR DE SISTEMAS CENTRAIS DE AR CONDICIONADO, DE VENTILAÇÃO E REFRIGERAÇÃO. 

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    O atendimento ao cliente ocorre através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados, como: residências, empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.

    Para o MEI, o ideal é começar sem os custos de um ponto fixo. Nesta linha, é importante ter um bom kit de ferramentas próprio e alguns outros itens são fundamentais para iniciar os trabalhos. O valor inicial médio de investimento fica em torno de R$ 8.000,00 e compreende: 
  • Jogo de alicates: universal, corte, prensa de terminais e amperímetro;
  • Conjunto de chaves: fendas de diversos tipos, Phillips, catraca, Allen, para parafusos, além das reguláveis de todos tamanhos;
  • Acessórios de apoio: martelo, termômetros, trena, furadeira de impacto, cortador de tubo, aparelho de solda, ferro de solda a frio, fios e cabos, extensão elétrica, óleos lubrificantes, gás refrigerante, materiais de limpeza, equipamentos de proteção individual, como: luvas isolantes, botas de borracha, escada em madeira antiderrapante emborrachada, entre outros;
    Não será um desafio, a aquisição das ferramentas e acessórios, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.

    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, principalmente no caso da realização das atividades em ponto comercial, com destaque para: aluguel, água, luz, telefone e acesso a internet. 

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas técnicas, métodos e demandas que surgem todo momento. Uma boa prática é a leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, fazer pesquisas sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs renomados.

    Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação, procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes e estabeleça agenda com horários especiais que facilitam a presença dele. É fundamental estar disponível. Estas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços e ganhar a simpatia e fidelidade dos clientes. Pense nisto!

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
Já no marketing do negócio, as redes sociais como: Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes e imagens de serviços realizados. É fundamental solicitar ao cliente a autorização prévia para publicação do conteúdo.

    A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes e os tipos e modelos de ar condicionado instalados. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.

    Preste Atenção, você vai precisar também de um veículo para se deslocar e assim realizar os serviços com mais rapidez. Aproveite para colocar adesivos com os dados da empresa no carro, deixando claro que você é Técnico em Ar Condicionado e inclua o slogan “Pronto Atendimento”.