O fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente é o profissional que acompanha e produz as embalagens, mesmo laminadas entre si ou com outros suportes celulósicos, impressas ou não.

Entre os produtos elaborados pelo fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente estão: embalagens, caixas, estojos, cartuchos, cartelas, luvas, solapas e demais acessórios.

Fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente pode ser MEI?

Sim, o fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente pode ser MEI e realizar suas atividades como microempresa, totalmente regularizado.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O CNAE de fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente é o 1732-0/00 – Fabricação de embalagens de cartolina e papel cartão.

Para saber todas as especificações dessa profissão, basta consultar a tabela completa mais abaixo no texto.

Dúvidas comuns sobre a atividade de fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente

Empreender como MEI fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente é simples e sem burocracias. Além disso, terá acesso a benefícios e muitas facilidades.

O fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI poderá realizar toda sua formalização pela internet.

Veja as principais perguntas e respostas sobre como abrir um MEI e ficar em dia com todas as obrigações.

– Quais as formas de atuação do fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente?

O fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente pode atuar na fabricação de cinco produtos.

Esse profissional pode fazer cartelas, luvas, solapas ou demais acessórios para embalagens (de papel-cartão), embalagens de cartolina (impressas ou não), embalagens de papel-cartão (impressas ou não), embalagens de papel-cartão mesmo laminadas entre si  ou com outro suporte celulósico, além de estojos ou cartuchos de papel-cartão (impressas ou não).

O microempreendedor que trabalha sob esse CNAE pode atuar em empresas especializadas, em pequenos negócios ou por conta própria.

– Como abrir um MEI para fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente?

Iniciar sua  jornada como MEI fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente é muito simples, como dissemos anteriormente, todo o procedimento pode ser feito pela internet, sem nenhuma complicação.

O primeiro passo é se cadastrar no Portal do Empreendedor, que fica no site da Receita Federal. Durante essa etapa, será necessário informar alguns documentos, além do CNAE de fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente 1732-0/00.

Após preencher todo o formulário, encerre o processo e obtenha o seu CNPJ. Vale lembrar que essa etapa não tem nenhuma taxa, ou seja, é totalmente gratuita.

Para dar início às atividades da microempresa, será necessário fazer o registro do CNPJ junto à prefeitura da sua cidade. Em muitos municípios, é possível fazer essa etapa online.

Com todos os passos concluídos, é possível prestar serviços para empresas emitindo notas e, de quebra, ter acesso a linhas de crédito.

– Como funciona o MEI para fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente?

Com o CNPJ em mãos e o MEI devidamente regularizado, o microempresário poderá aproveitar muitos benefícios provenientes do governo, porém, para isso acontecer, é necessário estar em dia com as obrigações da empresa.

O microempreendedor deverá pagar um valor mensal, o DAS-MEI, e isso se deve ao fato de que todo fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente paga imposto. Esse documento tem valor fixo e pode ser reajustado anualmente.

Além disso, o microempresário também deve fazer a sua Declaração Anual de Faturamento, a DASN-SIMEI. 

Este procedimento deve ser concluído até o dia 31 de maio de cada ano e visa fiscalizar o quanto o microempresário lucrou no ano anterior.

Outra etapa importante é atender as seguintes regras: ter faturamento anual de até R$ 81 mil, não ser dono, sócio ou administrador de outra empresa e ter no máximo um funcionário contratado em regime CLT.

Obedecendo todas essas etapas, o fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI poderá desfrutar de diversas vantagens, sendo a principal delas a aposentadoria por idade, auxílio-doença e no caso das mulheres, salário-maternidade.

Outros benefícios importantes são o acesso mais rápido a linhas de crédito e o pagamento de juros mais baixos.

– O que não se encaixa nas atividades de fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente?

Este CNAE abrange uma atividade muito específica e com poucas opções em seu portfólio, apenas cinco, como vimos anteriormente.

Para saber todas as informações sobre esta subseção, assim como sua hierarquia, confira as tabelas na sequência.

Atividades permitidas para Fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI

Código Descrição
1732000 Impressos ou não estojos ou cartuchos de papel-cartão
1732000 Fabricação de embalagens de papel-cartão, mesmo laminadas entre si ou com outro suporte celulósico
1732000 Fabricação de cartelas, luvas, solapas ou demais acessórios para embalagens, de papel-cartão
1732000 Fabricação de embalagens de cartolina, impressas ou não
1732000 Fabricação de embalagens de papel-cartão, impressas ou não

CNAE Fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção C Indústrias de transformação
Divisão 17 Fabricação de celulose, papel e produtos de papel
Grupo C Indústrias de transformação
Classe 17320 Fabricação de embalagens de cartolina e papel-cartão
CNAE 1732000 Fabricação de embalagens de cartolina e papel cartão

Ferramentas para atividade de fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI

O fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão independente MEI deve prezar sempre pelos detalhes e ter apreço pela qualidade do trabalho que está executando. Além de sempre estar atento às novidades e tendências de mercado.

Entre as principais ferramentas para realizar sua profissão estão régua, cola, tesoura, grande variedade e qualidade de cartolina e papéis.

Lembre-se: um bom profissional está sempre aprendendo e renovando seus conhecimentos.