O comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas é o profissional dedicado ao varejo de itens de segunda mão para motoristas de veículos automotores de duas rodas.

No catálogo de produtos do comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas estão bancos, motores, espelhos, escapamentos e demais peças que podem ser revendidas para este tipo de veículo.

O comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas pode ser MEI?

Sim, como não existe uma entidade de classe que represente esta ocupação, o profissional que se enquadra nesta categoria pode ser MEI.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O CNAE de comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas é 4541-2/07 – Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas.

Ao final do texto, você encontrará a tabela com a hierarquia desta atividade.

Dúvidas comuns sobre a atividade de comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas

Abaixo listamos as principais informações relacionadas à formalização do comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI. Confira!

Quais as formas de atuação do comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI?

Este profissional é especializado justamente na revenda de peças e acessórios de segunda mão para motocicletas e motonetas, isso inclui bancos, estofados, escapamentos e outros itens que podem ser substituídos e/ou acoplados neste tipo de veículo.

Para tal, é necessário ter um e-commerce ou uma loja física a fim de mostrar seus produtos e atender clientes de acordo com suas necessidades.

Como abrir um MEI para comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas?

Ter como abrir um MEI de comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas é muitos simples e gratuito, mas precisa seguir alguns pré-requisitos.

As obrigações para se enquadrar na categoria são: não ser dono, sócio ou administrador de outra empresa, ter um faturamento anual de até R$ 81 mil e ter, no máximo, um funcionário contratado em seu negócio.

Isso sem contar em ter a sua profissão listada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, mas já vimos que existe um CNAE para comerciante independente de peças e acessórios usado para motocicletas e motonetas.

Checada as informações, vamos à formalização: primeiro, é preciso entrar no Portal do Empreendedor. Lá, você deve clicar em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”.

É nesta etapa que começa, de fato, a sua formalização. Informe dos dados necessários, como CPF, RG e título de eleitor.

Quando terminar de preencher o formulário, será gerado automaticamente o seu Certificado MEI com o CNPJ da sua microempresa. É importante que você valide este número na prefeitura de sua cidade.

Como funciona o MEI para comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas?

Não existe a formalização de um negócio sem ter responsabilidades, correto?

Pois bem, no caso do comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI é preciso pagar mensalmente um boleto chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

É por meio dele que o profissional fica em dia com os impostos e que faz a sua contribuição ao INSS.

Além disso, uma vez por ano também é necessário detalhar a sua Declaração do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Por outro lado, o comerciante independente de peças e acessórios usados ara motocicletas e motonetas MEI tem diversos benefícios como a aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade e pensão por morte.

O que não se encaixa nas atividades de comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas?

Este CNAE é bem específico e não inclui atividade de representantes comerciais ainda que do ramo do comércio de motocicletas e motonetas, nem varejo de peças e acessórios novos para estes tipos de veículos ou para bicicletas.

Atividades permitidas para Comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI

Código Descrição
4541207 Comércio varejista peças, partes e acessórios para motocicletas, motos e motonetas, usadas

CNAE Comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 45 Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 45412 Comércio por atacado e a varejo de motocicletas, peças e acessórios
CNAE 4541207 Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas

Ferramentas para a atividade de comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas

O comerciante independente de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas MEI não precisa de ferramentas para operar, mas sim dos produtos comercializados e contatos para comprar os itens e, posteriormente, revendê-los.

Quer saber mais sobre os benefícios do MEI? Confira as dicas e saiba mais:
www.dicasmei.com.br/dicas/sobre-a-categoria-da-mei/beneficios-previdenciarios