O bombeiro(a) hidráulico independente é o profissional responsável pelo trabalho de instalação de tubulações, o que se estende do projeto inicial até o resultado final.

Dentre suas competências também estão a inspeção e quantificação de materiais, o preparo do local antes da instalação ocorrer de fato e a manutenção. O bombeiro hidráulico independente também fica encarregado dos testes operacionais das canalizações.

Bombeiro (a) hidráulico pode ser MEI?

Sim, o bombeiro hidráulico pode ser MEI, uma vez que esta atividade está enquadrada no CNAE 4322-03/01 – Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Assim, este profissional poderá tirar seu CNPJ e emitir notas fiscais sem muita burocracia. E sabe o que é ainda melhor?

Desde o dia 1° de setembro de 2020, os microempreendedores não necessitam de licença de funcionamento, o que quer dizer que não é necessário ter um alvará para bombeiro hidráulico independente MEI.

Aos interessados, mais abaixo será possível conferir a tabela com a hierarquia completa deste CNAE.

Dúvidas comuns sobre a atividade de bombeiro(a) hidráulico independente MEI

Apesar de existir desde 2008 no Brasil, muita gente ainda tem dúvidas quanto ao processo de abertura do MEI. Para solucionar isso, separamos uma lista de perguntas e respostas sobre as principais informações acerca da atividade de bombeiro hidráulico independente MEI. Confira!

– Quais as formas de atuação do bombeiro(a) hidráulico independente MEI?

O CNAE de bombeiro hidráulico independente MEI permite que este profissional atue na instalação, na manutenção e no reparo de sistemas de aquecimento com coletor solar, gás ou óleo, equipamentos hidráulicos e sanitários, ligações de gás e tubulações de vapor.

Como abrir MEI para bombeiro(a) hidráulico independente?

A abertura do MEI para bombeiro hidráulico independente é feita diretamente no Portal do Empreendedor, no site oficial do Governo Federal.

Uma vez que você acessar a plataforma, será possível ver a opção “Quero ser MEI”, basta clicar nela e ir em “Formalize-se”.

Pronto, agora você chegou no campo onde devem ser inseridos todos os dados necessários para a formalização de seu pequeno negócio. É nesta parte também que será preciso informar o CNAE correto da atividade exercida.

Sempre confira para ver se o código inserido está correto e, assim, evitar problemas futuros.

Quando finalizar todo este processo, será gerado o seu certificado de bombeiro hidráulico MEI. Guarde-o, seja de forma digital ou física, porque é nele que estarão todos os dados do seu negócio, incluindo o seu CNPJ.

E por falar em CNPJ, o último passo é registrá-lo na prefeitura de sua cidade.

Bem simples, não é mesmo? Vale ressaltar que a abertura do MEI de bombeiro hidráulico independente é totalmente gratuita.

– Como funciona o MEI para bombeiro(a) hidráulico independente?

Qualquer atividade que pode ser exercida como microempreendedor individual deve seguir três regras básicas:

– Faturamento anual menor ou igual a R$ 81 mil;

– Não ser sócio, administrador ou dono de outra empresa;

– Ter apenas um funcionário contratado para o seu negócio.

Simples, não é mesmo? Mas além disso, o bombeiro hidráulico MEI também precisa cumprir com os seus deveres perante a lei.

Tais obrigações incluem o pagamento mensal do DAS, um documento que unifica todos os impostos pagos por esta classe de trabalhadores, e a Declaração Anual de Faturamento do Simples Anual (DASN – SIMEI), que como o próprio nome sugere, é realizada uma vez ao ano.

Então, isso quer dizer que bombeiro hidráulico MEI paga imposto? Sim, mas os valores são menores se comparado com grandes empresas. Isso se dá justamente para fomentar o empreendedorismo no Brasil.

Por outro lado, o bombeiro hidráulico independente MEI terá algumas vantagens interessantes com esta formalização como os benefícios previdenciários (aposentadoria, salário-maternidade, auxílio doença, entre outros) e até mesmo mais facilidade para ter crédito com juros mais baixos nas instituições bancárias.

– O que não se encaixa nas atividades de bombeiro(a) hidráulico independente MEI?

O que o bombeiro hidráulico faz é uma atividade de instalação e manutenção bem específica, o que não inclui a reparação de rede para a distribuição de gases, nem coletores solares de energia e muito menos equipamentos elétricos para aquecimento.

Todas estas atividades citadas acima possuem um CNAE específico, então se você se enquadra em alguma delas, vale dar uma olhada nas orientações de cada uma.

Atividades permitidas para Bombeiro(a) hidráulico independente MEI

Código Descrição

CNAE Bombeiro(a) hidráulico independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade MEI de bombeiro (a) hidráulico independente

Esta é uma profissão que exige um kit de ferramentas, como o alicate de bombeiro hidráulico, chave de fenda, luvas, tesoura, martelo, entre outros.

O local e o serviço que será desempenhado pelo bombeiro hidráulico independente MEI é o que vai determinar quais ferramentas este profissional irá usar.

Nesta matéria especial você encontra tudo o que precisa saber sobre a profissão de encanador. Não perca!