O pintor(a) de automóveis independente é aquele profissional que presta serviços de pintura de veículos automotores, como carros, ônibus, caminhões, etc.

As atividades de pintor(a) de automóveis independente também estão relacionadas a lixamento, polimento e outros processos de tratamento de superfícies.

Pintor(a) de automóveis independente pode ser MEI?

Sim, o pintor(a) de automóveis independente pode ser MEI emitir notas, receber benefícios com sua profissão regularizada.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Este Microempreendedor Individual vai atuar pelo CNAE 4520-0/02 – Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores.

Para entender como abrir seu MEI da forma correta e descobrir como conseguir os benefícios que tem direito, acompanhe a leitura até o fim.

Dúvidas comuns sobre a atividade de pintor(a) de automóveis independente MEI

Desenvolvido para tirar os trabalhadores da informalidade, por isso o Microempreendedor Individual não sofre com todas as formalidades de uma empresa convencional. Além disso, para abrir seu MEI basta ter uma conexão estável com a internet.

Simples, não é mesmo? 

Para deixar ainda mais fácil, separamos as principais perguntas e respostas para abrir o seu MEI de pintor(a) de automóveis independente.

  • Quais as formas de atuação do pintor(a) de automóveis independente MEI?

Existem algumas oportunidades de atuação para o profissional que escolhe atuar pelo CNAE de pintor(a) de automóveis independente. São três linhas de trabalho que o microempreendedor pode realizar.

Como dito acima, o pintor de automóveis independente pode realizar serviços de pintura, lanternagem de veículos, que envolve ônibus, caminhões e outros veículos pesados.

Porém, em alguns casos é possível realizar serviços de martelinho de ouro.

Desta forma, o pintor(a) de automóveis independente MEI pode trabalhar por conta própria, ou então, prestando serviços para pequenos negócios, assim como para empresas especializadas neste ramo de atividade.

  • Como abrir um MEI para pintor(a) de automóveis independente?

Chegou a hora de respirar fundo e começar a dar os primeiros passos como um Microempreendedor Individual. Pode ficar tranquilo, é um processo rápido, fácil e sem cobrança de taxas.

Isso mesmo, para começar a empreender como MEI não tem custos. Além disso, você precisa apenas seguir oa sequência abaixo, através do seu celular ou computador, para dar os primeiros passos como pintor(a) de automóveis independente MEI:

  • Entre no seu navegador e acesse site do Portal do Empreendedor;
  • Leia as informações e clique em “Quero ser MEI”, você será encaminhado para outra página onde precisará clicar em “Formalize-se”;
  • Com seus documentos por perto, você precisará preencher um formulário com seus dados pessoais e algumas informações sobre o seu empreendimento;
  • Confira as informações e ao requisitarem a sua atividade, preencha com o CNAE de pintor de automóveis independente  – 4520-0/02.
  • A seguir, será possível escolher até 15 atividades secundárias para o seu MEI, opte por aquelas funções que completem as atividades da sua empresa;
  • Confira as informações fornecidas, finalize o cadastro e não se esqueça de fazer o download e imprimir o seu Certificado MEI, que contém a numeração do seu CNPJ;
  • Será necessário ir para a Prefeitura da sua cidade e realizar o registro do CNPJ, alguns municípios essa etapa pode ser feita através de email ou digitalmente.

Devidamente regularizado junto a prefeitura, já é possível começar a trabalhar e emitir notas pelos seus serviços.

  • Como funciona o MEI para pintor(a) de automóveis independente?

Para não ter dores de cabeça com pintor(a) de automóveis independente MEI, é preciso ter atenção a algumas regras e obrigações.

Como Microempreendedor Individual o faturamento da sua empresa não pode ultrapassar os R$ 81 mil. Além disso, não será possível ser dono, sócio ou administrar outro empreendimento e caso precise contratar alguém para ajudar, é permitido, no máximo, um funcionário contratado como CLT.

Além disso, será necessário pagar mensalmente a DAS-MEI, afinal o pintor(a) de automóveis independente paga imposto. Ainda nesse sentido, é preciso realizar a DASN-SIMEI, a Declaração Anual de Rendimento, até o dia 31 de maio.

Dessa forma, será possível assegurar benefícios relacionados à previdência e até vantagens com os bancos.

Veja a lista completa de benefícios para você e para sua família:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte.

Já pelo lado financeiro, o Microempreendedor  Individual terá acesso a produtos e serviços bancários, como crédito com condições especiais, etc.

  • O que não se encaixa nas atividades de pintor(a) de automóveis independente MEI?

Como falado anteriormente, o CNAE de pintor(a) de automóveis independente possibilita apenas algumas opções de atividade para o seu empreendedor.

Por isso, para entender todas as especificações e a hierarquia presente neste ramo de atividade, consulte as tabelas abaixo:

CNAE Pintor(a) de automóveis independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção
Divisão
Grupo
Classe
CNAE

Ferramentas para a atividade MEI de pintor(a) de automóveis independente

O pintor de automóveis independente MEI precisa desenvolver sua habilidade de comunicação e de como lidar com clientes e fornecedores.

É importante que este profissional domine técnicas avançadas de preparação da lataria, lixamento, descontaminação química, retoque, secagem e polimento.

Invista sempre em equipamentos de proteção pessoal e bons utensílios de pintura.