O fabricante de artefatos de funilaria independente é aquele profissional que trabalha na confecção de itens a partir de chapas metálicas: como baldes, tinas, regadores, calhas, condutores para água, funis, etc.

Além disso, o fabricante de artefatos de funilaria independente trabalha com aço, e suas ligas, na fabricação de artefatos estampados de metais não-ferrosos e suas ligas, e peças repuxadas de metal.

Fabricante de artefatos de funilaria independente pode ser MEI?

Sim, o empreendedor que tem o desejo de atuar como fabricante de artefatos de funilaria independente pode ser MEI.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para o microempreendedor que está na dúvida sobre qual o CNAE fabricante de artefatos de funilaria independente, ele está registrado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas pelo número: 2532-2/01 – produção de artefatos estampados de metal.

Toda a hierarquia do CNAE de fabricante de artefatos de funilaria independente está disponível mais abaixo.

Dúvidas comuns sobre a atividade de fabricante de artefatos de funilaria independente

Empreender muitas vezes pode assustar, visto todas as burocracias, regras e obrigações.

Porém, quem opta por se tornar MEI, a vida de microempreendedor fica mais simples, ágil e com muitos benefícios.

Para simplificar ainda mais a sua vida de empreendedor, veja as perguntas e respostas mais frequentes sobre o MEI e fique por dentro de tudo sobre como regularizar sua atividade como fabricante de artefatos de funilaria independente.

Quais as formas de atuação do fabricante de artefatos de funilaria independente?

O fabricante de artefatos de fabricante de artefatos de funilaria independente MEI tem a possibilidade de atuar em várias áreas dentro de sua profissão.

Esse profissional trabalha na produção de telhas de zinco, faz serviços de estamparia de metais, fabrica caixas e estojos para ferramentas, cosméticos (estojos para pintura do rosto), cigarreiras, etc.

Caso haja dúvida sobre o que é fabricante de artefatos de funilaria independente, e o que ele faz, é possível consultar a  tabela mais abaixo com todas as especificações

Como abrir um MEI para fabricante de artefatos de funilaria independente?

O procedimento para abrir o MEI de fabricante de artefatos de funilaria independente e regulamentar a profissão é bem simples e rápido, levando apenas alguns minutos, sendo que a formalização é feita, em sua totalidade, pela internet.

Acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o Portal do Empreendedor, o site oficial para abrir o MEI;
  • Na página inicial, acesse a área “Quero ser MEI” e depois clique em “Formalize-se”;
  • Faça o cadastro preenchendo seus dados pessoais. Depois, informe o CNAE 2532-2/01, correspondente a fabricante de artefatos de funilaria independente;
  • Com esse processo realizado, o sistema vai gerar automaticamente o seu Certificado MEI;
  • Por fim, será necessário ir até a prefeitura de sua cidade para registrar o número de CNPJ da sua empresa. Algumas prefeituras disponibilizam esse atendimento online.

Vale lembrar que essa etapa do processo é totalmente gratuita.

Com seu empreendimento oficialmente aberto, será possível emitir notas fiscais e até mesmo solicitar um alvará, caso deseje ter sua própria estamparia.

Como funciona o MEI para fabricante de artefatos de funilaria independente?

Estar regularizado como fabricante de artefatos de funilaria independente MEI traz muitos benefícios para o empreendedor. Mas quem quiser ter acesso a todos eles precisa estar em dia com as suas obrigações de microempreendedor.

A principal obrigação é respeitar às três regras básicas para todos o MEI:

  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Não ser dono, sócio ou administrador de outra empresa;
  • Ter no máximo um funcionário contratado em regime CLT.

Se enquadrado em todas essas regras, o microempreendedor deve ficar atento ao pagamento da DAS, pois o fabricante de artefatos de funilaria MEI paga imposto. 

Este documento deve ser pago mensalmente e tem um valor fixo, podendo ser reajustado anualmente.

Além disso, o MEI é obrigado a realizar a Declaração Anual de Faturamento, conhecida como DASN-SIMEI. Esse documento deve ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano, e serve para fiscalizar o quanto o microempresário lucrou no ano anterior.

Com todas as obrigações em dia, o fabricante de artefatos de funilaria independente MEI terá direito a aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e até pensão por morte.

O que não se encaixa nas atividades de fabricante de artefatos de funilaria independente?

O empreendedor que atuar sob o CNAE fabricante de artefatos de funilaria independente tem muitas áreas para procurar oportunidades.

Porém, existem segmentos que não estão inclusos em seu escopo de trabalho, ou seja, esse CNAE não compreende a fabricação de peças moldadas em pós metálicos (sintetizadas) e revestidas, além de talheres de metal e de utensílios domésticos metálicos estampados.

CNAE Fabricante de artefatos de funilaria independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade de fabricante de artefatos de funilaria independente

O fabricante de artefatos de funilaria independente MEI, deve prezar pela qualidade do seu trabalho. Sendo assim, ter as ferramentas adequadas à sua atividade é de suma importância.

Entre as ferramentas que não podem faltar em seu dia a dia estão a máquina de solda inversora, máquina de solda, tesoura para corte de lataria, lixadeira, roto orbital e claro material de proteção pessoal.