O comerciante independente de materiais hidráulicos é responsável pela venda de itens que transportam água como canos, torneiras, tubos, conexões, entre outros elementos.

Este profissional costuma atender clientes que estão passando por reformas em casas, apartamentos e até mesmo em empresas, mas o comerciante independente de materiais hidráulicos também pode ser procurado em casos de emergência como vazamentos de água.

É importante ressaltar que este trabalhador não oferece serviços de reparos e sim a venda dos itens que podem ser utilizados na manutenção de pias, por exemplo.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Comerciante independente de materiais hidráulicos pode ser MEI?

Sim, dentre as atividades permitidas do MEI está o comerciante de materiais hidráulicos independente.

Esta profissão é representada por um código de sete dígitos que está presente dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

O CNAE de comerciante independente de materiais hidráulicos é 4744-0/03 – Comércio varejista de materiais hidráulicos. Fácil de decorar, certo? Mas já deixe anotado o número, porque você irá precisar dele logo mais.

A tabela completa com todas as informações e hierarquia deste CNAE se encontra ao final deste texto.

Dúvidas comuns sobre a atividade de comerciante independente de materiais hidráulicos MEI

A busca das informações acerca da formalização como MEI é uma das partes mais importantes de todo o processo, afinal, quanto mais o profissional souber sobre a categoria, documentos necessários e tudo o que precisa fazer, menores serão as chances de acontecer um eventual problema com a sua inscrição no MEI.

Pensando nisso, separamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o enquadramento de comerciante independente de materiais hidráulicos MEI. Confira!

– Quais as formas de atuação do comerciante independente de materiais hidráulicos MEI? 

Você já sabe o que é o comerciante independente de materiais hidráulicos, agora é hora de entender como este profissional atua dentro do MEI.

O trabalhador pode ter uma pequena loja e até mesmo contratar um funcionário para ajuda-lo, mas a categoria não permite que o comerciante extrapole este número de contratação.

Caso prefira economizar com a loja física, também é possível abrir um e-commerce para expor os seus produtos. As redes sociais, hoje em dia, conseguem alavancar negócios, mas saiba que para isso é primordial ter um excelente serviço de atendimento ao cliente.

– Como abrir um MEI para comerciante independente de materiais hidráulicos?

O cadastro como Microempreendedor Individual é muito simples de ser feito. O profissional pode obter o seu certificado sem sequer sair de casa, já que o processo é feito online e é totalmente gratuito.

No entanto, antes de abrir o MEI para comerciante independente de materiais hidráulicos, certifique-se de que você cumpre com os seguintes pré-requisitos da categoria:

– Não ter faturamento anual superior a R$ 81 mil;

– Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;

– Não ter mais de um funcionário contratado em seu negócio.

Se você atende essas exigências, então vamos ao passo a passo para abrir o MEI de comerciante independente de materiais hidráulicos.

A primeira etapa consiste em entrar no Portal do Empreendedor, localizado no site oficial do Governo Federal. Em seguida, clique em “Quero ser MEI” e vá até a opção “Formalize-se”.

De lá em diante será requisitado o preenchimento de todos os dados de seu negócio, incluindo o seu titulo de eleitor e até mesmo o número da sua Declaração de Imposto de Renda.

E lembra que dissemos para você guardar o código do CNAE de comerciante independente de materiais hidráulicos? Pois bem, neste momento você também deverá informar ao sistema esta numeração.

Ao final de todo este processo, o microempreendedor recebe o seu certificado da categoria. Guarde-o bem, afinal é nele que estão todos os dados de seu negócio, incluindo o seu CNPJ.

E por falar em CNPJ, o último passo do registro é ir até a prefeitura de sua cidade para cadastrar este número no município de atuação.

Pronto, agora você está devidamente cadastrado e registrado como um comerciante independente de materiais hidráulicos MEI. Fácil, não é mesmo?

– Como funciona o MEI para comerciante independente de materiais hidráulicos?

O MEI nada mais é do que a sigla que define o Microempreendedor Individual, ou seja, um trabalhador autônomo, dono de seu próprio negócio. Contudo, não é qualquer pessoa que pode conseguir essa certificação.

O registro de microempreendedor é oferecido somente aos profissionais que não tem a sua ocupação regulamentada por nenhuma entidade de classe. Por isso, médicos, advogados e engenheiros, por exemplo, não podem ser MEI, ao contrário do comerciante independente de materiais hidráulicos.

Mas quais as vantagens de ser um microempreendedor? Veja bem, são várias! Podemos começar pelos benefícios previdenciários, isto é, aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença e reclusão e até salário-maternidade.

E, caso o profissional precise de uma ajudinha extra, ele conta com juros especialmente mais baixos na hora de solicitar linhas de crédito em instituições financeiras. Legal, não é mesmo?

Todavia, para ter acesso a todos estes benefícios, o comerciante independente de materiais hidráulicos MEI deve pagar imposto. O documento que compila todas as tributações da categoria é o DAS, uma guia que deve ser quitada mensalmente.

A boa notícia, contudo, é que o DAS possui um valor fixo, ou seja, todo mês o profissional sabe o quanto irá pagar. Este valor costuma ter reajustes anuais, mas sempre condizente com a categoria de microempreendedor.

Por fim, a última obrigação do comerciante independente MEI é a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que deve ser realizada em período estipulado pelo governo.

– O que não se encaixa nas atividades de comerciante independente de materiais hidráulicos MEI?

Apesar de trabalhar com itens que transportam água, o CNAE de comerciante independente de materiais hidráulicos MEI não inclui o comércio varejista de bombas de água, por exemplo. Este, por sua vez, possui uma subclasse diferente.

Atividades permitidas para Comerciante independente de materiais hidráulicos MEI

Código Descrição
4744003 Comércio varejista válvulas, torneiras e registros
4744003 Comércio varejista material hidráulico
4744003 Comércio varejista de canos, tubos, conexões

CNAE Comerciante independente de materiais hidráulicos MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 47 Comércio varejista
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 47440 Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção
CNAE 4744003 Comércio varejista de materiais hidráulicos

– Ferramentas para a atividade de comerciante independente de materiais hidráulicos

O comerciante independente de materiais hidráulicos MEI não irá precisar de muitas ferramentas. Na verdade, o essencial é ter em mãos os produtos para venda e, claro, conhecimento sobre suas aplicações para tirar possíveis dúvidas de clientes.