O fabricante de papel independente é o profissional que atua na confecção de papéis para impressão (jornal, couché, imprensa, ofsete, etc), para escrever (florpost, apergaminhado, super bond, etc.),

Além disso, o fabricante de papel independente também pode trabalhar com papel para embalagem (kraft, manilha, impermeável, seda, etc.).

Fabricante de papel independente pode ser MEI?

Sim, o fabricante de papel independente pode ser MEI e desta maneira trabalhar de forma regularizada.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O microempresário que optar por esta profissão vai realizar suas atividades pelo CNAE fabricação de papel 1721-4/00. 

Para poder consultar todas as especificações desta atividade profissional, duas tabelas serão disponibilizadas mais abaixo.

Dúvidas comuns sobre a atividade de fabricante de papel independente MEI

A princípio, iniciar as atividades como fabricante de papel independente MEI pode parecer complicado. 

Mas, ao contrário de grandes empresas, o microempreendedor não terá nenhuma dificuldade em abrir seu negócio, afinal, todos os procedimentos são feitos online e sem burocracias.

No entanto, ainda assim podem surgir algumas dúvidas sobre como abrir o MEI e ficar em dia com as obrigações empresariais.

Para facilitar essa etapa, confira as principais perguntas e respostas sobre como iniciar as atividades sob o CNAE de fabricante de papel.

– Quais as formas de atuação do fabricante de papel independente MEI?

Não é nada complicado entender o que é o fabricante de papel independente pelo MEI, afinal, como já diz seu nome, é o microempreendedor que atua na fabricação de papéis seja para impressão, para escrever ou para embalagem.

Porém, além disso, o profissional também pode fabricar papel para uso industrial, de acabamento especial e outros, tais como crepom, sanitário, filtro e semelhantes; prateado ou dourado, impermeabilizado ou encerado, impregnado ou revestido, etc.

Este pequeno empresário pode atuar por conta própria, prestando serviços para pequenos negócios, para empresas especializadas e para fábrica de papel, papel celulose, papel contact e papel craft.

Existem outros CNAEs que trabalham com a fabricação e modelagem com papel. Para atuar como artesão em papéis, independente, CNAE é o 1749-4/00.

Para empreender como fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente a numeração é a 1411-8/02

– Como abrir um MEI para fabricante de papel, independente?

Iniciar as atividades como fabricante de papel independente MEI é simples e rápido, feito pela internet, sem precisar enfrentar filas.

Mas, para facilitar ainda mais, acompanhe o passo a passo para se cadastrar e já começar a trabalhar:

  • Acesse o Portal do Empreendedor, no site da Receita Federal, o portal oficial para abrir o MEI;
  • Na página inicial, acesse a área “Quero ser MEI” e depois clique em “Formalize-se”;
  • Faça o cadastro preenchendo seus dados pessoais. Depois, informe o CNAE 1721-4/00, correspondente à fabricação de papel;
  • Com esse processo realizado, o sistema vai gerar automaticamente o seu Certificado MEI e o CNPJ da sua microempresa;
  • Por fim, uma das etapas mais importantes é ir até à prefeitura de sua cidade para registrar o número de CNPJ da sua empresa. Algumas prefeituras disponibilizam esse atendimento online.

Vale lembrar que não existe nenhuma cobrança nesta etapa, todo o processo é gratuito.

Feito tudo isso será possível prestar serviços como fabricante de papel independente MEI e ainda emitir nota fiscal pelos seus serviços.

– Como funciona o MEI para fabricante de papel independente?

O profissional que atuar como fabricante de papel independente MEI vai ter acesso a muitos benefícios, porém, para isso, precisará se adequar a algumas exigências e obrigações.

A primeira delas é estar dentro das três regras de todo MEI:

  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Não ser dono, sócio ou administrador de outra empresa;
  • Ter no máximo um funcionário contratado em regime CLT.

Nesse sentido, também é importante lembrar que o fabricante de papel independente MEI paga imposto. Por isso, deverá ser quitado mensalmente o DAS-MEI, um boleto de valor fixo, que poderá ser reajustado anualmente. 

Outro ponto importante é que é necessário entregar a Declaração Anual de Faturamento, normalmente chamada DASN-SIMEI, até o dia 31 de maio de cada ano. Essa declaração serve para fiscalizar o quanto o empreendedor lucrou no ano anterior.

Assim, o fabricante de papel independente MEI poderá desfrutar da aposentadoria por idade, auxílio-doença e, no caso das mulheres, salário-maternidade.

Com isso, também terá a oportunidade de ter acesso mais rápido a linhas de crédito com juros mais baixos.

O que não se encaixa nas atividades de fabricante de papel, independente MEI?

O CNAE de fabricante de papel independente abrange 49 especificações, trabalhando com diversas variedades de papel.

Porém, existem cinco atuações que esse microempreendedor não poderá trabalhar. O fabricante de papel independente MEI não pode atuar na confecção de papel-cartão, embalagens de papel, cartolina, papel abrasivo e papel alumínio.

Para entender toda a hierarquia desta profissão e todas as subseções que ele pode oferecer, consulte as tabelas abaixo.

CNAE Fabricante de papel, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade de fabricante de papel independente MEI

Atuar na fabricação de papel é um processo longo e quase todo automatizado. 

Sendo assim, o fabricante de papel independente MEI precisará ter boas habilidades para negociar com fornecedores e compradores.

Para fabricar papel é necessário fardo de celulose, máquina para reciclagem, uma unidade de obtenção de celulose, maquinário de branqueamento e uma máquina para a produção do papel.