A profissão de encadernador(a) e plastificador(a) independente se destina àqueles trabalhadores que atuam com acabamentos de serviços gráficos.

O principal objetivo do encadernador(a) e plastificador(a) independente é auxiliar o cliente na organização e proteção de seus documentos.

Encadernador(a) e plastificador(a) independente pode ser MEI?

Sim, esta profissão pode ser enquadrada na categoria de microempreendedor individual.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

A ocupação aparece na lista de atividades permitidas para serem MEI, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Toda ocupação desta lista possui um código numérico. E qual o CNAE para encadernação e plastificação? O número desta profissão na lista é 1822-9/01 – serviços de encadernação e plastificação.

A hierarquia completa para este profissional você encontra na tabela ao final deste texto.

Dúvidas comuns sobre a atividade de encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI

Todo profissional que busca empreender pode ficar um pouco confuso na hora da formalização, mas saiba que como encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI tudo fica mais simples e menos burocrático.

Neste texto reunimos tudo o que você precisa saber sobre a figura jurídica do microempreendedor individual. Quais impostos pagar? Vou ter benefícios? Quais serão as minhas obrigações?

Confira todas estas respostas abaixo!

Quais as formas de atuação do encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI?

 A atividade do encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI não tem mistério. O profissional presta serviços de acabamento gráfico.

Em seu escopo de trabalho está a encadernação – seja manual ou com auxílio de máquinas – de materiais impressos, tais como apostilas, livros, cadernos, entre outros e as plastifica.

Como abrir MEI para encadernador(a) e plastificador(a) independente?

Abrir um MEI para encadernador(a) e plastificador(a) independente é muito fácil. A formalização é feita pela internet e é totalmente gratuita.

Entretanto, saiba que para integrar a categoria de microempreendedor individual, seja qual for a sua atividade, é preciso seguir as seguintes regras:

– Faturamento anual de até R$ 81 mil e não mais do que isso;

– Não ter sociedade em outra empresa;

– Ter até um funcionário contratado em regime CLT.

Depois de conferir estas informações e checar se você está enquadrado no MEI, o próximo passo é entrar no Portal do Empreendedor, uma plataforma do Governo Federal.

Lá você irá encontrar a opção “Quero ser MEI”. Clique nela e depois entre em “Formalize-se”.

Na hora do cadastro, serão necessárias algumas informações suas como CPF, Título de eleitor e o seu código de atividades MEI.

Lembre-se de inserir corretamente o CNAE de serviços de acabamentos gráficos com encadernação e plastificação, cujo número é 1822-9/01.

Logo após finalizar a sua inscrição no MEI, você irá receber o certificado contendo todas as informações de seu pequeno negócio, o que inclui seu CNPJ.

Para poder emitir as notas fiscais, é preciso cadastrar o número de sua empresa no município onde você reside.

Fique atento porque algumas prefeituras podem oferecer este serviço online.

Como funciona o MEI para encadernador(a) e plastificador (a) independente?

Como um encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI, o trabalhador fica assegurado quanto a uma série de benefícios.

Mas antes de falarmos das vantagens de ser um microempreendedor individual, vamos às obrigações desta categoria.

Você sabia que o encadernador(a) e plastificador(a) paga imposto? Pois é, mas esta classe de trabalhadores paga uma tributação compatível com o tamanho de sua empresa, isto quer dizer que é diferente dos impostos que grandes empresas precisam bancar.

Todos estes tributos vêm unificados dentro de um só documento, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

A guia tem valor fixo, com possibilidade de reajuste anual, e seu pagamento deve ser mensal. É nela, por exemplo, em que há um desconto do INSS, o que garante a você o acesso aos benefícios previdenciários, como veremos mais adiante.

E além do DAS, o trabalhador autônomo MEI precisa realizar, uma vez ao ano e sob prazo estipulado pelo Governo, a sua Declaração de Faturamento (DASN-SIMEI).

Todas estas responsabilidades culminam em benefícios ao profissional, já que com os pagamentos em dia ele poderá usufruir da aposentadoria por idade (quando chegada a hora) ou invalidez, auxílio-doença, salário maternidade, entre outros.

Além disso, o encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI acaba conseguindo algumas facilidades bancárias, como linhas de crédito com juros mais baixos.

Isso sem contar na credibilidade de ter um negócio formalizado.

O que não se encaixa nas atividades de encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI?

O CNAE de encadernador(a) e plastificador(a) independente não inclui serviços como colagens, furação, laminação ou outras atividades que não sejam as exatas mencionadas no nome desta ocupação.

Os serviços mencionados enquadram-se em outro código de atividades dentro do MEI que não o CNAE de encadernação(a) e plastificação.

Atividades permitidas para Encadernador(a)/plastificador(a), independente MEI

Código Descrição
1822901 Serviços de encadernação e plastificação (acabamentos graficos)
1822901 Serviços de encadernação (acabamento gráfico)
1822901 Serviços de plastificação (acabamento grafico)

CNAE Encadernador(a)/plastificador(a), independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção C Indústrias de transformação
Divisão 18 Impressão e reprodução de gravações
Grupo C Indústrias de transformação
Classe 18229 Serviços de acabamentos gráficos
CNAE 1822901 Serviços de encadernação e plastificação

Ferramentas para a atividade de encadernador(a) e plastificador(a) independente MEI

Quem deseja atuar como encadernador(a) e plastificador independente MEI irá necessitar justamente dos materiais para prestar este tipo de serviço, seja uma máquina, espiral, capas plásticas, etc.