O oleiro(a) independente é o artesão profissional que trabalha em olarias na fabricação de calhas, cantos, rodapés e semelhantes em cerâmica.

Entre as funções de oleiro independente está a fabricação de cerâmicas vazadas para ornamentos de fachadas, lajotas e manilhas de cerâmica.

Oleiro(a) independente pode ser MEI?

Sim, o oleiro independente pode ser MEI e trabalhar de forma regularizada e conquistar benefícios da previdência e benefícios bancários.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Suas atividades estão relacionadas ao CNAE 2342-7/02 – Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos.

Para entender todas as possibilidades de atuar nessa profissão como microempreendedor individual e conseguir iniciar suas atividades da maneira correta, acompanhe o texto até o final.

Dúvidas comuns sobre a atividade de oleiro independente MEI

O MEI foi criado para ajudar o microempreendedor individual, transformando toda a burocracia das empresas comuns em um processo rápido e simples, que pode ser resolvido diretamente do seu dispositivo móvel.

Além disso, não existem cobranças em iniciar o seu MEI de oleiro(a) independente, ou seja, não é preciso investir nada para começar a empreender.

Para facilitar ainda mais a abertura do seu empreendimento, acompanhe as principais perguntas e respostas que separamos para você.

  • Quais as formas de atuação do oleiro independente MEI?

O empreendedor que deseja ser um oleiro independente MEI poderá realizar 13 atividades na sua área de atuação.

Porém, se você ainda não sabe o que é um MEI de oleiro independente, nós vamos explicar.

O oleiro independente cria, molda e dá forma ao barro, confeccionando vasos, pratos, entre outros objetos de cerâmica.

Entre os produtos desenvolvidos por este profissional estão telhas e tijolos de cerâmica ou barro cozido. No caso dos tijolos, este autônomo não pode fabricar os modelos refratários.

Com isso, o microempreendedor individual pode atuar de forma autônoma, além de prestar serviços para pequenos negócios e empresas especializadas.

  • Como abrir um MEI para oleiro independente?

O processo para abrir seu MEI de oleiro independente, é bem simples, basta ter uma conexão estável na internet para acessar o site pelo notebook ou dispositivo móvel, e acompanhar o guia abaixo que preparamos para você.

Para começar, abra seu navegador e acesse o Portal do Empreendedor, clique em “Quero Ser MEI” e vá em “Formalize-se”, onde iniciará o seu cadastro. Uma dica importante é deixar seus documentos por perto, você vai precisar deles.

Leia com atenção as informações e preencha o formulário com seus dados pessoais e algumas informações da sua microempresa. Nesse momento, será necessário informar o CNAE da sua atividade, ou seja, 2342-7/02 – Oleiro(a) independente.

É possível relacionar até 15 atividades secundárias para sua microempresa, escolha com muita atenção. Confira atentamente todas as informações que foram fornecidas, imprima seu Certificado MEI e a numeração do seu CNPJ.

Lembre-se: com o CNPJ em mãos, é necessário ir à prefeitura da sua cidade para obter a Inscrição Municipal. Alguns municípios oferecem esse processo online, vale a pena se informar.

Desta forma, é possível emitir notas para quem requisitar seus serviços e assim garantir benefícios e vantagens.

  • Como funciona o MEI para oleiro independente?

Para que o MEI funcione perfeitamente, é necessário entender que o oleiro independente MEI paga imposto, afinal os profissionais desta categoria têm obrigações que devem ser seguidas.

A primeira delas é pagar a DAS-MEI mensalmente, além disso, será necessário fazer a  Declaração Anual de Faturamento anualmente, a DASN-MEI, até o dia 31 de maio.

Outro ponto importante é que seu faturamento anual não deve ultrapassar os R$81 mil e não você não pode ser dono, sócio ou administrador de outra empresa. O CNAE de oleiro independente permite apenas um funcionário contratado em regime CLT.

Obedecendo todas essas obrigações, o microempreendedor individual terá direito a benefícios previdenciários e também bancários.

Pela previdência, será possível receber aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte (para a família). 

Nos bancos, você terá acesso a produtos e serviços, como crédito com condições especiais.

  • O que não se encaixa nas atividades de oleiro independente MEI?

Como falado, o oleiro independente MEI tem muitas possibilidades para exercer a sua profissão.

Mas, existem três atividades que esse profissional não poderá realizar, acompanhe a lista:

  • fabricação de pedra artificial, por exemplo: mármore sintético;
  • fabricação de produtos cerâmicos refratários;
  • fabricação de artigos sanitários de cerâmica.

Para ficar por dentro de todas as restrições e especificações referentes a esta atividade profissional, consulte as tabelas disponíveis abaixo:

Atividades permitidas para Oleiro(a) independente MEI

Código Descrição
2342702 Fabricação de canos de cerâmica
2342702 Fabricação de produtos de olaria
2342702 Fabricação de manilhas de cerâmica
2342702 Fabricação de telhas cerâmicas ou de barro cozido
2342702 Fabricação de tubos de cerâmica
2342702 Fabricação de elementos de chaminés, ornamentos arquitetônicos, etc., de cerâmica
2342702 Fabricação de lajotas de cerâmica
2342702 Fabricação de ladrilhos e placas de cerâmica para pavimentação ou revestimento, não esmaltados (lado superior ou igual a 7 cm)
2342702 Fabricação de tijolos cerâmicos ou de barro cozido - exceto refratário
2342702 Fabricação de calhas, cantos, rodapés e semelhantes de cerâmica
2342702 Fabricação de pastilhas, cubos e artigos semelhantes de cerâmica, para mosaicos, esmaltados ou não (lado inferior a 7 cm)
2342702 Fabricação de cerâmica vazada para ornamentação de fachadas
2342702 Fabricação de conexões de cerâmica

CNAE Oleiro(a) independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção C Indústrias de transformação
Divisão 23 Fabricação de produtos de minerais não-metálicos
Grupo C Indústrias de transformação
Classe 23427 Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários para uso estrutural na construção
CNAE 2342702 Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos

Ferramentas para a atividade de oleiro independente MEI

A principal característica do oleiro independente MEI é a habilidade manual, além de um extenso conhecimento de técnicas. Além disso, essa profissão exige uma boa condição física.

Se possível, este microempreendedor individual deve investir em boas ferramentas, como a roda ou torno, augueiro, esquinote, peças para acabamento, etc.