O comerciante independente de artigos de cutelaria é o profissional que trabalha com a venda de ferramentas de corte e perfuração. Alguns dos produtos comercializados por este profissional são facas, adagas e espadas, por exemplo.

Para trabalhar com estes itens, é de extrema importância que o profissional tenha amplo conhecimento técnico sobre o assunto. Dessa forma ele consegue auxiliar seus clientes e fazer vendas melhores. 

Comerciante de artigos de cutelaria pode ser MEI?

Sim, o comerciante de artigos de cutelaria independente tem a possibilidade de se formalizar como microempreendedor individual. Sua atividade é baseada no CNAE 4759-8/99 – Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

A profissão deste trabalhador faz parte da divisão do comércio varejista. Abaixo você poderá conferir a hierarquia completa deste CNAE em uma tabela que apresenta todas as informações.

Dúvidas comuns sobre a atividade do comerciante de artigos de cutelaria MEI

Durante a procura por informações sobre a regularização como MEI, é natural que muitos trabalhadores fiquem com determinadas dúvidas referentes aos processos. Abaixo você confere as principais delas. 

1. Quais são as formas de atuação do comerciante de artigos de cutelaria MEI?

A atividade deste profissional diz respeito ao comércio de itens específicos da cutelaria. O que muda em seu dia a dia de trabalho são os produtos com os quais ele atua, que podem ser os mais diversificados. 

Além dos já citados acima – facas, adagas e espadas – o comerciante independente de artigos de cutelaria também pode trabalhar com outros itens como machados, punhais, navalhas e facões.

2. Como abrir um MEI para o comerciante de artigos de cutelaria?

A regularização como microempreendedor individual pode ser concluída em poucos minutos, por meio de um processo 100% digital, em que o trabalhador não precisa se deslocar a nenhum lugar para levar documentos ou algo do tipo.

Para se formalizar, tudo que o profissional deve fazer é um cadastro do Portal do Empreendedor. Essa página fica localizada dentro do site do Governo Federal. 

Basta incluir as informações solicitadas para garantir a inscrição no sistema. Vale lembrar que o processo de abertura do MEI é totalmente gratuito. Assim que o processo é concluído, o profissional passa a ter o CNPJ e pode atuar legalmente. 

É importante saber, no entanto, que a emissão de nota fiscal não está inclusa neste procedimento de abertura. Para isso, o trabalhador deve buscar a Secretaria da Fazenda de seu Estado e fazer uma solicitação – além de conferir também as regras municipais. 

3. Como funciona o MEI para comerciante de artigos de cutelaria?

A formalização permite que o comerciante passe a trabalhar como uma microempresa a partir do momento em que é concluída. Com o CNPJ, o profissional obtém uma série de benefícios. 

Entre as vantagens da regularização está a possibilidade de obter aposentadoria no futuro, algo que não é palpável para quem trabalha de maneira informal. O MEI comerciante de artigos de cutelaria também tem acesso a benefícios como auxílio doença e salário maternidade – obviamente, desde que esteja dentro dos critérios para recebimento. 

Todos os benefícios citados acima são fruto de uma contribuição ao INSS. Os microempreendedores individuais, quando regularizam sua situação, passam a contribuir com a instituição por meio de uma taxa de 5% do valor de um salário mínimo, o que garante acesso a estas vantagens e muitas outras. 

Fora isso, o profissional tem outras possibilidades a partir da abertura do MEI, como a oportunidade de contratar um funcionário para auxiliar no dia a dia de trabalho. Esta contratação é feita diretamente pelo sistema e segue as regras da CLT, dando mais segurança para ambas as partes. 

É claro que, junto dos benefícios, vêm também algumas obrigações. A principal delas é o pagamento mensal do boleto DAS, que já inclui a contribuição ao INSS e soma também os devidos valores do ICMS. Este é um imposto pago pelos trabalhadores do comércio. 

Outro ponto importante de atenção é o DASN-SIMEI. Esta declaração de faturamento deve ser entregue anualmente para tratar sobre as receitas do ano anterior. Vale destacar que, se estiver dentro dos critérios da Receita Federal, o comerciante de artigos de cutelaria independente MEI também precisa declarar o Imposto de Renda.

4. O que não se encaixa nas atividades de comerciante de artigos de cutelaria?

Quando pensamos sobre a atividade deste profissional, é necessário entender que sua profissão está totalmente ligada a artigos de cutelaria. Existem, no entanto, alguns itens que muitas pessoas podem acreditar fazer parte de suas atribuições, mas que, na verdade, dizem respeito ao trabalho de outros profissionais.

Este é o caso, por exemplo, das facas voltadas para finalidades esportivas como camping e pesca. Existe um profissional especializado na venda de itens do tipo, que é o comerciante de artigos para caça, pesca e camping.

Atividades permitidas para Comerciante independente de artigos de cutelaria MEI

Código Descrição
4759899 Comércio varejista de artigo de cristal para habitação
4759899 Comércio varejista aquecedores solares
4759899 Comércio varejista utensílios domésticos
4759899 Comércio varejista artigos de bambu
4759899 Comércio varejista filtros de água doméstico
4759899 Comércio varejista artigos de vime
4759899 Comércio varejista utensílios para uso doméstico
4759899 Comércio varejista purificadores de água não elétricos
4759899 Comércio varejista alarme para residência
4759899 Comércio varejista artigos de cutelaria
4759899 Comércio varejista artigo de plástico para habitação
4759899 Comércio varejista vassouras
4759899 Comércio varejista de câmeras de segurança para uso doméstico
4759899 Comércio varejista utilidades domesticas em geral
4759899 Comércio varejista alarmes eletrônicos não associado a instalação ou manutenção - uso doméstico (exceto veículos)
4759899 Comércio varejista de artigo de porcelana para habitação
4759899 Comércio varejista toldos
4759899 Comércio varejista panelas
4759899 Comércio varejista artigos de pedra sabão
4759899 Comércio varejista artigo de metal para habitação
4759899 Comércio varejista talheres
4759899 Comércio varejista artigo de louça para habitação
4759899 Comércio varejista escova para cabelos
4759899 Comércio varejista de sistema de segurança residencial não associado a instalação ou manutenção
4759899 Comércio varejista facas
4759899 Comércio varejista artigo de borracha para habitação
4759899 Comércio varejista artigo de vidro para habitação
4759899 Comércio varejista talhas
4759899 Comércio varejista de papel de parede e similares
4759899 Comercio varejista equipamentos de segurança residencial não associado a instalação ou manutenção
4759899 Comércio varejista sistemas de segurança
4759899 Comércio varejista talhas e filtros de qualquer material
4759899 Comércio varejista artigo de madeira para habitação
4759899 Comércio varejista ozonizadores de água não elétricos
4759899 Comércio varejista utilidades domesticas
4759899 Comércio varejista pratos
4759899 Comércio varejista papeis de parede e similares
4759899 Comércio varejista redes de proteção para residências

CNAE Comerciante independente de artigos de cutelaria MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 47 Comércio varejista
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 47598 Comércio varejista de artigos de uso doméstico não especificados anteriormente
CNAE 4759899 Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente

Ferramentas para a atividade MEI de comerciante de artigos de cutelaria

Mais do que ferramentas, o que o comerciante MEI de artigos de cutelaria precisa ter é uma grande variação de produtos. Trabalhando com um catálogo diversificado, ele consegue conquistar cada vez mais clientes e prosperar com seus negócios. 

Existem milhares de produtos com os quais o comerciante pode trabalhar. Com o MEI, tudo fica ainda mais simples e profissionalizado!