Encanador independente é a profissão relacionada aos projetos hidráulicos, podendo efetuar instalações e manutenções de tubulações em residências, sejam casas ou edifícios.

Por este motivo, o profissional que atua como encanador independente precisa entender sobre estes sistemas que transportam de água potável até esgoto.

Encanador independente pode ser MEI?

Sim, o encanador independente pode ser MEI. A ocupação integra a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e, portanto, está autorizada a tirar o certificado de microempreendedor individual.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O CNAE de encanador independente é 4322-3/01 – Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás. Já anote este número, porque na hora de registrar-se como MEI, você irá necessitá-lo.

Dúvidas comuns sobre a atividade de encanador independente MEI

Quem deseja empreender no Brasil e tem a sua atividade listada pelo CNAE precisa entender como funciona o MEI, uma vez que esta é a maneira mais simples de obter um CNPJ e conta com uma série de benefícios.

Contudo, neste caminho muitas dúvidas podem aparecer. Pensando nisso, reunimos os principais pontos sobre como é ser encanador independente MEI. Confira a seguir!

Quais as formas de atuação do encanador independente MEI?

O encanador independente atua na instalação e manutenção de tubulações e, por isso, muito requisitado não somente em residências, como em construções também.

Para exercer esta profissão é necessário que o trabalhador entenda sobre o sistema hidráulico, bem como saiba manusear caixas d’água, vasos sanitários, ralos, esgotos, reservatórios, entre outros.

Como abrir MEI de encanador independente?

Agora que você já sabe o que é encanador independente, vamos ao tópico que pode gerar mais dúvidas: como ser um microempreendedor individual.

Antes de mais nada, é válido reforçar que abrir MEI para encanador é um processo simples, rápido e gratuito. Além disso, a formalização é feita 100% online.

No entanto, todo microempreendedor precisa seguir três regrinhas básicas desta categoria:

  1. Faturamento anual deve ter um limite de R$ 81 mil;
  2. Não pode ser dono, sócio ou administrador de outra empresa;
  3. Se quiser contratar um funcionário para te ajudar você pode, porém não mais do que um, ok?

Cumprindo estes pré-requisitos e tendo a sua profissão dentro do CNAE, como é o caso do encanador independente MEI, você já pode fazer o seu cadastro de microempreendedor individual.

Para isso, acesse o Portal do Empreendedor, no site oficial do Governo Federal. Lá você verá que existe a opção “Quero ser MEI”. Clique nela e depois vá em “Formalize-se”.

Então, você será redirecionado à página de registro, na qual será necessário informar seus dados pessoais e o CNAE de encanador independente 4322-3/01.

Conclua o cadastro para receber, de imediato, o seu certificado com o CNPJ. Por fim, pegue este número e registre o seu pequeno negócio na prefeitura de sua cidade.

Feito isso, já é possível atuar como encanador independente MEI. Bem simples, certo?

Como funciona o MEI para encanador independente?

Como uma microempresa oficialmente regularizada no Brasil, o encanador independente MEI fica assegurado quanto aos benefícios previdenciários. Isso inclui a aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros.

Além disso, o trabalhador autônomo também consegue algumas facilidades bancárias que são uma mão na roda para quem atua independentemente, afinal, é possível conseguir linhas de crédito com juros mais baixos, por exemplo.

Em contrapartida, o profissional deve estar em dia com suas obrigações. O encanador independente paga imposto proporcional à sua categoria.

O valor é cobrado mensalmente através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O tributo é fixo, mas pode sofrer reajustes anuais.

Ainda, uma vez por ano o trabalhador também precisa realizar a sua Declaração de Faturamento, a DASN-SIMEI para informar o Governo o quanto ele lucrou no ano anterior.

O prazo máximo para a entrega do documento costuma ser o dia 31 de maio de cada ano.

O que não se encaixa nas atividades de encanador independente?

A atividade de encanador independente não contempla instalações e manutenções de refrigeração central, exceto industrial, coletores solares de energia ou equipamentos elétricos para aquecimento.

Todas estas ocupações podem ser MEI, mas com um código CNAE distinto.

Atividades permitidas para Encanador independente MEI

Código Descrição
4322301 Instalação de sistema de aquecimento solar, quando executada por unidade especializada
4322301 Reparação ou manutenção de redes para distribuição para fluídos diversos (oxigênio nos hospitais)
4322301 Instalação de redes para distribuição de gases e fluidos
4322301 Serviço de preparação de instalações hidráulicas ou de gás prediais para possibilitar o uso de aparelhos e equipamentos domésticos
4322301 Serviços de bombeiros hidráulicos
4322301 Instalação de encanamentos
4322301 Serviços hidráulicos
4322301 Sanitárias e de gás (construção) instalações hidráulicas
4322301 Instalação de placas coletoras para instalações térmicas alimentadas por energia solar, quando executada por unidade especializada
4322301 Instalação de redes para distribuição de fluidos diversos (oxigênio nos hospitais)
4322301 Sanitárias e de gás instalações hidráulicas
4322301 Serviço de encanação residencial

CNAE Encanador independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção F Construção
Divisão 43 Serviços especializados para construção
Grupo F Construção
Classe 43223 Instalações hidráulicas, de sistemas de ventilação e refrigeração
CNAE 4322301 Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás

Ferramentas para atividade de encanador independente MEI

Como encanador independente MEI, o profissional irá necessitar de algumas ferramentas tais como alicates, trena, chave inglesa, limpador de dreno, cortador de tudo, etc.