O montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos é o profissional que atua na instalação de iluminação e sinalização urbana, de semáforos e de pistas de decolagem.

A profissão de montador(a)  e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos é essencial para a boa organização do trânsito e até mesmo para evitar acidentes, já que ele ilumina as pistas.

Montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos pode ser MEI?

Sim, o montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos pode ser MEI e formalizar a sua atuação.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O CNAE para trabalhar com montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação é o 4329-1/04 – Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos.

Para entender como abrir o seu MEI e descobrir quais são seus direitos e vantagens como Microempreendedor Individual, acompanhe a leitura até o final.

Dúvidas comuns sobre a atividade de montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos MEI

O MEI foi criado para facilitar a vida do microempreendedor, além de garantir benefícios, não contém burocracias de empresas convencionais e sua formalização é feita pela internet.

Desta forma, veja as principais perguntas e respostas sobre como se tornar um montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos MEI.

  • Quais as formas de atuação do montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos?

Este Microempreendedor Individual pode trabalhar com a instalação de cancelas eletrônicas, implantação de equipamentos de sinalização para rodovias e aeroportos.

Outras possibilidades são atuar com a instalação de iluminação em áreas urbanas, como postes e semáforos. Assim como a manutenção e reparação de sistemas de iluminação e sinalização de vias públicas.

  • Como abrir um MEI para montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos?

Para dar os primeiros passos como um Microempreendedor Individual basta ter um notebook ou celular conectados à internet e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá para o Portal do empreendedor, leia com atenção os tópicos e acesse “Quero ser MEI”, quando carregar a página, clique em “Formalize-se”;
  2. Deixe seus documentos pessoais separados, será necessário preencher um formulário com alguns dados, como nome, telefone, endereço, etc.;
  3. Preencha a área referente a sua área de atuação, sendo assim, deixe por perto o número do CNAE referente a montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação: 4329-1/04;
  4. Você poderá escolher até 15 atividades secundárias para sua área de atuação, leia com atenção;
  5. Finalize o processo, confira as informações, faça o download do Certificado MEI e anote o número do seu CNPJ;
  6. Na prefeitura da sua cidade, faça o registro do seu CNPJ para poder começar a trabalhar e emitir as notas referentes aos seus serviços. Alguns municípios disponibilizam essa regularização da empresa pela internet.

Vale lembrar que não será cobrado nenhuma taxa para abrir o MEI de montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos.

  • Como funciona o MEI para montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos?

A vida como Microempreendedor Individual é sem burocracias, mas é preciso seguir algumas regras e obrigações para poder curtir todas as vantagens que essa modalidade tem a oferecer.

O primeiro passo é que o MEI de montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos pode ter faturamento anual de até R$ 81mil, uma média de R$ 6,75 mil por mês.

Além disso, esse microempreendedor não pode ser dono, sócio ou administrador de outra empresa e deverá ter, no máximo, um funcionário contratado em regime CLT.

Outra obrigação importante é que o montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos paga imposto e desta maneira precisa quitar mensalmente a DAS-MEI.

Também será necessário fazer a DASN-MEI, a Declaração Anual de Faturamento, até o dia 31 de maio de cada ano.

Com tudo isso em dia, o MEI montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos terá direito a aposentadoria por idade, pensão por morte, salário-maternidade para as mulheres, entre outros benefícios da Previdência Social.

Mas não para por aí, o MEI tem acesso a linhas de crédito e a condições especiais de pagamento nos bancos, não deixe de consultar a sua agência.

  • O que não se encaixa nas atividades de montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos MEI?

O CNAE de montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação, dá muitas oportunidades ao seu microempreendedor, mas existem algumas atividades que ele não pode realizar.

Ou seja, não será possível atuar na fabricação de placas e de painéis luminosos, na sinalização de tráfego e semelhantes, além da sinalização com pintura em rodovias e aeroportos.

Consulte as tabelas abaixo para ver todas as atividades permitidas nesta profissão, além de sua hierarquia.

CNAE Montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade MEI de montador(a) e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos

É recomendável que o Microempreendedor Individual invista em ferramentas para auxiliá-lo a executar suas atividades como chave de fenda, furadeira, luvas, escada, etc.