O comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação atua no varejo com a venda de produtos como telefones, secretárias eletrônicas, fax, interfones etc. 

Além disso, o comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação pode oferecer aos seus clientes peças e acessórios relacionados a estes itens. 

Comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação pode abrir MEI? 

Sim, o comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação pode ser MEI e contar com toda a praticidade e benefícios que este enquadramento apresenta a seus usuários. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para integrar a categoria, o profissional deve usar o CNAE 4752-1/00 – Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação.

Dúvidas comuns sobre a atividade de comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação MEI

Formalizar uma atividade pode ser motivo de dúvidas e insegurança para muita gente, por isso, se manter bem informado é sempre o melhor caminho.

E para contribuir com esta missão, preparamos um guia especial sobre o MEI, suas características, benefícios, hierarquia e muito mais. Confira abaixo. 

– Quais são as formas de atuação do comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI?

O comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação independente pode oferecer seus produtos no varejo em loja física ou pela internet, usando o e-commerce. 

Entre os produtos que podem ser comercializados por este profissional estão intercomunicadores, fax, telefones, interfones, secretárias eletrônicas e similares, além de peças para estes equipamentos.  

– Como abrir MEI para comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação?

Você pode abrir seu MEI utilizando seu computador, celular ou tablet com acesso à internet. Com um formato digital e totalmente gratuito, o processo de abertura é rápido, seguro e sem nenhuma complicação. 

A famosa burocracia para ter uma empresa passa bem longe desta categoria e, aqui, você confere o passo a passo para se tornar um microempreendedor individual. 

Inicialmente, é preciso acessar a plataforma oficial para abrir o MEI, que é o Portal do Empreendedor, que está sob o domínio do governo federal. Na página inicial, escolha a opção “Quero ser MEI” e, logo depois, clique em “Formalize-se”. 

Faça, então, o seu cadastro preenchendo todos os dados solicitados, entre eles nome completo, título de eleitor, endereço, CPF, RG etc. 

O passo seguinte é sinalizar o CNAE de comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação 4752-1/00.

Na sequência, o seu certificado MEI ficará pronto automaticamente. Guarde-o porque é neste documento que você encontra o CNPJ do seu negócio ou atividade. 

E para fechar este processo, realize o registro do CNPJ na prefeitura da sua cidade para garantir a obtenção de alvará e também a emissão de notas fiscais. Esse cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente, isso vai depender da sua localidade.

– Como funciona o MEI para comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação?

O microempreendedor individual possui diversas facilidades com este enquadramento, a começar pela praticidade de sua abertura, como visto anteriormente. 

São mais de 400 atividades disponíveis para o profissional que deseja formalizar seu negócio e contar com a segurança de desempenhar sua função com respaldo legal.

Entretanto, para integrar o MEI, é necessário atender a três requisitos importantes: não ser sócio em outra empresa, possuir um faturamento anual limite de R$ 81 mil e contratar apenas um funcionário para o negócio. 

São exigências simples que garantem ao autônomo a possibilidade de desfrutar de diversos benefícios desta categoria, incluindo a baixa carga tributária.

Então isso significa que o comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI paga imposto? 

Sim, é preciso realizar o pagamento mensal de uma contribuição chamada DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Seu valor é fixo e nela estão embutidos tributos como ICMS, INSS e ISS.

Outra obrigação fiscal que o microempreendedor individual precisa cumprir é a entrega da declaração anual de faturamento, denominada DASN-SIMEI. O prazo para fazê-la termina no dia 31 de maio, por isso, vale se programar. 

– Quais os benefícios do MEI comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação?

As vantagens do MEI não param apenas no pagamento único de imposto, a questão financeira é bem priorizada neste modelo. Por exemplo, o comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI tem acesso a crédito facilitado. 

Caso faça a contratação de um funcionário, irá pagar uma carga tributária bem menor em comparação com outros formatos de pessoa jurídica. 

E há ainda os benefícios previdenciários decorrentes do boleto DAS quitado sempre em dia. Entre os direitos assegurados estão aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte, auxílio doença e reclusão. 

– O que não se encaixa nas atividades de comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação independente?

O CNAE de comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação pode fazer a venda de diversos artigos relacionados ao seu mercado, contudo, não é permitido que realize a manutenção e reparo destes produtos. 

A seguir, confira todas as informações sobre a hierarquia desta atividade. 

Atividades permitidas para Comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI

Código Descrição
4752100 Comércio varejista intercomunicadores, interfones
4752100 Comércio varejista materiais para comunicação
4752100 Comércio varejista equipamentos para radiocomunicadores
4752100 Comércio varejista equipamentos de comunicação pessoal
4752100 Comércio varejista aparelhos telefônicos, inclusive celular
4752100 Comércio varejista radiocomunicadores
4752100 Comércio varejista fax
4752100 Comércio varejista máquinas para comunicação
4752100 Comércio varejista equipamentos para comunicação
4752100 Comércio varejista secretárias eletrônicas
4752100 Comércio varejista peças e acessórios para telefones
4752100 Comércio varejista peças e acessórios para equipamentos radiocomunicadores
4752100 Comércio varejista peças e acessórios para equipamentos de comunicação
4752100 Comércio varejista telefones
4752100 Comércio varejista peças e acessórios para celular
4752100 Comércio varejista secretaria eletrônica
4752100 Comércio varejista peças e acessórios para equipamentos de telecomunicação
4752100 Comércio varejista equipamentos de telecomunicação

CNAE Comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 47 Comércio varejista
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 47521 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
CNAE 4752100 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação

Ferramentas para a atividade de comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI 

Atuando no varejo, o comerciante independente de equipamentos de telefonia e comunicação MEI pode ter sua loja física ou vender seus itens pela internet. 

Caso opte pela primeira opção, deverá investir em algumas peças básicas como balcão de atendimento, computador, caixa registradora, prateleiras para exposição dos produtos, etc. 

Já para trabalhar com e-commerce, será necessário ter seu próprio site ou utilizar plataformas parceiras. E para isso, o profissional deve possuir computador com acesso à internet, embalagens, impressora, entre outros.