O cunhador de moedas e medalhas independente trabalha em um ramo bastante específico e sua atuação acontece por meio da cunhagem de moedas, inclusive as de uso legal. 

Além disso, em sua atividade também é possível que o cunhador de moedas e medalhas independente produza medalhas que podem ser fabricadas a partir de metais preciosos ou não. 

Cunhador de moedas e medalhas independente pode abrir MEI? 

A boa notícia é que sim, o cunhador de moedas e medalhas independente pode ser MEI, pois sua função está listada no Classificação Nacional de Atividades Econômicos. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Durante o processo de abertura do seu CNPJ nesta modalidade, o profissional deverá indicar o CNAE 3211-6/03 – Cunhagem de moedas e medalhas.

Ingressando nesta categoria, poderá contar com diversos benefícios, além de ser respaldado por uma série de leis. 

Dúvidas comuns sobre a atividade de cunhador de moedas e medalhas independente  MEI

Lançado em 2008 com o objetivo de facilitar a formalização de profissionais de mais de 400 atividades diferentes, o MEI se tornou um importante aliado de quem deseja empreender no Brasil. 

Mas mesmo após tantos anos, os autônomos que desejam integrar este modelo podem ter dúvidas e até mesmo inseguranças.

Por isso, preparamos um material completo sobre como se tornar MEI cunhador de moedas e medalhas independente. Veja tudo abaixo. 

– Quais são as formas de atuação do cunhador de moedas e medalhas independente MEI?

O CNAE de cunhador de moedas e medalhas independente é bastante específico e permite apenas que este profissional atue na cunhagem destes dois tipos de peças. 

Contudo, as medalhas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, sejam eles metais preciosos ou não. 

Outro ponto desta atividade é a possibilidade de comercializar as medalhas pela internet, produzindo modelos sob medida. 

– Como abrir MEI para cunhador de moedas e medalhas independente independente?

É preciso apenas um computador ou celular conectado à internet para abrir uma inscrição no MEI. E o melhor de tudo é que não é necessário gastar um centavo para fazer isso! 

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção “Quero ser MEI”, que aparece logo na página inicial. 

Depois, clique em “Formalize-se” e preencha todos os dados requisitados pela plataforma. Nesta etapa, deve-se também informar o CNAE de cunhador de moedas e medalhas independente 3211-6/03.

Na sequência, será gerado o Certificado MEI, que traz o CNPJ do seu negócio. Então, seu cadastro estará pronto e você já pode começar a atuar em sua área de forma legalizada. 

A finalização da abertura do MEI termina com o registro do seu CNPJ na prefeitura de sua cidade, um procedimento que pode ser feito online dependendo da localidade. 

Este processo é importante, pois garante ao microempreendedor individual a possibilidade de emitir notas fiscais de seus serviços. 

– Como funciona o MEI para cunhador de moedas e medalhas independente?

Muita gente tem dúvidas sobre quais as obrigações fiscais do MEI, por isso, é válido ressaltar que o cunhador de moedas e medalhas independente MEI paga imposto. 

Trata-se, na realidade, de uma contribuição mensal de valor fixo chamada DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), na qual estão embutidos impostos como INSS e ISS.

Além disso, é necessário fazer a Declaração Anual de Faturamento, a DASN-SIMEI, sempre até o dia 31 de maio. 

E tem mais, o MEI deve cumprir ainda três requisitos para integrar e permanecer na categoria:

  • Não ultrapassar um faturamento anual de R$ 81 mil;
  • Não ser sócio, titular ou administrador de outra empresa;
  • Contratar até um funcionário em regime CLT para seu negócio.

– Quais os benefícios do MEI cunhador de moedas e medalhas independente?

Esta modalidade traz muitas vantagens para seus integrantes, entre elas, crédito facilitado em várias instituições financeiras. 

E ao realizar em dia o pagamento do boleto DAS, o cunhador de moedas e medalhas independente MEI contará com benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte e salário maternidade. 

– O que não se encaixa nas atividades de cunhador de moedas e medalhas independente?

O CNAE de cunhador de moedas e medalhas independente não permite que este profissional atue na impressão de papel moeda. 

A seguir, conheça todos os detalhes sobre esta subseção, bem como sua hierarquia. 

Atividades permitidas para Cunhador(a) de moedas e medalhas independente MEI

Código Descrição
3211603 Cunhagem de medalhas de metais preciosos
3211603 Cunhagem de medalhas de metal
3211603 Cunhagem de moedas

CNAE Cunhador(a) de moedas e medalhas independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção C Indústrias de transformação
Divisão 32 Fabricação de produtos diversos
Grupo C Indústrias de transformação
Classe 32116 Lapidação de gemas e fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria
CNAE 3211603 Cunhagem de moedas e medalhas

Ferramentas para a atividade de cunhador de moedas e medalhas independente MEI 

O trabalho do cunhador de moedas e medalhas independente MEI envolve o uso de equipamentos bastante específicos, com maquinário exclusivo para a cunhagem, bem como outras ferramentas.

Um item importante que este profissional não pode deixar de pensar para seu negócio é ter embalagens adequadas tanto para moedas quanto medalhas. Esse detalhe pode fazer toda a diferença na apresentação dos produtos para o consumidor final.