O comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente atua em um segmento que ganhou fôlego nos últimos anos, especialmente com a nova valorização dos vinis. 

Seja oferecendo produtos para consumidores mais velhos ou atendendo uma demanda mais jovem que está antenada nas tendências, o comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente é o profissional que vende artigos voltados para o entretenimento. 

Comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente pode abrir MEI? 

A boa notícia é que sim, o comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente pode ser MEI e desfrutar de todas as vantagens que este modelo apresenta aos autônomos. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Para isso, basta se inscrever em seu cadastro com o CNAE 4762-8/00 – Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas. 

Dúvidas comuns sobre a atividade de comerciante de discos, cds, dvds e fitas MEI

O sonho de ter um negócio próprio, ainda que pequeno, faz parte da vida de muitos brasileiros e o MEI atua como um facilitador para que este plano seja colocado em prática. 

E, justamente por ser um passo importante, é normal que existam dúvidas em relação ao seu funcionamento. Por isso, criamos um compilado com todas as informações que você precisa saber sobre este enquadramento, acompanhe.

– Quais são as formas de atuação do comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI?

O comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente tem atividades bem direcionadas e pode vender todos os produtos descritos em sua própria nomenclatura, sejam eles gravados ou não. 

Os itens ainda podem ser novos ou usados, como é comum que aconteça neste mercado, principalmente quando se trata de discos de vinil. 

Outro ponto importante é que sua atuação pode se dar tanto em uma loja física quanto no ambiente virtual, o e-commerce. 

– Como abrir MEI para comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente?

Por oferecer a possibilidade de formalização de uma atividade ou da criação de um pequeno negócio, é comum que muitas pessoas se sintam inseguras e até mesmo assustadas pelo excesso de burocracia.

Contudo, nada disso faz parte da realidade do MEI. Seu processo de abertura leva poucos minutos, é feito integralmente pela internet e não custa nada. Isso mesmo, abrir MEI é totalmente gratuito. 

Para começar, é necessário acessar o Portal do Empreendedor, que é o site oficial para este procedimento. Logo depois, entre em “Quero ser MEI” e clique em “Formalize-se”. 

Realize o cadastro informando os dados solicitados pelo sistema. Sinalize também o CNAE de comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente 4762-8/00.

Em seguida, será gerado o Certificado MEI, o documento que traz todas as informações do seu cadastro e também o CNPJ do seu negócio, por isso, é importante guardá-lo.

A etapa final consiste em registrar o CNPJ na prefeitura de sua cidade, um procedimento que pode ser feito presencialmente ou pela internet, dependendo de onde você mora. 

É este registro no município que permite a obtenção de um alvará para sua atividade e também a emissão de notas fiscais de seus serviços. Por isso, não deixe de fazê-lo para completar a abertura do MEI.

– Como funciona o MEI para comerciante independente de discos, cds, dvds e fitas?

Os profissionais em busca de uma categoria de pessoa jurídica simplificada e não onerosa, certamente, devem se formalizar pelo MEI. 

Lançado em 2008, este modelo permite que pessoas que desempenham mais de 400 atividades consigam um respaldo legal e repleto de benefícios para seu trabalho. 

Mas para isso, além do cadastro, é preciso cumprir três requisitos para integrar este enquadramento:

  • Não ser sócio em nenhuma empresa;
  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Contratar no máximo um funcionário para seu negócio.

Há ainda algumas obrigações fiscais que todo microempreendedor deve seguir periodicamente. Entre elas está a questão tributária. 

Mas, então, o comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI paga imposto? 

Sim, é preciso pagar um imposto em forma de contribuição mensal, o DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Com um valor fixo e baixo, neste boleto estão inclusos impostos como ISS, INSS e ICMS. 

O autônomo deve ainda realizar a declaração anual de faturamento de seu negócio ou atividade, sempre até o dia 31 de maio. Para fazer a DASN-SIMEI, basta acessar o Portal do Empreendedor. 

– Quais os benefícios do MEI comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente?

Ao integrar este modelo e pagar em dia o boleto DAS, o MEI comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente tem acesso a todos os direitos previdenciários, tais como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença e reclusão, além de salário maternidade. 

Este profissional pode ainda contar com crédito facilitado em diversos bancos e uma baixa carga tributária para fazer a contratação de um funcionário. 

– O que não se encaixa nas atividades de comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente?

Para o comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente há atividades secundárias que não são permitidas neste CNAE, entre elas a venda no varejo de instrumentos musicais.

Na sequência, fique por dentro de todos os detalhes da hierarquia desta função. 

Atividades permitidas para Comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI

Código Descrição
4762800 Comércio varejista de discos de blu-ray
4762800 Comércio varejista discos
4762800 Comércio varejista cd, dvd
4762800 Comércio varejista fitas de áudio e de vídeo, gravadas ou não
4762800 Comércio varejista fita magnética gravada ou não
4762800 Comércio varejista discos e fitas

CNAE Comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão 47 Comércio varejista
Grupo G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Classe 47628 Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas
CNAE 4762800 Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas

Ferramentas para a atividade de comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI 

Caso deseje vender seus produtos pela internet, o comerciante de discos, cds, dvds e fitas independente MEI precisa ter um site ou utilizar plataformas de e-commerce. Para realizar as vendas, será necessário possuir um dispositivo conectado à internet, além de embalagens. 

Já em um espaço físico, este microempreendedor deve adquirir itens como balcão de atendimento, prateleiras para exposição dos produtos, embalagens, caixa registradora etc.