O comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática é o profissional que vende itens voltados à esta área como computadores, notebooks, impressoras, toners, Hard Drives, mouse, teclado, entre outros itens.

Dentre os atributos exigidos para o comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática é o conhecimento sobre as especificações de cada produto de seu catálogo. Diferenças de marcas, para que servem, entre tantas outras informações devem estar na ponta da língua deste profissional.

Comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática pode ser MEI?

Toda atividade que tem licença para obter o registro de Microempreendedor Individual deve estar listada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e este é o caso desse profissional.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

O CNAE de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática é 4751-2/01 – Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.

Tudo o que envolve esta profissão dentro do enquadramento MEI, bem como a sua hierarquia você encontrará neste texto. Siga a leitura e confira!

Dúvidas comuns sobre a atividade de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática

Quando falamos sobre a abertura de uma empresa, a primeira coisa que pode vir à mente é uma infinidade de papelada e processos burocráticos.

Mas o registro de Microempreendedor Individual é exatamente o oposto disso e, como muitos não sabem, reunimos neste texto tudo o que é necessário saber para abrir um MEI de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática. Veja abaixo!

– Quais as formas de atuação do comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática?

A atividade de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI oferece total liberdade para o profissional trabalhar de onde quiser. Seus produtos podem ser vendidos tanto em lojas físicas como online ou redes sociais.

Uma das características essenciais dessa profissão é o entendimento sobre todo este universo, além de estar antenado às últimas novidades para poder informar melhor seus clientes, bem como sanar possíveis dúvidas sobre os equipamentos.

– Como abrir um MEI para comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática?

Não há mistério na hora de abrir um MEI para comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática.

As regras deste enquadramento são claras: o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil, o profissional não pode ser titular, sócio ou administrador de outra empresa, seu negócio pode ter até um funcionário contratado em regime CLT, além de, claro, ter a sua ocupação listada no CNAE.

Se você está dentro destas exigências e quer conseguir seu registro de Microempreendedor Individual, então o próximo passo é entrar no Portal do Empreendedor, na plataforma oficial do Governo Federal. Em seguida clique em “Quero ser MEI” e vá até a opção “Formalize-se”.

Nesta etapa serão requisitados dados pessoais e de seu negócio. Por isso, é interessante já deixar separado o seu RG, CPF, Título de Eleitor e Declaração do Imposto de Renda, por exemplo.

Assim que terminar todo o cadastro dessas informações, o profissional recebe de imediato o seu CNPJ e registro na Junta Comercial. Ambos os números estarão no Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) liberado logo após a inscrição.

E para poder emitir as notas fiscais, será necessário registrar este CNPJ no município de atuação da empresa.

– Como funciona o MEI para comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática?

A partir do momento que se obtém a certificação de Microempreendedor Individual, o profissional tem deveres fiscais que devem ser cumpridos para que, assim, possa ter acesso aos benefícios desta contribuição.

Dentre as pendências do comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI estão o pagamento do DAS e a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

O primeiro documento é aquele que reúne todos os impostos deste enquadramento, incluindo a contribuição ao INSS. Claro que as tributações possuem um valor menor do que aquelas cobradas a empresas de médio e grande porte.

Já o segundo documento, o DASN-SIMEI, é a declaração para registrar se o trabalhador está cumprindo lá com aquela regrinha do faturamento anual ser igual ou inferior a R$ 81 mil.

Mas tudo isso é por um bom motivo, afinal, o comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI que estiver em dia com o Fisco tem direito à aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio doença e reclusão e até salário-maternidade.

Além disso, instituições bancárias costumam oferecer linhas de crédito e serviços especiais para microempreendedores individuais.

Tudo isso sem contar que ao se formalizar como MEI, o profissional ganha credibilidade no mercado por estar exercendo uma profissão legalizada e regulamentada pelo Governo Federal.

– O que não se encaixa nas atividades de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática?

O CNAE de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática inclui a venda destes aparelhos eletrônicos, mas não o conserto ou manutenção dos mesmos, nem a recarga de cartuchos ou o comércio varejista para equipamentos de escritório.

Mas calma, todas estas ocupações podem ser MEI, só possuem uma classificação econômica distinta. E para te ajudar nisso, você conta com o auxílio do Dicas MEI.

Atividades permitidas para Comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI

Código Descrição
4751201 Comércio varejista de aplicativos informáticos
4751201 Comércio varejista cartões memória
4751201 Comércio varejista suprimentos para microcomputadores
4751201 Comércio varejista suprimentos para informática
4751201 Comércio varejista formulários contínuos para informática, exceto pré-impressos
4751201 Comércio varejista softwares
4751201 Comércio varejista de programas de computador não-costumizáveis
4751201 Comércio varejista drives, pen-drives, mouse
4751201 Comércio varejista microcomputadores
4751201 Comércio varejista suprimentos para computadores
4751201 Comércio varejista peças e acessórios para equipamentos de informática
4751201 Assessoria em informática associado à venda de computadores e periféricos
4751201 Comércio varejista periféricos para informática
4751201 Comércio varejista impressoras para computadores
4751201 Comércio varejista computadores de pequeno porte
4751201 Comércio varejista mídias (virgens) para gravação e reprodução de arquivos eletrônicos
4751201 Comércio varejista equipamentos de informática
4751201 Comércio varejista teclados para computadores
4751201 Comércio varejista microcomputadores e periféricos
4751201 Comércio varejista monitores de vídeo
4751201 Comércio varejista placas para computadores
4751201 Comércio varejista de cartuchos novos para impressoras
4751201 Comércio varejista acessórios para equipamentos de informática
4751201 Comércio varejista winchester

CNAE Comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 47 Comércio varejista
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 47512 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
CNAE 4751201 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

Ferramentas para a atividade de comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática

O comerciante independente de equipamentos e suprimentos de informática MEI não irá necessitar de ferramentas em si, mas sim dos produtos que irá vender, dentre eles computadores, mouse, teclados, impressoras, entre outros.