Barra de progresso de leitura da página
Login / Cadastrar

Carpinteiro(a) instalador(a) independente

  • CNAE

    4330-4/02

    O carpinteiro ou carpinteira é o profissional especialista em trabalhos com madeira em estado bruto ou maciço, fazendo o beneficiamento dessa madeira (lavrando e aparelhando) para uso nos mais diversos fins, tais como:
    - Construções;
    - Movelaria
    - Ferramentas,
    - Artigos para construção civil
    - Construção naval, etc.

    Para isso ele utiliza ferramentas como:serra circular, formão, trena, serrote e prumo. Cada carpinteiro pode possuir uma especialidade, sendo referência para trabalhos como: elaboração de telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, venezianas, móveis, esquadrias de madeira, etc.

    A carpintaria também é responsável por trabalhos ornamentais como marchetaria, assim como trabalhos grandes, como a carpintaria naval.
    No caso do carpinteiro instalador, ele deve ter conhecimento também para instalar as peças confeccionadas em locais como casas, bares, etc.

    O profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural.

    Como MEI, os carpinteiros terão assegurados os benefícios previdenciários, mantendo em dia suas obrigações como MEI (pagamento mensal do boleto DAS e declaração anual de faturamento DASN). Além disso podem contratar um funcionário registrado, prestar serviço a empresas emitindo nota fiscal e ter maior acesso a crédito.


    Quer saber mais sobre os benefícios do MEI? Confira as dicas e saiba mais:
    www.dicasmei.com.br/dicas/sobre-a-categoria-da-mei/beneficios-previdenciarios