O eletricista de automóveis independente é responsável pela montagem e reparações elétricas e de equipamentos auxiliares em veículos no geral.

Por se tratar de uma função bem específica, o eletricista de automóveis independente precisa ter conhecimento técnico e estar sempre atualizado neste universo.

Eletricista de automóveis independente pode ser MEI?

Sim, esta é uma das mais de 400 atividades permitidas para se tornar um microempreendedor individual.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

A ocupação está listada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou seja, ela possui um código de sete dígitos que define qual é a atividade principal de seu negócio.

O CNAE de eletricista de automóveis independente é 4520-0/03 – serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores.

Guarde este número, porque será necessário informa-lo mais adiante!

Dúvidas comuns sobre a atividade de eletricista de automóveis independente MEI

Ao se formalizar, o eletricista de automóveis independente MEI passa a ter um CNPJ para emitir notas fiscais em razão de seus serviços.

No entanto, quando falamos da abertura de uma empresa, mesmo que seja um negócio bem pequeno, muitas pessoas podem se assustar por acreditarem ser um processo extremamente cansativo, burocrático e demorado.

Mas este não é o intuito da figura jurídica do MEI. Veja abaixo os principais pontos de dúvidas e suas respectivas respostas!

Quais as formas de atuação do eletricista de automóveis independente MEI?

Como o próprio nome sugere, o eletricista de automóveis independente MEI faz manutenções preventivas e reparações na parte elétrica de veículos como os carros, por exemplo.

Além disso, fazem parte de seu escopo de trabalho a análise minuciosa do que necessita ser trocado e regulado, bem como a condução de testes de funcionamento.

Como abrir um MEI de eletricista de automóveis independente?

Quem quiser ter como abrir um MEI de eletricista de automóveis independente precisa estar ciente de que esta figura jurídica estabelece algumas condições, dentre elas não ter um faturamento anual superior a R$ 81 mil, não ter participação em outra empresa e nem ter mais de um funcionário registrado.

A formalização é inteiramente digital e o processo é 100% gratuito. Todo o registro acontece no Portal do Empreendedor, um serviço do Governo Federal.

Quando acessar o site, clique em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”.

Na hora de preencher os dados cadastrais você irá necessitar de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor, além de definir um nome fantasia para o seu negócio e informar o CNAE de eletricista de automóveis independente.

Quando terminar o cadastro, você receberá o seu CCMEI, que é o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual com todas as informações de sua pequena empresa e o CNPJ da mesma.

Por fim, registre o número de seu CNPJ na prefeitura para habilitar a emissão de notas fiscais.

Prontinho, viu como é fácil?

Como funciona o MEI para eletricista de automóveis independente?

A partir do momento que você se torna um eletricista de automóveis independente MEI, você será cobrado como tal.

Isso quer dizer que esta figura jurídica não está isenta de tributações. Sim, o eletricista de automóveis independente MEI paga imposto, mas o valor é proporcional à sua categoria.

Esta tributação vem unificada no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional que é cobrado mensalmente.

Nele há uma parte que vai como contribuição ao INSS, por exemplo, e isso faz com que o trabalhador autônomo tenha seus benefícios previdenciários garantidos.

As vantagens da formalização são inúmeras! O profissional poderá se aposentar por idade ou invalidez, solicitar auxílio-doença ou salário maternidade e ainda pode conseguir facilidades bancárias na hora de solicitar linhas de crédito, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, o eletricista de automóveis independente MEI também precisa fazer a sua Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

Só assim o Fisco consegue saber se aquele limite de faturamento de R$ 81 mil está sendo respeitado.

O que não se encaixa nas atividades de eletricista de automóveis independente MEI?

Esta subclasse não contempla os serviços de manutenção e reparação elétrica de caminhões, ônibus e outros veículos pesados ou de baterias e acumuladores elétricos para veículos automotores.

Atividades permitidas para Eletricista de automóveis, independente MEI

Código Descrição
4520003 Manutenção elétrica de caminhões, ônibus e veículos pesados
4520003 Manutenção e reparação elétrica de automóvel
4520003 Reparação rádios e auto-falantes para automóvel
4520003 Manutenção e reparação de baterias e acumuladores elétricos para veículos automotores

CNAE Eletricista de automóveis, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 45 Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 45200 Manutenção e reparação de veículos automotores
CNAE 4520003 Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores

Ferramentas para a atividade de eletricista de automóveis independente MEI

Este profissional irá necessitar de um jogo de ferramentas para executar seu trabalho, tais como brocas, parafusadeiras, diferentes tipos de chaves, baterias, alicate, entre outros instrumentos.