O churrasqueiro(a) ambulante independente é o profissional que cuida, justamente, do churrasco, desde a preparação e tempero das carnes até a finalização das mesmas.

Além disso, também é atribuído ao churrasqueiro(a) ambulante independente a escolha dos temperos que mais combinam com cada tipo de prato e a manutenção da churrasqueira.

Quer saber mais sobre essa profissão que cuida de uma das principais preferências gastronômicas do brasileiro? Confira tudo a seguir!

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Churrasqueiro(a) ambulante independente pode ser MEI?

As incertezas sobre churrasqueiro(a) ambulante independente poder ser MEI acabaram, porque esta é sim uma das profissões regulamentadas pelo Código Nacional de Atividades Econômicas, o famoso CNAE.

Com isso, este profissional fica habilitado para poder se formalizar como Microempreendedor Individual. O CNAE de churrasqueiro(a) ambulante independente é 5612-1/00 – Serviços ambulantes de alimentação.

Este código permite não só churrasqueiros a obterem o MEI, mas também qualquer profissional que trabalhe com trailers, carrocinhas ou outros tipos de serviços de comida ambulantes para consumo imediato.

Mais abaixo você confere a tabela com toda a hierarquia desta atividade.

Dúvidas comuns sobre a atividade de churrasqueiro(a) ambulante independente MEI

Há de se concordar que o que todo brasileiro sabe é fazer um bom churrasco. No entanto, nem todos os excelentes churrasqueiros do País sabem como se formalizar e adquirir um registro de Microempreendedor Individual.

No entanto, a solução você encontra abaixo. Separamos as principais dúvidas destes pequenos empresários e suas respectivas respostas. Confira!

– Quais são as formas de atuação do churrasqueiro ambulante independente MEI?

O churrasqueiro(a) ambulante independente MEI pode estar em diversas partes das cidades, afinal este é um profissional com roteiro itinerante.

Ele pode trabalhar nas praias, próximo à pontos de ônibus e nas mais diversas partes dos municípios onde exista movimento e trânsito constante de pessoas.

A notícia boa é que o MEI de churrasqueiro ambulante dispensa alvará, assim como todos os trabalhadores desta categoria, o que permite ao profissional atuar em lugares distintos.

– Como abrir um MEI para churrasqueiro(a) ambulante independente?

 O MEI é uma figura jurídica que foi criada a partir da necessidade de tirar diversos trabalhadores da informalidade. Por isso, a formalização como Microempreendedor Individual é simples e gratuita também.

Diversos profissionais que não contavam com a representação de uma entidade de classe passaram a poder ter acesso a diversos benefícios nesta categoria, como é o caso do churrasqueiro(a) ambulante independente MEI.

O primeiro passo para se formalizar é ter a sua profissão listada no CNAE, é claro. Neste caso, já vimos que a atividade de churrasqueiro ambulante está enquadrada nestas ocupações.

Em seguida, também é necessário checar três princípios básicos do microempreendedor:

  1. Não ter um faturamento anual maior do que R$ 81 mil;
  2. Não ser dono, sócio ou administrador de outra empresa;
  3. Não ter mais do que um funcionário contratado em seu negócio.

Cumprindo estes pré-requisitos, você já pode começar a sua formalização. Para isso, basta acessar o Portal do Empreendedor, no site oficial do Governo Federal. Em seguida clique em “Quero ser MEI” e vá para “Formalize-se”.

É neste momento que serão inseridos todos os dados de seu negócio, desde CPF e endereço até nome fantasia e CNAE da atividade MEI de churrasqueiro(a) ambulante independente.

Ao final de todo este processo será gerado o certificado MEI, com o seu CNPJ e número do registro na Junta Comercial. Só então o profissional terá de comparecer até a prefeitura de sua cidade para registrar o CNPJ no município.

– Como funciona o MEI para churrasqueiro(a) ambulante independente?

O registro de Microempreendedor Individual ofereceu a inúmeros trabalhadores a oportunidade de crescerem com seus pequenos negócios e terem acesso a muitos benefícios desta categoria.

Um churrasqueiro(a) ambulante independente MEI, por exemplo, consegue se aposentar por idade. Caso seja afastado do trabalho por razões médicas, o trabalhador também conta com um auxílio-doença e em situação de morte, a família recebe pensão. No caso das mulheres também há o salário-maternidade.

Tudo isso sem contar nas facilidades bancárias. Sendo MEI é muito mais fácil conseguir créditos com juros baixos em instituições financeiras, entre outras comodidades.

Em compensação, o microempreendedor deve estar em dia com as suas obrigações fiscais. O churrasqueiro(a) ambulante independente paga imposto, mas é um valor fixo que deve ser quitado mensalmente.

O documento que unifica todas as tributações é o DAS. Outra responsabilidade do trabalhador autônomo é realizar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) dentro do prazo estipulado.

Com as responsabilidades em ordem, a única coisa que o churrasqueiro(a) ambulante independente pode exercer tranquilamente o seu cargo de microempreendedor individual.

– O que não se encaixa nas atividades de churrasqueiro(a) ambulante independente MEI?

O CNAE de churrasqueiro(a) ambulante independente MEI é bem direto e específico. Ele compreende somente serviços de alimentação preparados em locais abertos e para consumo imediato.

Isso quer dizer que o código não inclui a venda de alimentos preparados em máquinas automáticas, por exemplo.

Atividades permitidas para Churrasqueiro(a) ambulante independente MEI

Código Descrição
5612100 Serviços de alimentação em barracas
5612100 Serviço de alimentação trailler
5612100 Serviço de alimentação pipoqueiro
5612100 Serviço de alimentação ambulante
5612100 Serviço de alimentação em veículos
5612100 Serviço de alimentação quiosque
5612100 Serviço de alimentação food trucks
5612100 Serviço de alimentação barraqueiro
5612100 Serviços de alimentação em local aberto
5612100 Venda de alimentos em máquinas de serviços automáticas
5612100 Serviço de alimentação carrocinha
5612100 Serviço de alimentação trailer

CNAE Churrasqueiro(a) ambulante independente MEI

Hierarquia de atividades
Seção I Alojamento e alimentação
Divisão 56 Alimentação
Grupo I Alojamento e alimentação
Classe 56121 Serviços ambulantes de alimentação
CNAE 5612100 Serviços ambulantes de alimentação

Ferramentas para a atividade MEI de churrasqueiro(a) ambulante independente

O churrasqueiro ambulante independente MEI precisa de algumas competências como a habilidade de identificar as melhores carnes para churrasco, saber temperar a comida e manusear a própria churrasqueira.

Em termos de ferramentas, ele irá necessitar do kit básico para exercer o seu trabalho, o que inclui uma grelha, talheres, luvas, touca protetora e um avental.

Quer saber mais dicas sobre esta atividade? Então confira a matéria especial que fizemos sobre o churrasquinho.