Barra de progresso de leitura da página
Login / Cadastrar
Imagem do post O que acontece se eu deixar de pagar meu boleto DAS?

Você pode ouvir a dica completa no player abaixo. Dê um play!

Inadimplência no Pagamento do DAS - Consequências

Os débitos referentes ao pagamento do boleto DAS-MEI são passíveis de inscrição em dívida ativa. A Receita Federal do Brasil envia os débitos à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN, que poderá inscrevê-los em dívida ativa e realizar a cobrança a qualquer tempo.

Outro ponto de extrema importância que a inadimplência acarreta para o MEI é o prejuízo ou penalidade que terá com o INSS / Previdência Social. 

Quando o MEI deixa de pagar as contribuições ainda mantém a condição de segurado da Previdência Social por 12 meses. O cancelamento da condição de segurado da Previdência Social ocorre com a 13ª parcela em atraso.

> Já para o MEI que tem contribuição por mais de dez anos sem interrupções, a perda da qualidade de segurado se dará após 24 meses da interrupção da contribuição (pagamentos).

Para regularizar os pagamentos dos boletos DAS em atraso, sugerimos que faça a opção pelo parcelamento dos débitos. Para mais informações acesse nossa dica: Parcelamento de Débitos para o MEI.

MEI, preste atenção: no caso, de você querer encerrar suas atividades empresariais e com isso parar com as cobranças dos boletos DAS é necessário dar baixa na empresa. Para mais informações acesse a nossa dica: Baixa / Extinção do MEI. A Baixa do Registro como MEI, sem quitação dos débitos, não impede que posteriormente sejam lançados ou cobrados do titular.

MEI, agora é com você, mãos à obra e conte com a Dicas MEI.