Andar pela cidade o dia todo com uma moto pode servir como uma fonte de renda. Esse é o caso do mototaxista independente.

O profissional pode realizar o transporte individual de pessoas aos mais diversos destinos nos quais veículos convencionais não podem fazer o embarque e desembarque de passageiros. Agilidade é um dos pontos fortes do mototaxista independente.

Mototaxista independente pode ser MEI?

Se deseja trabalhar no segmento, saiba que o mototaxista independente pode ser MEI, sendo necessário realizar um cadastro com o CNAE da área.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Cada profissão dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas possui um código diferente, sendo que o CNAE de atividades de mototáxi 4923-0/01 – Serviço de táxi, corresponde ao mototaxista independente MEI.

Na hora do cadastro, você deve indicar o código mencionado para conseguir se tornar um microempreendedor individual.

Dúvidas comuns sobre a atividade de mototaxista independente MEI

Quando o assunto é a formalização de um negócio ou de uma atividade, muitos já ficam com receio do excesso de burocracias que aparentemente podem dificultar esse processo.

Mas quando falamos do MEI, saiba que o cenário encontrado é bem mais tranquilo para abrir uma empresa, já que não há grandes entraves apresentados, muito pelo contrário. Esse modelo de PJ foi criado justamente para ser mais ágil e simples do que qualquer outro.

Veja a seguir mais detalhes sobre tudo isso.

Quais são as formas de atuação do mototaxista independente MEI

Como já explicado, o mototaxista independente MEI trabalha diretamente com o transporte individual de passageiros aos mais diversos destinos, sendo que você deve definir os critérios de distância que deve ser percorrida.

A atividade funciona da mesma forma que o de taxista, com a diferença de que você usará uma motocicleta ao invés de um veículo, o que promove mais agilidade no serviço.

Como abrir um MEI para se tornar mototaxista independente?

Veja abaixo o passo a passo que deve ser seguido para completar seu cadastro e atuar na área:

  • Acesse o Portal do Empreendedor, o site oficial para abrir o MEI;
  • Na página inicial, acesse a área “Quero ser MEI” e depois clique em “Formalize-se”;
  • Faça o cadastro preenchendo seus dados pessoais. Depois, informe o CNAE de mototaxista independente 4923-0/01 para trabalhar de maneira legalizada;
  • Feito isso, o sistema vai gerar automaticamente o seu Certificado MEI;
  • Por fim, entre em contato com a prefeitura de onde mora para registar o CNPJ.

Ao se tornar um profissional autônomo regularizado, poderá ter acesso a muitos benefícios sociais vindos do governo. Veja mais detalhes no tópico abaixo.

Como funciona e quais os benefícios do MEI para mototaxista independente?


Quem se torna mototaxista independente MEI tem acesso a muitos benefícios do governo, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e até mesmo pensão por morte.

Mas para usar tudo isso, terá que estar em dia com algumas obrigações, sendo que o mototaxista independente MEI paga imposto.

Basicamente, você terá que pagar um valor mensal em forma de boleto conhecido como DAS-MEI, que contempla uma quantia fixa e alguns tributos como o INSS, e também a Declaração Anual de Faturamento, a DASN-SIMEI.

Lembrando que aqueles que desejam se tornar MEI devem considerar as seguintes regras:

  • Possuir um faturamento anual de até R$81 mil;
  • Não ter mais do que um funcionário em regime CLT contratado;
  • Não ser dono ou sócio de qualquer outra empresa.

O que não se encaixa nas atividades de mototaxista independente MEI?

O CNAE de mototaxista independente MEI é bastante claro em informar que você deve se concentrar apenas no transporte individual de pessoas, oferecendo o serviço de táxi.

Por conta disso, você não poderá trabalhar com algo diferente disso, como por exemplo, administrar cooperativas e empresas de táxi, pois tal atividade possui outro CNAE que deve ser registrado.

Atividades permitidas para Mototaxista independente MEI

Código Descrição
4923001 Serviço de táxi ou similar prestado por motorista de aplicativo
4923001 Empresa de táxi
4923001 Moto táxi
4923001 Serviços de táxi
4923001 Serviço de transporte de passageiros motoboy
4923001 Serviço de táxi ou similar prestado por motorista autônomo

CNAE Mototaxista independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção H Transporte, armazenagem e correio
Divisão 49 Transporte terrestre
Grupo H Transporte, armazenagem e correio
Classe 49230 Transporte rodoviário de táxi
CNAE 4923001 Serviço de táxi

Ferramentas para a atividade de mototaxista independente MEI

Para atuar na área de maneira eficaz, será necessário ter uma motocicleta em boas condições e com a manutenção em dia. Além disso, coloque na ponta do lápis todas as despesas que chegam ao adquirir uma moto, como parcelas de financiamento e combustível.

Outro ponto essencial é adquirir alguns equipamentos básicos para conseguir trabalhar, como capacete, capa de chuva, botas, luvas e um aparelho celular, caso precise utilizar o GPS para chegar aos destinos.

Ter uma CNH e estar habilitado em uma moto escola é muito importante para que não tenha nenhum problema com as autoridades, além de que isso irá preservar a sua integridade física e a do seu passageiro.

Para conferir mais dicas sobre a profissão de mototaxista, clique aqui.