A profissão de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente é desempenhada por aqueles que prestam manutenção e reparação destes tipos de veículos.

Mas além destas duas funções, o mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente também pode instalar alguns acessórios como espelhos, escapamentos, corrente, baús, piscas, entre outros.

Mecânico de motocicletas e motonetas independente pode ser MEI?

 Sim, o mecânico de motocicletas e motonetas independente pode abrir um MEI, já que a sua atividade está listada como apta a obter este tipo de certificação.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

E para identificar a exata ocupação dentro do MEI, é preciso saber o código correto que representa essa profissão dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Portanto, já anote aí: o CNAE de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente é 4543-9/00 – manutenção e reparação de motocicletas e motonetas.

Mas agora que você já sabe que esta profissão pode ser formalizada, é hora de entender como funciona a dinâmica de um MEI. Confira a seguir!

Dúvidas comuns sobre a atividade de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI

 Quando um profissional vai abrir um pequeno negócio, existem muitas preocupações que envolvem desde a parte financeira até as atividades principais que serão desempenhadas pela microempresa.

Mas como mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI tudo fica mais fácil, porque a formalização é gratuita, ou seja, não precisa pagar nada para adquirir o seu CNPJ e usufruir dos benefícios.

Além disso, a abertura do MEI também é feita 100% online, sem ter o desgaste de enfrentar filas em lugar nenhum.

Quer saber mais sobre como ser um mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente? Confira tudo abaixo!

Quais as formas de atuação do mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI?

 O mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI vai atuar na manutenção e reparação destes veículos, bem como na funilaria, pintura e instalação de acessórios.

E quais tipos de acessórios são esses? Podem ser espelhos, escapamento, correntes, baú, entre outros.

Como abrir um MEI de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente?

 Abrir um MEI de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente é muito simples, basta ter um dispositivo com conexão à internet e seguir as três regras básicas de todo microempreendedor:

  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Não ter nenhum tipo de sociedade em outra empresa;
  • Ter, no máximo, um funcionário contratado em regime CLT.

Depois, é só entrar no Portal do Empreendedor, site oficial para a inscrição no MEI, e seguir os passos abaixo:

  1. Clicar em “Quero ser MEI”
  2. Ir para a opção “Formalize-se”
  3. Preencher todos os dados solicitados pela plataforma, como CPF, comprovante de residência e o CNAE de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente.
  4. Finalizar a inscrição e imprimir o seu certificado MEI
  5. Registrar o seu CNPJ na prefeitura do seu município.

Viu só? Em apenas 5 passos você consegue formalizar o seu pequeno negócio e contar com uma série de vantagens que o MEI oferece! Veja mais sobre estes benefícios – e também as obrigações – no próximo tópico!

Como funciona o MEI para mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente?

 Como qualquer profissional regularizado, o mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente paga imposto. A tributação, contudo, possui um valor fixo e enxuto para caber no bolso de quem está abrindo o seu pequeno negócio.

Entretanto, é importante pagá-la em dia. Isso pode ser feito por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) que deve ser emitido todo mês, com o número do seu CNPJ, na plataforma do Simples Nacional.

Ter os impostos em dia é importante por vários motivos, mas além de estar em dia com o Fisco, é nessa tributação que o microempreendedor vai realizar a sua contribuição ao INSS e, assim, pode usufruir dos benefícios previdenciários.

Dentre as suas vantagens estão a aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-saúde, salário-maternidade, pensão por morte, etc.

Outra facilidade do mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI está relacionada às instituições financeiras, visto que elas podem oferecer linhas de crédito com juros mais baixos ao pequeno empreendedor.

Por fim, a última responsabilidade de todo MEI é realizar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) até o dia 31 de maio do ano vigente. Só assim o Fisco poderá conferir se você está cumprindo com as exigências desta figura jurídica.

O que não se encaixa nas atividades de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI?

 O CNAE de mecânico de motocicletas e motonetas independente MEI é bem específico quanto aos veículos que pode trabalhar, mas é sempre bom lembrar que a manutenção e reparo e bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos não estão debaixo desta subclasse.

Para saber a descrição das atividades de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI, é só conferir as tabelas abaixo!

Atividades permitidas para Mecânico(a) de motocicletas e motonetas, independente MEI

Código Descrição
4543900 Manutenção e reparação motocicletas, motos e motonetas
4543900 Instalação de acessórios em motocicletas e motonetas

CNAE Mecânico(a) de motocicletas e motonetas, independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 45 Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 45439 Manutenção e reparação de motocicletas
CNAE 4543900 Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas

Ferramentas para a atividade de mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI

 O mecânico(a) de motocicletas e motonetas independente MEI irá precisar de muitas ferramentas para trabalhar como soquetes, chave de fenda, alicates, cabo de bateria, chave Philips, martelo, estilete, entre outras.