A profissão de instalador(a) de isolantes térmicos independente, como o próprio nome diz, é exercida pelo trabalhador que realiza serviços de isolamento térmico com auxílio de almofadas, mantas, placas, entre outros materiais.

Os serviços do instalador(a) de isolantes térmicos independente podem ser solicitados tanto em regiões muito quentes, quanto em locais mais frios.

Instalador(a) de isolantes térmicos independente pode ser MEI?

Sim, o instalador ou a instalador de isolantes térmicos independente pode ser MEI, já que esta é uma das atividades listadas pela categoria como aptas para ter o registro de microempreendedor individual.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Mas para se inscrever no MEI, o profissional precisa saber o código CNAE de isolamento térmico, ou seja, a sequência numérica que descreve a atividade deste microempreendedor.

Por isso, já anote aí: o CNAE de instalador(a) de isolantes térmicos é 4329-1/05 – Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração.

Ao longo deste texto será possível entender um pouco mais sobre esta ocupação dentro do MEI. Confira!

Dúvidas comuns sobre a atividade de instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI

É natural que, ao pensar em empreender, muitas dúvidas surjam no meio do caminho.

Por isso, este texto tem o intuito de esclarecer tudo sobre a profissão de instalador(a) de isolantes térmicos independente no MEI, assim todo microempresário que quiser se formalizar com esta ocupação, pode fazê-lo com mais facilidade.

Preparado? Então, vamos lá!

Quais as formas de atuação do instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI?

A atividade de instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI é muito importante, porque ele é responsável por manter a temperatura ideal dentro de um ambiente.

Em regiões mais frias, por exemplo, o isolante térmico auxilia no aquecimento do ambiente, já em locais onde a temperatura é muito alta, o isolante térmico ajuda a não deixar que o calor externo entre com facilidade.

O profissional desta área, portanto, trabalha na instalação de mantas, placas e outros materiais capazes de deixar as condições climáticas do local mais favoráveis.

Agora que você já sabe o que é o instalador(a) de isolantes térmicos, vamos ao próximo tópico que é como abrir o MEI!

Como abrir um MEI de instalador(a) de isolantes térmicos independente?

Quem quiser abrir um MEI de instalador(a) de isolantes térmicos independente precisa seguir três regras básicas deste enquadramento jurídico.

A primeira delas é ter um faturamento anual de até R$ 81 mil e não mais do que isso, afinal, trata-se de um microempreendedor.

Em segundo lugar, o profissional não pode ter nenhum tipo de sociedade em outra empresa e, por último, é possível contratar até um funcionário em regime CLT, mas este é o limite.

Depois, é só acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Quero ser MEI” e depois ir em “Formalize-se” para começar a sua inscrição no MEI de fato.

É neste momento que o pequeno empresário terá que informar o CNAE de serviços de isolamento térmico 4329-1/05.

Quando finalizar esta parte, o microempreendedor já recebe o seu certificado MEI junto ao CNPJ de sua empresa.

Por fim, o instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI precisa registrar o seu CNPJ na prefeitura da cidade onde reside para que, assim, possa usufruir dos benefícios de todo microempreendedor individual.

Como funciona o MEI de instalador(a) de isolantes térmicos independente?

Depois de se formalizar como microempreendedor individual, o instalador(a) de isolantes térmicos independente passa a ter acesso a muitos benefícios, dentre eles os previdenciários.

Isso inclui a aposentadoria por idade ou invalidez, o auxílio-saúde, o salário-maternidade e até mesmo a pensão por morte para a família em casos fatais.

Além disso, o microempreendedor individual também consegue algumas facilidades bancárias, como juros menores na hora de solicitar linhas de crédito junto a instituições financeiras.

Tudo isso sem falar da credibilidade que é ser um instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI formalizado e da possibilidade de emitir notas fiscais por seus serviços.

E é claro que, como qualquer empresa, o trabalhador também precisará cumprir com suas obrigações fiscais.

Uma delas é a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), um documento que reúne o quanto o microempresário lucrou no ano anterior.

A segunda é o pagamento das tributações desta categoria, porque sim o instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI paga imposto de valor fixo, mas obrigatório.

Esta tributação é cobrada mensalmente por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O que não se encaixa nas atividades de instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI?

Este profissional pode realizar uma série de tarefas relacionadas a tratamentos térmicos, acústicos e de vibração, mas isso não se aplica à instalação de equipamentos de segurança, por exemplo, que também pode ser MEI, mas com outro código.

Mas para que todo mundo possa visualizar melhor, abaixo temos a tabela CNAE de isolamento térmico e outros serviços que podem ser realizados com este código. Confira!

Atividades permitidas para Instalador(a) de isolantes térmicos, independente MEI

Código Descrição
4329105 Instalação de sistemas de amortecimento de vibrações em edificações
4329105 Colocação de mantas de polietileno expandido em paredes e forros para tratamento térmico ou acústico
4329105 Instalação de painéis acústicos
4329105 Instalação de forros e placas acústicas
4329105 Telhados isolamentos térmicos ou acústicos em lajes
4329105 Isolamento térmico (construção)
4329105 Reparação ou manutenção de tratamento acústico e térmico
4329105 Tratamentos acústicos e térmicos (construção)
4329105 Instalação de sistema de isolamento acústico e térmico
4329105 Instalação de almofadas térmicas e acústicas para construção civil
4329105 Instalação de sistemas de monitoramento dinâmico de vibrações em estruturas diversas
4329105 Instalação de sistemas de amortecimento (atenuação) e controle de vibrações e ruídos em edificações
4329105 Colocação de mantas ou placas de lã de rocha ou lã de vidro em paredes e forros para tratamento térmico ou acústico

CNAE Instalador(a) de isolantes térmicos, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção F Construção
Divisão 43 Serviços especializados para construção
Grupo F Construção
Classe 43291 Obras de instalações em construções não especificadas anteriormente
CNAE 4329105 Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração

Ferramentas para a atividade de instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI

O instalador(a) de isolantes térmicos independente MEI irá necessitar dos próprios materiais isolantes, como lãs de poliéster, lãs de rocha, mantas, entre outros, além de ferramentas para soldar estes itens nos locais desejados.