A profissão de instalador(a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente define o trabalho de quem é responsável por instalar GPS, radiogoniômetro e cronômetros.

Além disso, o instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente também pode instalar outros tipos de aparatos importantes para a navegação.

Instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente pode ser MEI?

 Sim, esta ocupação não exerce uma atividade intelectual e nem tem um sindicato próprio, logo o profissional que atuar nesta área poderá ter o seu Certificado MEI.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para isso, no momento do cadastro, é preciso informar o CNAE de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente 4329-1/02.

Assim, esta será a atividade principal do seu pequeno negócio. Abaixo você confere as principais informações sobre este enquadramento no MEI, além de conferir como formalizar a sua microempresa. Confira!

Dúvidas comuns sobre a atividade de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI

 Abrir o seu próprio negócio pode gerar inseguranças e, claro, muitas dúvidas, especialmente quando se trata da figura jurídica do microempreendedor individual.

Por isso, compilamos algumas perguntas e respostas sobre a atividade de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI a fim de sanar alguns destes questionamentos. Veja abaixo!

Quais as formas de atuação do instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI?

Antes de falarmos sobre as formas de atuação deste pequeno empreendedor, você sabe o que é a navegação marítima?

O termo designa a atividade de deslocamento de navios, barcos e lanchas, por exemplo, sob as águas do mar.

Mas para navegar, todo capitão precisa de recursos que o auxiliem na direção. Portanto, este profissional fica responsável pela instalação de todos os instrumentos náuticos que visam orientar a navegação.

Dentre estes equipamentos estão o GPS, o cronômetro, o radiogoniômetro, entre outros.

Como abrir um MEI de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente?

Você não precisa gastar um centavo sequer para abrir o MEI de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente, porque o processo é inteiramente gratuito, além de ser feito todo online.

No entanto, para se enquadrar dentro das exigências do MEI, é preciso que o seu faturamento seja, no máximo, de R$ 81 mil.

Você também não pode ter nenhum tipo de sociedade com outra empresa e, caso queira contratar algum ajudante pode, mas desde que não supere o limite de um funcionário trabalhando em seu negócio.

Se você cumprir com estas obrigações, já pode abrir o seu MEI. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor, clique em “Quero ser MEI” e depois vá em “Formalize-se”.

O sistema, então, abrirá um formulário requerendo algumas informações pessoais e o CNAE de instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente.

Logo que terminar o cadastro, você já recebe o seu Certificado MEI junto com o CNPJ da sua empresa.

Por fim, é só registrar este número na prefeitura de sua cidade e pronto, já pode usufruir de todos os benefícios da categoria!

Como funciona o MEI de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente?

Uma vez formalizado, o profissional passa a ser cobrado como uma microempresa. Em outras palavras, isso quer dizer que o instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI paga imposto.

Entretanto, o bom de ser um microempreendedor individual é que o trabalhador nunca será surpreendido com altos valores em tributação, porque os impostos são fixos e cobrados mensalmente por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Além disso, anualmente o pequeno empresário precisa realizar o DASN-SIMEI, que nada mais é do que a Declaração de Faturamento do ano anterior ao vigente. Tudo isso para saber se o profissional não está lucrando mais do que o permitido pela categoria.

Por outro lado, existem vários benefícios em ser MEI, tais como a aposentadoria por idade ou invalides, o auxílio doença, o salário-maternidade e até a pensão por morte.

Outras vantagens são as facilidades bancárias, como linhas de crédito com juros mais baixos e a emissão de notas fiscais.

O que não se encaixa na atividade de instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI?

Este CNAE é bem específico e tudo o que foge da instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente não está permitido.

Para entender melhor a hierarquia desta ocupação, confira as tabelas abaixo!

Atividades permitidas para Instalador(a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI

Código Descrição
4329102 Instalação de equipamentos para orientação a navegação marítima, fluvial e lacustre

CNAE Instalador(a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção F Construção
Divisão 43 Serviços especializados para construção
Grupo F Construção
Classe 43291 Obras de instalações em construções não especificadas anteriormente
CNAE 4329102 Instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima fluvial e lacustre

Ferramentas para a atividade e instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI

O profissional que trabalhar como instalador (a) de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre, independente MEI precisará de noções básicas de sistemas elétricos e de sistemas de navegação no geral.

Dentre as ferramentas, pode ser necessário ter alicates, chaves de fenda, entre outros.